Autor Tópico: Radeon HD3650 e Ubuntu 8.04.1, essa dupla funciona mesmo!  (Lida 3668 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Radeon HD3650 e Ubuntu 8.04.1, essa dupla funciona mesmo!
« Online: 20 de Setembro de 2008, 09:46 »
Olá amigos da Rede Ubuntu!  ;D

Este Depoimento tem a intenção de mostrar o quanto o suporte as placas ATI melhorou no Linux.

Estava acostumado com o Vídeo OnBoard da minha placa-mãe Gigabyte GA-31M-S2L (um Intel GM945), até o dia em que comprei um GeForce FX5500 para o meu Frank. O Frank é a minha "Plataforma de testes", que pode ser vista neste tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,38723.0.html  

O caso é que mesmo a já "cansada" FX5500 dava couro no GM945 em qualidade de Imagem, definição das fontes e tudo o mais! Como uso o mesmo Monitor nos dois PCs, ficava evidente a inferioridade do GM945. Aí fiquei com vontade de melhorar isso no PC Principal. Mas qual Placa de Vídeo comprar? Fiz alguma pesquisa, e eu sempre tive placas de Vídeo OffBoard da Nvidia, portanto, estava mais inclinado a comprar uma  Nvidia. Sem falar no suporte ao Linux né! Mas as coisas mudaram drasticamente de figura quando assisti a um Vídeo na casa de uma amiga onde o PC dela usava placa da ATI.

Que qualidade na exibição do Vídeo. O PC dela usava Windows, por sinal. Foi daí que pensei em trocar a placa Nvidia por uma ATI. Eu não jogo mais no PC, assisto muitos filmes e queria mais conforto pra ler páginas da internet, além de melhorar a qualidade de Exibição das fotos da Fê!

Depois de mais alguma pesquisa, optei pela PowerColor ATI Radeon HD3650 com 512MB de RAM DDR2 em 128Bits. Sim eu pesquisei o suporte dela com Linux antes! Mesmo assim estava com medo que ela não fosse funcionar no Ubuntu.

Abaixo vão as fotos na seguinte ordem: da Caixa da placa, do Interior do que vem na Caixa, da placa propriamente dita e da placa instalada em ação!





Fiquei realmente impressionado com  a qualidade de Imagem da Placa de Vídeo. Melhorou demais a qualidade de exibição das Fontes. E isso sem nem mesmo instalar os Drivers da placa. O Xorg do Hardy reconheceu a HD3650 de cara e já pipocou o assistente dos Drivers restritos para poder instalar o Driver da ATI. Preferi baixar o EnvyNG e realizar a instalação por ele. Vocês sabem, foi muito complicado! Uma reinicialização e pronto! Driver da ATI instalado e todo o potencial dela liberado. Fiquei ainda mais impressionado!

O Brilho do Monitor ganhou uma nova vida, deixou a FX5500 no chinelo. Tudo melhorou, as cores, a definição das imagens, a rapidez do sistema. Essa parte vale alguns comentários mais detalhados.

Como essa placa tem 512MB de RAM, achei bastante interessante a leitora de DVD só ser acessada de vez em quando! É isso mesmo, ela joga uma "quantidade de imagens" para a placa de vídeo e depois não usa a gravadora até essa "quantidade de imagens" ter acabado. Com o Vídeo OnBoard da Intel, a gravadora funcionava o tempo todo! Outra coisa, a nova placa afetou o gerenciamento de memória do sistema e o uso do processador. Isso também era esperado. Mas não esperava tanta mundaça. Agora o sistema usa muito mais Swap, se antes ele ficava na casa dos 150MB após três dias ligado. Agora ele já passa a usar isso com 3 minutos de uso! Mas não passou muito disso até agora. Vou ficar de olho nisso nos próximos dias.  E o uso do processador foi um espanto! Minha nossa, agora posso abrir várias páginas com Flash sem o processador saltar para 100%!!!! Fica estável em 15-20% como no Windows. Não tinha idéia o quanto uma placa de vídeo poderia influenciar nisso. Sem falar na rapidez que o sistema ganhou. Agora que estou mudando para o KDE de vez! A renderização das imagens é infinitamente mais rápida no KDE que no Gnome.

Abaixo vão duas fotos, não estranhem o Gnome e o KDE em fotos diferentes. Tenho os dois ambientes instalados na máquina principal.
Do lado esquerdo mostra o Gerenciador do Catalyst. E à direita uma foto da Fê! Para quem não conhecia, a Fê é a minha filha! Opá, to tendo que secar a baba aqui no teclado!   :D



Já joguei o Tuxracer aqui, ficou muito lindo demais!  ;D A Fê adorou! ;D

Não tentei outros jogos e nem reparei no Compiz. O EnyNG usa o Catalyst 8.6, se não me engano. Já tem a versão 8.9 no site da ATI. Mas não vou mudar, tá tudo funcionado direitinho. Pelo menos o que me interessa!  :D

Era isso pessoal! Inté a próxima!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Radeon HD3650 e Ubuntu 8.04.1, essa dupla funciona mesmo!
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2008, 11:24 »
É Galactus, a muito a AMD-ATI vem se dedicando ao suporte ao GNU/Linux, isso é ótimo; assim como outras empresas produtoras de hardware já vem dando atenção ao GNU/Linux, como recente/ a VIA. Esperemos que a SIS também o faça em breve.

também a tempo que ñ tenho mais dor de cabeça na minha ATI Radeon x300.

Vc falou das VGA on-board da Intel, recente/ vi num micro que testei - era uma mobo Asus, c/ chipset e VGA Intel, adorei. Só estranhei que o Ubuntu 8.04.1 ñ funcionou, testei pelo liveCd do BigLinux.

Ando de olho num update, c/ tudo Intel.  :)
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Radeon HD3650 e Ubuntu 8.04.1, essa dupla funciona mesmo!
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2008, 10:48 »
Foi bom saber que a série 3000 da ATI está funcionando, só que é cara, uns 250 mangos, mas é mais uma alternativa, se não tiver uma NVidia, vai ATI mesmo, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.