Autor Tópico: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA  (Lida 20534 vezes)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2008, 18:12 »
seria usado como navegador padrão, parece, que o epifany ( é assim que escreve?) que é o navegador padrão do GNOME.
É Epiphany hehe... Eu tenho ponderado essa possibilidade, e acho que de repente é uma alternativa mais interessante que ter um "abrowser" genérico como navegador padrão do Ubuntu no caso de não se ficar com o Firefox branded. O Epiphany é o navegador oficial do GNOME, se integra como uma luva ao sistema, é leve e eficiente, e está substituindo a atual engine Gecko (usada no Firefox) pela WebKit, que é usada em navegadores como o Konqueror, Safari (o WebKit foi originalmente desenvolvido pela Apple) e no hypeadíssimo Google Chrome. Usei ele há um tempo atrás e gostei, embora admita que senti uma falta danada das extensões que gosto tanto no Firefox, embora o Epiphany também tenha suas próprias extensões. Vou baixar aqui no Adicionar/Remover... a versão com engine Gecko mesmo, só pra dar uma sentida no navegador e ver como estão as coisas. Se eu gostar e não sentir falta do Firefox, talvez nem pense em baixá-lo caso o Epiphany se torne de fato o navegador oficial do Ubuntu. :)

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #16 Online: 16 de Setembro de 2008, 18:19 »
Lembrando que o código do firefox é livre mas é um GLP modificado, e não o original, e que o nome e o logotipo dela tem patente comercial por isso acho que a exigência da EULA, para evitar algum processo como o MS sofreu por causa do IE.

Disto eu não sabia! Pelo jeito minha camisa com logo do Firefox inflige a licença! AHUAHUAHUAHAUHAUHAU

Variedade de browsers não falta, mais julgo pela atitude e não tanto pela marca, como citado, vai que a Google finalize o Google Chrome.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline CientistaMaluco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #17 Online: 16 de Setembro de 2008, 19:22 »
É uma medida "infantil" da mozilla que pode levar a um desentendimento com a Canonical. No fundo, se eles não se entenderem o firefox deixará de vir como browser padrão do ubuntu por um desentendimento "infantil". Eu vou continuar a usar o firefox, nem que tenha de ser eu a compila-lo  :-\

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2008, 19:33 »
Novas:

"Mozilla admite que a EULA do Firefox é falha

Postado por kdawson na terça-feira, 16 de setembro, @02:25PM
do departamento de sudden-outbreak


darthcamaro escreve
A Mozilla está levando à sério as preocupações à cerca do Ubuntu e outros sobre a EULA do Firefox, como discutimos anteriormente. De fato, a Mozilla afirmou à InternetNews.com que a EULA em sí é falha e que será substituída por outra coisa. Citando do artigo o Chairperson da Mozilla Mitchell Baker: 'Há necessidade de algo, algo que explique a licença[.] Não tenho certeza de que chamaria isso de EULA porque para muitas pessoas isso significa adicionar restrições ao software, e não faremos isso. Teremos um termo de concordância muito parecido com o da Red Hat, que diz que o software está disponível sob a GPL e não usa as nossas marcas registradas e etc., Então, teremos um termo de concordância, mas não pensamos nisso como uma EULA.'"

(descaradamente copiado e colado do Slashdot, e traduzido à toque-de-caixa por quem vos escreve.... ;D)


No final das contas, ainda me parece muito com uma EULA (End User License Agreement - Termo de Concordância para o Usuário Final).

Pendentes:

Estou em testes com o Epiphany. É rápido, renderiza muito bem e senta lindamente com o resto do GNOME. Mas há restrições que no meu ver são seríssimas... Ele está curto de opções de customização, instalei um pacotão de extensões que resolveu isso em parte, mas... achei muito ruim ele não vir com suporte nativo à RSS, e a extensão disponível apenas sinaliza e canaliza o feed RSS à aplicações externas, o navegador em sí não tem suporte à esse recurso. Isso pra mim quase inutiliza o navegador, visto que sou um heavy user de feeds RSS. O Epiphany me parece promissor e tem muito potencial. Mas pelo menos por enquanto, não há como substituir o Firefox no meu uso diário.

Fonte: Slashdot
« Última modificação: 16 de Setembro de 2008, 19:50 por glaubergoncalves »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #19 Online: 16 de Setembro de 2008, 20:36 »
http://packages.ubuntu.com/intrepid/abrowser
 É o "abrowser", um navegador sem marca que agora consta nos repositórios do Intrepid. Foi feito para contornar este problema, afinal, o Firefox é aberto. Então, é só recompilar com outro nome e já era, é como se realmente fosse outra coisa.

Lamentável :(

Espero que a Mozilla não cuspa no prato que come >:(

Arranjou briga com o Debian, agora segundo o colega sylvester, pode arranjar picuinha com o Fedora também, no Arch Linux também não é Firefox é Gran Paradiso >:(

Bom, mas caso isso realmente se torne real, temos excelentes Navegadores para suprir o "cargo" de Navegador padrão do Ubuntu, como já disseram, o Epiphany é uma boa, também tem o excelente Flock e seu foco em redes sociais, e claro, o Opera.

