poisé...
eu sei q é complicado, eu também qdo comprei meu micro nao pensei em linux, comprei um pra jogar mesmo... mas dei sorte, peguei uma Asus... nao tive nenhum problema de drivers com nenhuma distro q eu ja tenha usado.
meu único problema era a placa de vídeo, q eu peguei da ATI, e todos nós sabemos q as ATI sao uma droga no linux... aí a solução foi trocar com a minha namorada, q tinha uma GForce 5200
.
quanto ao modem, eu acho q eu dei sorte por trabalhar com manutenção de informática, pq aí eu ja sabia q modem roteador é a melhor coisa do mundo, e q modem USB é um lixo... senoa eu acho q qdo eu pegasse banda larga eu ia cair na conversa da Brasil Telecom e pegar um daqueles modens USB genéricos "quase gratis" deles...
em relação à grana, eu até ajudaria, mas infelizmente estou guardando dinheiro para trocar meu micro por um iBook...
por falar nisso vc nao quer comprar ele? tô vendendo (podem apostar, eu preciso de todo dinheiro q eu puder arranjar, o iBook mais barato custa 4800 reais - embora no ML vc consiga o mais bala por 4200... mesmo assim é caro).
a config dele é Athlon XP 2800+, 512 Mb RAM dual DDR 400, Asus A7N8X-E Deluxe, GForce FX 5200, 120 Gb de HD, Mouse Ótico, Teclado multimidia Genius (os botões de volume e mudo funcionam direto no Ubuntu. os outros teria q configurar, mas eu sofro de preguicite aguda, e nunca faço isso...) e monitor LG Flatron 17' 100% plano...
roda linux tranquilo, nunca tive problemas com hardware, e possui duas placas de rede (um NForce ethernet e um Yukon Gigabit), pra vc poder compartilhar conexão sem muitos problemas...