Autor Tópico: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções  (Lida 16976 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
A Toshiba anunciou que irá lançar o seu primeiro Netbook, o NB100. Seguindo a tendência e entrando na briga dos Notebooks ultraportáteis. O interessante é que você terá a opção de escolher o Ubuntu como Sistema Operacional pré-instalado e já com a suite OpenOffice 2.4. Ou a outra opção: com Windows XP Home Edition pré-instalado com pacote Microsoft Works 8.5 e uma versão de testes do pacote Office.

Suas principais características:
 - Processador Atom de 1,6 GHz, da Intel
 - Porta Ethernet e conectividade WiFi (802.11 b/g)
 - Webcam de 0,3 megapixels integrada
 - Disco rígido de 120 GB
 - Alto-falantes estéreos
 - 1 GB de memória RAM
 - Suite OpenOffice 2.4. no Ubuntu e pacote Microsoft Works 8.5 e uma versão de testes do pacote Office.
 - Terá bateria com autonomia para quase quatro horas de uso.
 - Tela widescreen de 9 polegadas com resolução de 1024 x 600
 - Três portas USB
 - Será vendido nas cores preto, dourado ou prata.
 - A partir de outubro poderá ser encontrado por 260 libras, cerca de US$ 467.


Bom, pelo que eu tenho pesquisado de Netbooks atualmente este me parece que vai ser um dos melhores senão o melhor até então, sendo o fato da opção de compra-lo já com o Ubuntu pré-instalado e configurado um fotor de grande peso. E também tem ótimas características. E também, pré-julgando pelas imagens divulgadas, o considero o mais bonito e elegante da atual geração de Netbooks. Vamos ver se vai ser ergonomicamente confortável. Eu não encontrei informações sobre seu peso, se alguém souber por favor poste aqui.

Mais uma empresa, que seja diretamente ou indiretamente nos apoia e apoia o Software Livre e Open Source.








Mais informações:
VNUNet (Em Inglês)
Gizmodo (Em Inglês)
the INQUIRER (Em Inglês)
Olhar Digital (Em Português Brasileiro)
Magnet (Em Português Brasileiro)

Fonte
Olhar Digital



Esta e muitas outras notícias, dicas e tutoriais sobre Ubuntu, GNU/Linux, Software Livre, Open Source e tecnologia também estão disponíveis no meu Blog:
kernel_script Web Log




Um abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2008, 20:55 por kernel_script »

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2008, 22:08 »
 é... em matéria de elegância, fica entre esse e o Dell Mini 9. Agora: Dourado? Alguém compraria um netbook dourado?


kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2008, 23:34 »
é... em matéria de elegância, fica entre esse e o Dell Mini 9. Agora: Dourado? Alguém compraria um netbook dourado?

Realmente, esse da Dell é show. E detalhe que também tem a opção de escolher entre comprar um com Ubuntu com uma interface feita pela Dell ou comprar um com Windows.


« Última modificação: 20 de Setembro de 2008, 23:37 por kernel_script »

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2008, 09:46 »
sei não.. acho que esse NB100 de toshiba tá mais para sub-notebook do que para netbook.
Esse hd de 120GB é disco rígido convencional para notes não é?

mas realmente ele é bem bonito.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2008, 10:16 »
Tem mais netbooks com o Ubuntu.
Veja este a venda em uma loja americana.
http://www.compusa.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=4107593&CatId=3829
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2008, 13:09 »
sei não.. acho que esse NB100 de toshiba tá mais para sub-notebook do que para netbook.
Esse hd de 120GB é disco rígido convencional para notes não é?

mas realmente ele é bem bonito.

Hmm, eu penso ser muito melhor com um HD convecional do que com um cartão SSD com escrita limitada e que nem SWAP da pra por para não danificar o SSD... sem falar na incômoda capacidade de armazenamento desses cartões, ter que apelar para um HD Externo vai extender o preço final do Netbook e vai perder o sentido da compra na minha opinião...



Tem mais netbooks com o Ubuntu.
Veja este a venda em uma loja americana.
http://www.compusa.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=4107593&CatId=3829

Boa RC2006. O Ubuntu la vai comendo pelas beiradas quietinho... ::)
« Última modificação: 21 de Setembro de 2008, 13:12 por kernel_script »

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2008, 20:01 »
aproveitando a deixa, to com vontade de comprar o dell mini. mas fico com o pé atrás por causa do drive SSD. Qual é a vantagem do ssd, ele é mais rápido? pq claramente o custo dele é bem maior do q um hd convencional. o dell mini ta com tudo q eu queria, mas esse SSD...
; Linux is almost there!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2008, 21:48 »
aproveitando a deixa, to com vontade de comprar o dell mini. mas fico com o pé atrás por causa do drive SSD. Qual é a vantagem do ssd, ele é mais rápido? pq claramente o custo dele é bem maior do q um hd convencional. o dell mini ta com tudo q eu queria, mas esse SSD...

