Autor Tópico: Aluno ameaçado devido a Linux  (Lida 5100 vezes)

Offline jango

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Aluno ameaçado devido a Linux
« Online: 13 de Dezembro de 2008, 09:37 »
Um aluno foi castigado por usar Linux, e a empresa HeliOS ameaçada com um processo legal.

Segundo a PC Pro que não especifica onde é que o episódio se deu, uma professora descobriu que um dos seus alunos estava a mostrar uma distribuição do HeliOS aos seus colegas, e decidiu confiscar os CD e pôr o aluno de castigo. Não contente, escreveu, ainda, uma carta ao HeliOS Project ameaçando fazer queixa à polícia por a empresa distribuir software ilegal.
Diz a professora que «não tenho certeza que o que estão a fazer seja legal. Nenhum software é gratuito, e espalhar essa mentira é perigoso. Irei verificar isto e garanto que se estiverem a fazer algo de ilegal, irei entrar com um processo em tribunal». Sobre a funcionalidade do sistema operativo, acrescenta ainda que «eu, juntamente com muitos outros, experimentei o Linux na faculdade e asseguro-lhes que as afirmações que fazem são extremamente exageradas (…); colocar Linux nestas máquinas é equivalente a não deixar os nossos miúdos progredir».

Mas ainda há mais. A missiva da professora, acaba com «Este é um mundo em que o Windows corre em praticamente todos os computadores, e fazer um Carnaval em vez de um sistema operativo não ajuda as crianças (…). Estou certa de que se contactarem a Microsoft, a empresa ficará mais do que feliz em vos fornecer uma versão mais antiga do Windows, para que os vossos PC possam ser minimamente úteis…»

Como seria de esperar, os responsáveis pelo projecto HeliOS ficaram aborrecidos com esta reacção, e responderam dizendo que não sabem quando é que esta professora frequentou a Universidade, mas que o Linux tem evoluído bastante em várias frentes e é superior ao Windows. A resposta completa pode ser lida aqui.

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/software/1000944.html

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2008, 11:42 »
   Estou seriamente na dúvida se rio da reação da professora, pela sua desinformação e por não ter tentado se informar antes de emitir esta nota e/ou ter apreendido o material do aluno Ou se fico triste por haver educadores com uma mente ainda tão fechada (mas acho que isso é conseqüência da desinformação)

   Mas uma coisa me nessa notícia me deixa feliz, ainda existem professores que realmente se preocupam com o futuro dos alunos e com o que eles fazem fora de suas salas de aulas. Pelo menos por lá na Europa.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2008, 12:34 »
Me perdoem por falar isso, mas uma pessoa assim deveria ser proibida de votar, dirigir, dar aulas e outras coisas mais.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2008, 15:01 »
Calma, pessoal, leiam este post: http://linuxlock.blogspot.com/2008/12/character-assasinations-aint-us.html

Parece que o visado também se excedeu...



Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2008, 17:14 »
Calma, pessoal, leiam este post: http://linuxlock.blogspot.com/2008/12/character-assasinations-aint-us.html

Parece que o visado também se excedeu...

De fato, o contexto mudou muito. Penso que é natural do ser humano, quando se sente atacado em suas convicções, responder ao ataque demostrando sua indignação e perplexidade, coisa que às vezes faz o sangue ferver. Foi o que aconteceu neste caso, que parou até no Slashdot.

A professora de fato entendeu estar fazendo o certo, ao que parece não era permitido o uso de outro SO que não o original do laptop em questão naquele contexto. Entende-se que não foi com a intenção de cercear a liberdade do aluno, mas sim de cumprir as regras da instituição onde trabalha, que lendo no post se vê que também trabalha com Linux e participa de redes de grid computing (World Community Grid, da qual também participo, sou um entusiasta de grid computing :)). A professora então mandou um email esquentado para o defensor do Linux, que em réplica publicou um post em seu blog igualmente esquentado e que agora está sendo debatido no mundo inteiro.

Em respeito à luz destes novos fatos, estou apagando o comentário que fiz anteriormente, não cabe a mim fazer juízo sobre o ocorrido. Pra falar a verdade, não me sinto bem com isso. Nem sempre as pessoas vão tomar atitudes com as quais concordamos, mesmo que estas pessoas estejam tentando fazer as coisas acertadas dentro de seu entender. []'s, Gláuber.

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2008, 17:39 »
um pouco mais de pesquisa, e de menos suposição (por parte da professora), poderia ter resultado em nada. e legal que o autor da resposta (o "visado") reconheceu e pediu desculpas.

lição dos dois lados: sem tanta pressa em dar respostas - da professora para o aluno, do autor pra responder à professora e à comunidade.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2008, 19:20 »
Vixi... uma criatura se dá ao trabalho de fazer um escandalo desse (a professora).

Certamente, é uma "mal-comida"

Certo.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline piroco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2008, 19:30 »
 É bem provável ;D

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2008, 19:58 »
Eu postei isso em outro fórim que participo, claro que pus a Fonte. Caso queiram ver: http://gamehall.uol.com.br/ndsbrasil/forum/index.php?showtopic=26486&st=0
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2008, 23:43 »
Isso só deve acontecer nas "Soropa" mesmo, aqui quando levo um cd á aula a professora aproveita e pede emprestado pra copiar! hehehehehe

O pessoal da HeliOS devia mandar essa tia aí tomar simancol.
Além de mal informada, ela é extraordinariamente escandalosa, só faltou contatar a Microsoft para vender um sistema original pro menino.

Só rindo meus amigos, porque se não a gente se desespera. xD
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2008, 23:46 »
Isso só deve acontecer nas "Soropa" mesmo, aqui quando levo um cd á aula a professora aproveita e pede emprestado pra copiar! hehehehehe

O pessoal da HeliOS devia mandar essa tia aí tomar simancol.
Além de mal informada, ela é extraordinariamente escandalosa, só faltou contatar a Microsoft para vender um sistema original pro menino.

Só rindo meus amigos, porque se não a gente se desespera. xD
Boa noite senhor d3k.fox, concordo com o senhor no só rindo. AIEA
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2008, 10:07 »
Me perdoem por falar isso, mas uma pessoa assim deveria ser proibida de votar, dirigir, dar aulas e outras coisas mais.

Concordo.
E mesmo os acordos legais que a escola tenha feito com a M$, que impedem a remoção do sistema dos computadores, só ratifica essa ignorância da parte dos responsáveis. Se a Microsoft quisesse, faria com que as pessoas vendessem suas próprias almas e mais que isso, pagariam para vender as almas para a Microsoft! Afinal, onde já se viu pagar para ter seus computadores seqüestrados??
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2008, 11:41 »
Não é pra tano também. A Apple se estivesse no lugar da MS seria beeeeemmm pior eu acho...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Aluno ameaçado devido a Linux
« Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2008, 13:21 »
Não é pra tano também. A Apple se estivesse no lugar da MS seria beeeeemmm pior eu acho...

Não vem ao caso o nome de quem está por trás destas barbaridades, e sim o crime imoral que comete a prender os consumidores a seu monopólio. E isso pode ser tanto Apple, como Micro$oft e etc...
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.