Também nunca fiz, aqui vai um chute: se as mídias removiveis forem carregadas no instalador do liveCD, mais precisamnte no passo do Particionador, acho que nada impede de definir a partição de troca para esta mídia. Mais fica dificil pelo fato de como reagirá o sistema sem a mídia removivel, e também se o particionador da instalação irá carregar tais mídias.
É algo para se testar em uma maquina Virtual.
Ola, felipeborges
Isto realmente não é necessário. Eu tenho um eeePc sem swap, e durante o boot o processo init procura pelos drivers instalados no kernel, depois checa as midias e procura uma unidade de swap e insere o comando swapon, não encontrando informa ao fstab/mtab e prossegue. ( habilitei no Grub o modo verbose, para ver passo a passo o carregamente da maquininha e a mensagem é exatamente esta. ( instalei um swap num pendrive e posso tirar e por à vontade a cada boot. Só o que não funciona é retirar o pendrive de swap durante a operação da máquina sem desativar o swap através do comando
sudo swapoff /dev/sdb1
e para acionar o swap
sudo swapon /dev/sdb1
Onde sdb1 é a unidade que deseja montar ( obviamente vai variar a cada instalação)
Para quem tiver curiosidade e quiser colocar swap num pendrive:
sudo mkswap -c /dev/sdb1
O comando
-c faz uma checagem do "disco" por blocos ruins
http://andrenoel.com.br/2008/04/24/pen-drive-como-swap/
Mas vou citar um comentário que alguém postou nesse site:
Tem um bom motivo para nunca se fazer isso, as memorias flash (usadas em pendrives, cartões de memoria e outros apetrechos) tem um numero finito de gravações. Este numero é bem grande e no uso normal de um pen-drive não é um problema. Porém se você faz swap nele a coisa muda de figura o seu computador pode chegar a gravar milhares de vezes no pendrive, e logo você terá queimado a memoria do seu chaveirinho.
Olá, Gladder,
O que escrevestes é uma verdade incontestável, porém ao preço em que estão estas memórias eu acredito que não deves ter receio de "desgastar" uma pen.
Falando em windows Vista, esta implementação de swap extra num pen drive, quando ativada apenas "bloqueia" o arquivo de paginação dinâmico tornando-o fixo, como já o é no GNU/Linux, Unix e BSD/MacOs a anos.... Quando o Vista precisa de mais swap vai buscar no pen.
Não discordo de voce, mas é sabido que o Kernel do GNU/Linux atual "despreza" a swap se a máquina contiver 1 Gigabyte de Ram ou mais, e sómente máquinas com menos de 1 giga iriam requerer swap em teoria, pois depende da quantidade dos aplicativos abertos, etc.
Como a norma natural para a maioria das máquinas é 128, 256, 512 e 1024 Gigas, uma com 512Gigabytes iria requerer por ex. 512 Gigas de swap.
Pois bem, eu acredito que pens de 128 e 256 nem sejam mais fabricados, e os de 512 são fornecidos de brinde em compras nas lojas de informática ( comprei um novo gravador de DVD semana passada e ganhei não um, mais dois pens Kingston de 512 Gb.)
Evidente que, aquele penzinho querido, com nossos dados importantes
nunca deve ser utilizado para tal fim, mas um brindezinho gratuito com o logotipo da empresa favoreceria este tipo de brincadeira.
Esta é a grande discussão do momento sobre os ssd ( solid state disk ) que já estão nos 64 Gigabytes de capacidade e segundo dizem em breve irão substituir os HD's das máquinas "populares" ( de custo baixo ) como os EeePc ( que vem com ssd de 4 Gigas ) e similares, pelo seu baixissímo consumo de energia.
A maioria dos fabricantes oferecem o Microsoft Windows como opção instalada e que utiliza swap dinâmico no arquivo PAGEFILE.SYS, e é sabido que Windows que já é lento, sem "arquivo de paginação" fica pior ainda.
N.B. A ASUS, fabricante do eeePc recomenda que na Instalação do Windows seja desativado o swap.
[],s