Sinseramente eu também não consigo ver vantagens neste dispositivo...

Aqui dois artigos sobre ele na Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Solid-state_drive
http://pt.wikipedia.org/wiki/SSD

São o mesmo artigo, só que o em Inglês é BEM mais completo...

Darcamo

  • Visitante
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2008, 22:20 »
Sei de duas: SSD é mais resistente a impacotos, já que não possui partes móveis, e também consome menor quantidade de energia que os HDs.
Acredito que seja o futuro, mas por enquanto justamente devido ao alto preço por MB em comparação aos HDs a capacidade deles normalmente é limitada.

De qualquer forma, essas duas vantagens são especialmente importantes nesses netbooks/mini-notebooks.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2008, 00:22 »
Sei de duas: SSD é mais resistente a impacotos, já que não possui partes móveis, e também consome menor quantidade de energia que os HDs.
Acredito que seja o futuro, mas por enquanto justamente devido ao alto preço por MB em comparação aos HDs a capacidade deles normalmente é limitada.

De qualquer forma, essas duas vantagens são especialmente importantes nesses netbooks/mini-notebooks.


Concordo com as vantagens. Mas o que mais me incomoda mesmo é o fato de não poder colocar SWAP para não encurtar a vida do dispositivo >:(
Pois quanto mais escrever no SSD, menos vida útil ele terá devido ao limite de escrita, isso pra mim é uma "bela" de uma desvantagem. O que adianta ter se não pode escrever pois gasta? >:(
Ta certo que demora, mas seu uso é limitado.

Por que não fizeram alguma coisa evoluída do Flash Memory?
Não vejo o SDD como evolução, e sim como solução alternativa, quando ele passar a não mais ter escrita limitada, talvez se torne uma inovação/evolução...

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2008, 04:20 »
 Mas pra quê um netbook básico precisaria mesmo de SWAP? Hoje em dia qualquer coisa, por mais básica que seja, pode ter 2GB de memória RAM. Dispondo de tudo isso em um netbook (que não foi feito para jogar, encodar vídeos, editar fotos...) SWAP seria um enfeite. O único problema do SSD é a capacidade normalmente menor.
 E, falando sobre outro netbook, alguém sabe se o Fujitsu M1010 terá alguma opção de linux de fábrica?


Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2008, 09:34 »
vou esperar um opção com hdd :( , tava entre o msi wind e o dell mini. mas um tem ssd e o outro nao da suporte a linux e vc é obrigado a pagar pela licença do XP. agora vou esperar o eeepc1000h. e assim vou economizando :)
; Linux is almost there!

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2008, 17:47 »
Mas de quanto é a média de diminuição da vida útil, sabe dizer??

é tão significativa assim??
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2008, 21:50 »
@Otacon
O limite de escrita não é limitado ao Swap... dê uma olhada nos links que passei acima e abaixo.

@Don diniz
Aproximadamente 300.000-500.000 cíclos de escrita, 3-5 anos.
Nos links que passei acima tem informações mais detalhadas sobre isso, e aqui vai mais:
(O que já passei acima...só que direto para o tópico "Desvantagens"...) → http://en.wikipedia.org/wiki/Solid-state_drive#Disadvantages
http://wiki.eeeuser.com/ssd_write_limit
http://www.guiadohardware.net/comunidade/duvida-hd/873607/



Eu penso que é uma boa, de verdade, mas ainda está imaturo, e na minha opinião ainda não compensa devido a sua vida útil limitada em consequência do limite de escrita. Mas no futuro quem sabe. Tomara que evolua, não deve demorar :)

Mas uma coisa me preocupa: Demoramos tanto tempo para implementar o relatime para HDs comuns que existem à décadas... teríamos que nos esforçar ainda mais para acompanhar os firmwares que visam esse tipo de melhoria (melhor controle de escrita no dispositivo) no SSD não? Bom, não sou engenheiro... posso estar falando besteira hehehe :P
« Última modificação: 27 de Setembro de 2008, 21:58 por kernel_script »

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Toshiba lançará o seu primeiro Netbook e com Ubuntu como uma das opções
« Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2008, 22:38 »
Me desculpem se a pergunta for idiota, mas o que muda de um netbook para um subnotebook?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!