Autor Tópico: Instalar e executar o Ext2Fsd no Windows - Enxergar partição Linux  (Lida 10583 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Instalar e executar o Ext2Fsd no Windows - Enxergar partição Linux
« Online: 13 de Setembro de 2012, 13:45 »
Você já sabe que é possível acessar  as partições do Windows no Linux.

Mas, e se desejarmos nos conectar  às partições Linux a partir do  Windows? O Ext2Fsd oferece uma solução fácil para resolver a questão.
por James Stanger

Muitos usuários estão acostumados a acessar partições  Windows a partir de seus  sistemas Linux, e várias populares
distribuições Linux já vêm com ferramentas embutidas para acessar partições NTFS do Windows. Mas e se quisermos fazer o caminho inverso?

Suponhamos que você esteja trabalhando em um sistema Windows,  e que precise pegar os arquivos do  seu Linux, que possui um sistema  de arquivos ext4 ou JFS, ou precise  transferir alguns arquivos do Windows para sua partição Linux ext4.

Pode ser necessário acessar os arquivos armazenados no meu sistema  de arquivos Linux enquanto estiver executando o Windows, e para isso  há o Ext2Fsd. Outras ferramentas  estão disponíveis para acessar partições Linux a partir do Windows, mas descobri que o Ext2Fsd é estável e fácil de usar. Além de fornecer acesso de leitura/gravação  de arquivos em partições Linux, o Ext2Fsd suporta:

Citar
Atribuição automática de pontos de montagem, tornando mais  fácil acessar os arquivos do Linux.
Capacidade de gravar arquivos  grandes, de até 4GB.
Compartilhamento via Common Internet Filesystem (CIFS), o  que significa que é possível trabalhar em drivers de rede mapeados do Linux no Windows.
Journaling (log de todas as mudanças ocorridas) nos sistemas de  arquivos ext3 e ext4.

O projeto Ext2Fsd fornece uma  interface gráfica acessível conhecida como Volume Manager (Ext2Mgr) para gerenciar as partições Linux  no Windows. Até este momento, o Ext2Fsd suporta Windows 2000, XP, 2003, Vista e Windows 7 – tanto  para a plataforma x86 como para a AMD64.

Instalar a executar o Ext2Fsd

Baixe o binário de instalação do  Ext2Fsd a partir do site do projeto ou da página do SourceForge.
Depois de obtido o binário,  basta clicar nele duas vezes para iniciar a instalação no sistema Windows.
Verifique se há permissões  suficientes para a instalação do arquivo. Embora não sejam necessárias permissões administrativas,  uma conta muito restrita, como  a que pode haver em seu local de  trabalho, talvez impeça a instalação do Ext2Fsd sem a ajuda de um  administrador do sistema.

Certifique-se de fazer backup dos  arquivos em suas partições Linux antes de instalar um serviço como o Ext2Fsd. Não ouvi falar de um  número significativo (ou até mesmo insignificante) de pessoas que tenham perdido seus dados ao utilizar esse serviço, mas é uma boa ideia ser cuidadoso.

O binário de instalação tem uma interface simples baseada em um assistente.

1. Será perguntado se desejamos:
Citar
Iniciar o serviço Ext2Fsd automaticamente quando iniciarmos o  sistema Windows.
Habilitar suporte de escrita para sistemas de arquivos ext2.
Permitir que os arquivos sejam escritos em um sistema de arquivos ext3 com journaling.

Foi instalado o Ext2Fsd no Windows XP, Vista e Windows 7, e nunca percebeu-se problemas com o Ext2Fsd iniciando automaticamente, exceto quando estava usando um serviço concorrente, como o TrueCrypt .

Quando finalizado o assistente, reinicie o computador para certificar-se de que o Ext2Fsd está instalado corretamente. Se a instalação foi correta, selecione a opção

Citar
Make Ext2F automatically started when system boots

será possível acessar os sistemas de arquivos Linux ext2, ext3 e ext4 quando o Windows reiniciar.
 
Aqueles que não gostam de serviços que iniciam “automaticamente” podem simplesmente desmarcar a caixa de seleção e iniciar o serviço manualmente quando necessário.

Para iniciar o Ext2Fsd manualmente, abra o Ext2Fsd Volume Manager, e em seguida, vá para

Citar
Tools --> Service Management

E selecione a opção para iniciar o serviço do Ext2Fsd. Uma vez que o Ext2FS iniciar, irá montar automaticamente as unidades Linux, exceto a partição de swap, que não é necessária. O Ext2Fsd também vai atribuir automaticamente uma letra para esta unidade.

Navegue entre as unidades

Após a montagem de um volume Linux no sistema Windows, é possível acessá-lo usando o Windows Explorer como se faria com qualquer outro volume. Ele será listado em uma letra de unidade (por exemplo G:/) e, em seguida, sob o ícone do diretório-raiz (por exemplo, /). Se, por exemplo, é preciso acessar o diretório /home da unidade com a letra b]G:/[/b], ele será encontrado dessa forma:

Código: [Selecionar]
/G:/home/james/diretorio
Claro que também é possível ler e escrever nos diretórios, criar novos, apagá-los e assim por diante.

Solução de Problemas

No Windows Vista, XP e Windows 7, pode aparecer a seguinte mensagem imediatamente após efetuar login no sistema Windows:

Citar
O parâmetro não está correto.

Este problema é causado pelo recurso User Access Control (UAC) do Windows, que controla a forma como os usuários interagem com a interface.

No Painel de Controle, simplesmente desabilite o UAC nas configurações presentes nas Contas de Usuário.

