Autor Tópico: "Eu e o Linux"  (Lida 4207 vezes)

Offline Usuario_Leigo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • Não sei de nada, tô aqui pra aprender.
    • Ver perfil
"Eu e o Linux"
« Online: 21 de Setembro de 2008, 05:43 »
Bem, eu comecei por uma grande curiosidade que sempre tive que era: como é outro sistema operacional que não fosse windows? eu sabia da existência do linux, mas nunca o havia visto em ação... e então um belo dia eu resolvi procurar notícias a respeito... Entrando em vários sites eu descobri que o linux não era apenas um linux como o windows, mas sim vários tipos de linux, e também que o linux era gratutito (isso foi o que mais me chamou a atenção no momento), continuei a procurar mais e fui descobrindo algumas distribuições como red hat, debian, ubuntu, fedora, suse... até que cheguei numa distribuição brasileira que presumi ser a mais usada, o kurumin 7... tudo isso aconteceu lentamente, em um primeiro momento eu pensei "por que não instalar um desses linux aqui no meu PC"? Daí me vinha logo outro pensamento, que era: "eu não sei quase nada de informática", e não queria ter que pagar por possíveis besteiras que eu viesse a fazer. O tempo passou, e sempre dava aquela vontade de pesquisar um pouco mais a respeito, eu lia uma coisa aqui, outra coisa ali, então descobri o que era live cd... e foi isso que me fez decidir arriscar, e observar como seria. Comecei a procurar sugestões de qual distribuição eu deveria usar em fóruns, blogs e "orkuts" da vida. Então, no início deste ano, resolvi baixar o Kurumin 7 para testar em live cd, mas não deu certo, eu não havia verificado o md5sum hehe... então resolvi baixá-lo novamente, já desta vez tudo funcionou, no início percebi que o linux kurumin 7 era parecido com o windows, e até pensei: "por que não instalar junto com o windows?" daí veio novamente outro pensamento: "não, preciso de mais informações, vou entrar de vez em quando com o live cd enquanto pesquiso mais sobre as distribuições". Comecei a andar pela grande rede em busca do que seria ideal para instalar. Nesta busca meio que cega, as pessoas me falavam "kurumin 7 não presta, tenta outra", no que percebi que muitos me sugeriram "tenta ubuntu".. Então lá vou eu para mais um demorado download para tentar esta, que parecia ser, a distribuição do momento... Baixei as versões Kubuntu 6.10 e Ubuntu 7.10, testei as duas e acabei escolhendo o o Ubuntu 7.10 Gutsy para colocar no HD. Fiquei assim meio que sem chão, mas não tive medo e meti o CD no drive, cliquei no ícone pra instalar, e depois reiniciei, daí que eu comecei a minha primeira jornada no linux... tive alguns problemas, não foram muitos, até que decidi tomar outra atitude... decidi tirar o windows e ficar so com o ubuntu, tomei coragem mais uma vez, e tirei o produto da microsoft... fiquei so com o ubuntu por uns 3 meses... senti falta do windows em certos momentos, mas eu estava me virando bem e até estava bastante satisfeito com o ubuntu. O tempo passou, e eu começava a sentir mais e mais desejo de voltar para o windows, foi então que aconteceu um problema na minha internet; minha mãe estava limpando a casa, para ser mais exato ela tava passando a vassoura nos fios, e foi que o fio que me conectava com a internet havia sido quebrado. Então logo pensei: "é agora que volto pro windows". E foi o que aconteceu, fiquei com o windows por mais alguns meses, até que me veio mais uma vez a vontade de usar o SO do pingüin. Comprei um novo HD de 160 gb e mais um pente de memória ram de 1 gb, baixei mais uma vez o ubuntu, agora versão 8.04.1 (que ainda tenho instalado aqui). Ainda quero aprender linux, e queria saber mais sobre informática, tenho me esforçado para ler os livros online lá do guia do hardware, embora sem muito sucesso (preguiça).
Um dia, eu acabo aprendendo... ou será que não?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: "Eu e o Linux"
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2008, 11:01 »
Boa sorte, para aprender tem o Foca Linux:    http://focalinux.cipsga.org.br/
e aqui no site, é só pesquisar e o amigo Google.
Usuário Linux- 449417

Offline Gladder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
  • ~ Indiana Tux ~
    • Ver perfil
Re: "Eu e o Linux"
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2008, 12:25 »
Eu recomendo para você o Curso Oficial de Ubuntu da Canonical, que voltado (obviamente) mais para o Ubuntu.

Há um tópico sobre ele no forúm: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,39479.0.html


Espero que ajude  :), até mais.

Offline Usuario_Leigo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • Não sei de nada, tô aqui pra aprender.
    • Ver perfil
Re: "Eu e o Linux"
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2008, 23:49 »
obrigado a vocês, vou tentar me esforçar mais... valeu!
Um dia, eu acabo aprendendo... ou será que não?