Autor Tópico: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?  (Lida 7325 vezes)

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
ainda sobre o kernel e a canonical...
« Resposta #15 Online: 07 de Outubro de 2008, 15:51 »
Por: Steven J. Vaughan-Nichols
Traduzido por: Edson Matias Junior

Citar
Eu não estava na conferencia Linux Plumber em Portland, OR, mas todos que prestaram atenção para o Linux sabe que Greg Kroah-Hartman, desenvolvedor do kernel do Linux e engenheiro da NOVELL, criticou a Canonical, a empresa por trás do Ubuntu, por contribuir ” nos últimos 3 anos, do kernel 2.6.15 ao 2.6.27-rc6, Canonical ter feito 100 (cem) correções no kernel Linux. Isto como indicado por Kroah-Hartman, significa que a Canonical “fez 00.10068% de todo o desenvolvimento do kernel nos últimos três anos.” Em outras palavras: quase nada.

Kroah-Hartman veio criticar a Canonical pelo o que em seu ponto de vista é uma contribuição mínima para o que é realmente importante no Linux. Estão incluídos nisto programas como gcc (GNU Compiler Collection), o X.org, bloco fundamental dos sistemas gráficos do Linux; Binutils, uma coleção de de ferramentas primarias do Linux, tenho certeza que os desenvolvedores do Debian ressentem a popularidade do Ubuntu batendo em suas cabeças. Este pronunciamento soou como uma musica direto de seu hinário.

Eu certamente não vou descordar de deles. Kroah-Hartman esta certo. Quando se fala das fundações do Linux, Canonical tem feito muito pouco.

E, a Canonical não esta discutindo esse ponto. O CTO do Ubuntu Matt Zimmerman respondeu ao discurso de Kroah-Hartman num artigo em seu blog. “O ponto fundamental dessa discussão que ele criou é que a Canonical não contribui ao projeto tanto quanto a Red Hat, Novell e muitas outras organizações que ele citou. É a mais pura verdade. ” Mas Zimmerman continuou. “Ninguém, e certamente não a Canonical, alguma vez reivindicou que a Canonical contribuía em desenvolvimento tão quanto a Red Hat e Novell. Ele esta reivindicando o que simplesmente nunca foi feito por parte da Canonical. “

Zimmerman continuou, “A Canonical é primeiramente um consumidor do kernel Linux. Ele é um dos  principais blocos da construção que precisamos para cumprir a nossa missão primaria, que é fornecer um sistema operacional que os usuários finais queiram usar. …. Rotineiramente remendamos backport dos novos kernels, e consertamos defeitos que particularmente são relevantes para nós, mas o nosso kernel consiste quase inteiramente dos códigos que recebemos por upstream. Antes de Kroah-Hartman fazer o discurso dele, Eu também notei que o CEO da Canonical Mark Shuttleworth tinha anunciado também que gostaria de estar contribuindo mais com os programas core do Linux.

Mesmo assim, duvido que a Canonical e o Ubuntu serão tão grandes contribuidores para os programas core do Linux quanto a Red Hat, numero dois (2) nas contribuições ao kernel Linux, ou Novell, numero cinco (5). Trabalhar nas estruturas vitais do Linux, claramente não é o ponto forte da Canonical.

O ponto forte da Canonical, como aponta Stephen O’Grady analista da Red Monk Research, “integração, embalagem e polimento”, exatamente.

Canonical produz uma Distribuição Linux forte e com uma excelente interface. O Ubuntu é certamente a mais popular Distribuição para usuário final. Quando a Dell decidiu se tornar a primeira Grande empresa OEM a oferecer seus computadores com o Linux pré-instalado, eles escolheram o Ubuntu. Michel Dell sabia o que estava fazendo.

O que a Canonical esta fazendo é mais que somente uma ótima Distribuição Linux. Ela fez o Linux despojado. Eu acho que o Ubuntu trouxe mais usuários finais para Linux do que qualquer outra distribuição.

Isto não é pouca coisa. Kroah-Hartman esta correto em dizer que a Canonical esta fazendo pouco para o core Linux? Sim, ele esta certo. Mas, Linux é mais que isso. Linux agora tem um atrativo, um poderoso Desktop e muito disso se deve ao Ubuntu.

Canonical fez um excelente trabalho popularizando o Linux. Eu sei que usuários Linux da velha guarda ficam ressentidos por isso. Querem que ele seja um sistema operacional que somente técnicos consigam usá-lo. Por favor, superem isso, ou troque o Linux por uma das variantes dos Sistemas Operacionais BSD.

Eu quero que o Linux se torne mais popular do que se encontra agora. Quanto mais usuários Linux, melhor. Enquanto os desenvolvedores do kernel Linux estão se certificando que o Linux esta se tornando cada vez mais forte, e mais estável sistema operacional, outros como a Canonical, KDE, GNOME estão certificando que ele se torne cada vez mais fácil e mais acessível para mais usuários. Para mim, isso é uma ganhar uma vitoria.

Eu gostaria que os mais usuários vissem o Linux desta maneira. Desenvolvedores Linux e todas as companhias, precisam trabalhar juntas. Se não, certo, que a Microsoft esta indo ladeira a baixo com o fracasso do Windows Vista, mas ela esta longe de estar fora da jogada. Então que tal, todos os círculos de desenvolvimento Linux gastar mais tempo trabalhando no que são bons e menos tempo rosnando um para o outro? Ok?
http://dropstech.org/2008/10/01/quem-realmente-esta-contribuindo-com-o-linux/

Sei que a discusão no artigo fala sobre as grandes empresas que contribuem, mas o Linux não é somente elas, nós usuários finais também temos como ajudar, usando, testando, dando feedback, avisando sobre bugs, traduzindo documentação, fazendo contribuições entre muitas outras coisas, dias atrás vi um artigo do Cardoso no MeioBit - Coce o bolso e colabore com o Projeto Fedora Brasil que falava que o Projeto Fedora tentando conseguir R$ 6.000,00 para a compra de uma duplicadora de CD’s para agilizar a distribuição dos CD do projeto, e por incrivel que pareça eles não conseguiram chegar a sua meta até hoje. Divulguem.