De vez em quando, o serviço do Ext2Fsd não será iniciado. Como resultado, as partições ext3 ou ext4 montadas parecerão como se não estivessem formatadas. Se isso acontecer, verifique se o serviço do Ext2Fsd iniciou abrindo o

Ext2Mgr Volume Manager

Vá para

Citar
Tools → Service Management

E clique no botão Start.

Em seguida, verifique se o serviço foi iniciado.

Depois de ter verificado isso, remova a letra da unidade e a atribua novamente. Assim, será possível acessar o serviço.

Às vezes, o recurso Driver Signature Enforcement em sistemas Windows pode causar problemas com o serviço do Ext2Fsd. É possível desativar esse recurso no momento da inicialização, ao pressionar a tecla F8 e selecionar a opção

Citar
Disable Driver Signature Enforcemet

Em alguns casos, quando sistema é reiniciado, o recurso Driver Signature Enforcement é ativado novamente.

Para desativar este recurso permanentemente, execute o

Citar
cmd.exe

Como administrador e digite os seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
bcdedit -set loadoptions
DDISABLE_INTEGRITY_CHECKS
bcdedit -set nointegritychecks ON

Observe que desabilitar esse recurso pode causar problemas de segurança. Trojans e vírus podem ser capazes de comprometer seu sistema com mais facilidade. Ainda assim, um bom antivírus oferece proteção suficiente, mesmo que estejamos falando de sistemas Windows.

Advertências

Em primeiro lugar, nunca use o Ext2Fsd para atribuir uma letra de unidade para a partição de swap.

Se o fizer, provavelmente corromperá a partição e causará problemas no sistema Linux.

Em segundo lugar, não é uma boa ideia usar o recurso de montagem automática para unidades removíveis: tal uso faria com que se passasse por todos os tipos de erros e incidentes prováveis do serviço Ext2Fsd. Embora esses erros não
 sejam particularmente fatais, ninguém quer voltar para as entranhas de um sistema Windows e corrigir os serviços cada vez que o sistema for inicializado.

Em terceiro lugar, tenha cuidado com os conflitos entre o Ext2Fsd e outros serviços de disco. Por exemplo, o TrueCrypt e o Ext2Fsd não funcionam nem se comportam bem juntos, pois ambos tentam acessar os volumes ao mesmo tempo. Se o TrueCrypt tenta montar um volume no Windows ao mesmo tempo que o Ext2FS, o sistema experimenta uma condição de concorrência de acesso, o que poderia causar uma lentidão do sistema ou o surgimento da
 famosa tela azul da morte.

Para evitar tais problemas, basta desativar a montagem automática de drives no TrueCrypt ou no Ext2Fsd (ou em ambos). Também é perceptível que quando se monta um disco com o TrueCrypt primeiro e depois uso o Ext2Fsd, não encontra esse problema em sistemas Windows 7 ou Windows Vista.

Caso não consiga executar o Ext2Fsd no Windows 7, tente desinstalá-lo e, em seguida, reiniciar e desativar a opção

Citar
Disable Driver Signature Enforcement

Conforme descrito anteriormente neste artigo.

Conclusão

Não precisamos ter o Ext2Fsd para acessar partições Linux no Windows. Ferramentas como o Explore2fs e o Linux Reader oferecem características semelhantes, embora a estabilidade e a versatilidade do Ext2Fsd se destaquem frente aqueles.

Mesmo que você não utilize sistemas Windows o tempo todo, é bom saber que realmente poderá acessar suas partições Linux a partir do Windows. O Ext2Fsd é uma ferramenta bastante útil. É poderosa, simples e confiável, embora não seja infalível, uma vez que é possível negociar algumas questões no que diz respeito aos serviços concorrentes, como o TrueCrypt, e uma vez que é possível mapear ou compartilhar uma unidade. Ainda assim, é convenientemente possível
 usar o sistema Windows de forma eficiente para acessar os arquivos e diretórios do Linux.

Bibliografia:

Revista Linux Magazine. Sistemas de arquivos Linux no Windows. nº 93. Agosto de 2012. pg: 74 - 77
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 15:41 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Instalar a executar o Ext2Fsd
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2012, 15:03 »
 ;D

Excelente. A muito tempo procurava algo que pudesse fazer isto.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Instalar a executar o Ext2Fsd
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2012, 15:26 »
Não experimentei porque eu não uso Windows a um bom tempo.

Espero que alguém faça o teste e possa postar aqui as considerações a respeito desse processo, para que outras pessoas que nunca o usaram possam beneficiar-se das vantagens desse compartilhamento Linux-Windows, sem a necessidade de Samba e outras configurações que para a maioria são complexas...

Esperar para ver... 8)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline boladegude

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Instalar e executar o Ext2Fsd no Windows - Enxergar partição Linux
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2012, 20:26 »
Eu passei muito trabalho para achar uma ferramenta segura para acessar as partições Linux a partir do Windows.

E finalmente resolvi meu problema com o DiskInternals Linux Reader!
http://www.diskinternals.com/linux-reader/
É uma ferramenta simples, robusta, segura e de somente leitura para partições Linux a partir do Windows.
E é freeware.

Só instalei ela no Windows XP... (ficou simples, estável e ótimo!)
E nas caraterísticas diz o seguinte...
Citar
Works under Microsoft® Windows® 95, 98, ME, NT, 2000, XP, 2003 Server, Vista.
... portanto não faz referência ao Windows 7.

Mas veja que no Superdownloads...
http://www.superdownloads.com.br/download/159/diskinternals-linux-reader/
Diz que roda no Windows 7...
Citar
Roda em Windows 2000, XP, Vista, 7
... mas verifiquem pois não testei no Windows 7  ;)
Become an Ubuntu user. Don't just use it as a virtual machine.
If you have some space in your HD then dual boot it with Windows or Mac.
It's a fine system. You shall be willing to study a little, but is worth your effort.