Autor Tópico: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções  (Lida 16974 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #15 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:00 »
Me desculpem se a pergunta for idiota, mas o que muda de um netbook para um subnotebook?

São tudo "farinha do mesmo saco" como diz o ditado popular hehehe...

Todos são Subnotebooks. É uma categoria para classificar computadores portáteis, leves e pequenos. O restante são termos criados pelas fabricantes dos respectivos aparelhos. O temo Netbook por exemplo, foi criado pela Intel.

http://en.wikipedia.org/wiki/Subnotebook
http://en.wikipedia.org/wiki/Netbook
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_computer_size_categories

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #16 Online: 28 de Setembro de 2008, 03:25 »
Sei de duas: SSD é mais resistente a impacotos, já que não possui partes móveis, e também consome menor quantidade de energia que os HDs.
Acredito que seja o futuro, mas por enquanto justamente devido ao alto preço por MB em comparação aos HDs a capacidade deles normalmente é limitada.

De qualquer forma, essas duas vantagens são especialmente importantes nesses netbooks/mini-notebooks.


Concordo com as vantagens. Mas o que mais me incomoda mesmo é o fato de não poder colocar SWAP para não encurtar a vida do dispositivo >:(
Pois quanto mais escrever no SSD, menos vida útil ele terá devido ao limite de escrita, isso pra mim é uma "bela" de uma desvantagem. O que adianta ter se não pode escrever pois gasta? >:(
Ta certo que demora, mas seu uso é limitado.

Por que não fizeram alguma coisa evoluída do Flash Memory?
Não vejo o SDD como evolução, e sim como solução alternativa, quando ele passar a não mais ter escrita limitada, talvez se torne uma inovação/evolução...

Uso o Ubuntu netbook remix no eeePC com 2Gb ram e posso dizer que o comportamento em nada ficou afectado pela falta de swap.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #17 Online: 28 de Setembro de 2008, 11:53 »
Sei de duas: SSD é mais resistente a impacotos, já que não possui partes móveis, e também consome menor quantidade de energia que os HDs.
Acredito que seja o futuro, mas por enquanto justamente devido ao alto preço por MB em comparação aos HDs a capacidade deles normalmente é limitada.

De qualquer forma, essas duas vantagens são especialmente importantes nesses netbooks/mini-notebooks.


Concordo com as vantagens. Mas o que mais me incomoda mesmo é o fato de não poder colocar SWAP para não encurtar a vida do dispositivo >:(
Pois quanto mais escrever no SSD, menos vida útil ele terá devido ao limite de escrita, isso pra mim é uma "bela" de uma desvantagem. O que adianta ter se não pode escrever pois gasta? >:(
Ta certo que demora, mas seu uso é limitado.

Por que não fizeram alguma coisa evoluída do Flash Memory?
Não vejo o SDD como evolução, e sim como solução alternativa, quando ele passar a não mais ter escrita limitada, talvez se torne uma inovação/evolução...

Uso o Ubuntu netbook remix no eeePC com 2Gb ram e posso dizer que o comportamento em nada ficou afectado pela falta de swap.

Que bom :)
Mas a questão não é essa.
Eu quis dizer que vejo como uma limitação, não só de SWAP. O limite de escrita não se limita a SWAP.
E você tem 2GB de RAM, não existe a necessidade de uma SWAP.
Mas quem tem um Netbook com 512MB de RAM não vai poder aproveitar esse recurso do GNU/Linux sem sofrer prejuízo.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2008, 11:57 por kernel_script »

Darcamo

  • Visitante
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #18 Online: 28 de Setembro de 2008, 15:13 »
Se você diz que que os SSDs duram de três a cinco anos e que a swap não faz falta, então não acho que limitação de escrita seja tão ruim assim. Acho esse prazo razoável até mesmo porque não quer dizer que vá parar de funcionar depois disso. HDs também não duram indefinidamente, além de serem mais pesados, frágeis contra impactos, etc.

Além disso, pelo preço desses subnotebooks que só tende a cair, provavelmente as pessoas não vão passar 5 anos com o mesmo de qualquer jeito.

Quanto ao espaço disponível, lembre-se que esses subnotebooks não foram feitos para serem o "computador principal". Na pior das hipóteses um desses HDs portáteis também pode ser uma solução para quem precisa de espaço extra.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #19 Online: 28 de Setembro de 2008, 15:25 »
Se você diz que que os SSDs duram de três a cinco anos e que a swap não faz falta, então não acho que limitação de escrita seja tão ruim assim. Acho esse prazo razoável até mesmo porque não quer dizer que vá parar de funcionar depois disso. HDs também não duram indefinidamente, além de serem mais pesados, frágeis contra impactos, etc.

Além disso, pelo preço desses subnotebooks que só tende a cair, provavelmente as pessoas não vão passar 5 anos com o mesmo de qualquer jeito.

Quanto ao espaço disponível, lembre-se que esses subnotebooks não foram feitos para serem o "computador principal". Na pior das hipóteses um desses HDs portáteis também pode ser uma solução para quem precisa de espaço extra.

Respeito a sua opinião. A minha é diferente.

Acredito que eu já passei o que eu queria passar nos Posts acima.

Então é isso.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #20 Online: 28 de Setembro de 2008, 15:32 »
nãpo querendo ser besta para as outras distros, mas fiquei bem desapontado com o eeepc 701 versão linux

que distro de bosque aquela, mostrei videos no youtube a esse amigo meu que tem o eeepc de um eeepc com ubuntu ele delirou

Se não tivesse medo de fazer cocó até metia o ubuntu no eeepc dele

alexcosta67

  • Visitante
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #21 Online: 08 de Outubro de 2008, 14:35 »
Interessante, eu gostei muito do acer aspire one.

Todos estão prometendo vir com Ubuntu e até agora nada no Brasil, desde 2007 já exitia rumores de que a Dell ofereceria com Ubuntu e até agora nadica de nada.