E você como contribui para o projeto de sua preferencia?

alexcosta67

  • Visitante
Re: ainda sobre o kernel e a canonical...
« Resposta #16 Online: 07 de Outubro de 2008, 16:04 »

Sei que a discusão no artigo fala sobre as grandes empresas que contribuem, mas o Linux não é somente elas, nós usuários finais também temos como ajudar, usando, testando, dando feedback, avisando sobre bugs, traduzindo documentação, fazendo contribuições entre muitas outras coisas, dias atrás vi um artigo do Cardoso no MeioBit - Coce o bolso e colabore com o Projeto Fedora Brasil que falava que o Projeto Fedora tentando conseguir R$ 6.000,00 para a compra de uma duplicadora de CD’s para agilizar a distribuição dos CD do projeto, e por incrivel que pareça eles não conseguiram chegar a sua meta até hoje. Divulguem.

E você como contribui para o projeto de sua preferencia?


Aí é que entra aquele velho chavão.
"Não critique, auxilie".

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: ainda sobre o kernel e a canonical...
« Resposta #17 Online: 07 de Outubro de 2008, 18:07 »
Por: Steven J. Vaughan-Nichols
Traduzido por: Edson Matias Junior

Citar

(...)

O ponto forte da Canonical, como aponta Stephen O’Grady analista da Red Monk Research, “integração, embalagem e polimento”, exatamente.

Canonical produz uma Distribuição Linux forte e com uma excelente interface. O Ubuntu é certamente a mais popular Distribuição para usuário final. Quando a Dell decidiu se tornar a primeira Grande empresa OEM a oferecer seus computadores com o Linux pré-instalado, eles escolheram o Ubuntu. Michel Dell sabia o que estava fazendo.

(...)
http://dropstech.org/2008/10/01/quem-realmente-esta-contribuindo-com-o-linux/

Sei que a discusão no artigo fala sobre as grandes empresas que contribuem, mas o Linux não é somente elas, nós usuários finais também temos como ajudar, usando, testando, dando feedback, avisando sobre bugs, traduzindo documentação, fazendo contribuições entre muitas outras coisas, dias atrás vi um artigo do Cardoso no MeioBit - Coce o bolso e colabore com o Projeto Fedora Brasil que falava que o Projeto Fedora tentando conseguir R$ 6.000,00 para a compra de uma duplicadora de CD’s para agilizar a distribuição dos CD do projeto, e por incrivel que pareça eles não conseguiram chegar a sua meta até hoje. Divulguem.

E você como contribui para o projeto de sua preferencia?


isso me lembrou uma conversa antiga, estava eu na casa de uma amiga assistindo TV ( o jornal nacional) depois de jantar e passou uma matéria sobre a vida dos garimpeiros e como muitos eram enganados vendendo ouro sub-valorizado. Ela se revoltou pois o pai dela era ourives ( que Deus o guarde) e disse:
Citar
- ta vendo pai o que eles sofrem! E vc fica reclamando do preço que compra o ouro mas vende com os preços lá em cima uma pecinhas que usa só um pouquinho de ouro.

o pai dela nem ligou muito, só disse:

Citar
- se não tivesse agente para fazer essa peças que só usa um pouquinho de ouro tu acha que alguém ia querer para que? Amarrar uma pedra meio brilhante num barbante no pescoço? É pq agente faz nossas peças é que tem gente que compra ouro, e se agente não fizesse ninguém ia querer o ouro e eles não iam ter nem esse emprego no garimpo pq não ia ter pra que vender. Cada um faz a sua parte, eles a dele e eu a minha.

Realmente, olhando por essa ótica o trabalho da Canonical é como o dos ourives, pegam o Kernel e outros aplicações do linux em forma bruta, dão um polimento e aplicam a arte para que fiquem ao gosto de quem interessa, o usuário final.

Eu não contribuo muito, apenas tento ajudar nos fóruns e divulgo entre meus conhecidos. Por enquanto é só o que eu posso fazer.

Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline fabio.dealmeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Afinal a Canonical contibui ou não kernel?
« Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2008, 12:15 »
A Canonical em seus poucos anos de vida fez o que muitas distros com anos de idade não conseguiu... Trazer mais usuários para o mundo Linux. Ponto.

Fazer essa ação de Marketing, enviar CDs de graça para qualquer lugar do mundo, prover suporte para grande parte dos programas dos repositórios, entre outras ações, exige algum investimento. A Canonical já passou dessa fase inicial, ao meu ver. E com isso já pensa em apliar suas ações, incluindo contratar mais além de passar a contribuir mais com o código em si.

Primeiro se investe... Depois se vê o retorno... E então, com o lucro na mão, se investe novamente. Qualquer empresa funciona assim.

Nesse ponto eu, como usuário, sou muito grato a Canonical por ter um sistema funcional e bem suportado, mais do que vejo em outras distros.

Eu considero ignorância critica-la por não-contribuição, quando deveriamos aproveitar o ótimo sistema que temos (no meu caso o único em minha máquina. Nem tenho mais o windows instalado) e aguarda-la fazer suas novas contribuições com o código. Que não vão demorar muito. Logo logo ela vai ter como investir nisso...