Pessoalmente, sempre tenho um Navegador "sobresalente", pra quando o Firefox me deixa na mão, ou é Midori ou é Epiphany. Atualmente estou utilizando o Midori como "sobresalente", esta bem no começo, tem Bugs mas sua velocidade é assustadora.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2008, 20:42 por kernel_script »

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #20 Online: 17 de Setembro de 2008, 01:40 »
 A idéia de o firefox passar a não ser o navegador padrão no Jaunty ou já no Intrepid é de arrepiar os cabelos. É como se isso fosse meio inconcebível. Me arrepia mais ainda a idéia de o Firefox ir parar no repositório restricted. E já pensaram se o Google Chrome vira o navegador padrão no Jaunty? - digo isso porque no intrepid não vai dar tempo.
 Eu uso o Opera. A infelicidade é uqe eu tenho que usar o 9.5b porque até hoje não consegui resolver o problema aqui no Gutsy do download que fecha o navegador. Isto persiste até o Opera 9.52. Então, apar poder usar o Opera 9.5, eu uso o Beta, porque o 9.27 (que ainda é o oficial dos repositórios do gutsy) não é tão rápido e nem funciona tão bem com o Flash 10. Eu só estou falando nisso porque acho que seria conveniente a gente discutir aqui os navegadores alternativos. Não conheço o Epiphany e o Midori. São baseados no Firefox? Alguém se habilita a apresentar a nós todas as alternativas de navegador, baseadas em FF ou não?


Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #21 Online: 17 de Setembro de 2008, 07:26 »
Geralmente meus amigos WinU$ers ficam impressionados com o Firefox, com sua velocidade, facilidade e principalmente customização, quando este dialogo se estende a sistemas operacionais, e sempre digo, o Ubuntu já vem com o Firefox instalado....

E realmente, é um grande mérito para um sistema, um excelente navegador.

Estarei testando o Epiphany, logo venho aqui postar um feedback.

Quanto ao Google Chrome no 9.04 (Coelho com a cara estranha xD ), aguas vão passar, neste mundo tudo pode acontecer.  :D :D
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #22 Online: 17 de Setembro de 2008, 08:49 »
so para que não digam que eu inventei o que eu disse ( não que tenham dito é mais para desencargo de consciência  ;D ) aqui onde eu havia lido sobre a possibilidade do Epiphany ( obrigado pela correção glaubergoncalves  :D):

 http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-09/48CDF58B.html

Pessoalmente, entendo um pouco o lado da Monzilla, pois ela que fazer as coisas do jeito certo, se em um produto existe uma EULA ou qualquer outro tipo de contrato, o user deve ser informado, agora se ela mesmo vê que sua "EULA" está com alguns problemas então ela deve corrigir isso antes de tentar "impor" a apresentação dela.

Ainda Não experimentei o Epiphany, mas for como o glaubergoncalves disse, que nas próximas versões ele terá o motor do WebKit, o mesmo usado no Safari o no Google Chrome, talvez o FF deixar de ser padrão e ir para os repositórios restritos não seja uma perda tão grande, talvez até ajude no desenvolvimento do Epiphany ( e e o desenvolvimento de mai add-on's para ele) e/ou de outros e alem do mais ele continuará disponível para download pelo synaptic mesmo...  ;D
« Última modificação: 17 de Setembro de 2008, 08:57 por dom diniz »
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #23 Online: 17 de Setembro de 2008, 09:26 »
mas toda hora que entrar no firefox ele vai mostrar o "EULA" ou somente uma vez?

Assim como o Ubuntu, enquanto você não determinar uma nova página para a home page do Firefox, ele mostrará, lembra-se que na instalação do Ubuntu, ao abrir o firefox se abre está página: http://start.ubuntu.com/8.04/ ? Você pode definir outra.

A diferença basicamente é na página da Mozilla pela da Canonical.

............................................

Será possível que a Canonical vai chegar ao ponto de não concordar com estes termos, e restando ao Ubuntu o Iceweasel? Será uma grande perda!

Apesar de "sem nexo", eu não pensaria duas vezes ao negociar com a Mozilla.

Abraços!  :)
O eula só é exibido a primeira vez que se utiliza o firefox. Isso já acontece no openSUSE

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #24 Online: 17 de Setembro de 2008, 11:42 »
Ainda Não experimentei o Epiphany, mas for como o glaubergoncalves disse, que nas próximas versões ele terá o motor do WebKit, o mesmo usado no Safari o no Google Chrome, talvez o FF deixar de ser padrão e ir para os repositórios restritos não seja uma perda tão grande, talvez até ajude no desenvolvimento do Epiphany ( e e o desenvolvimento de mai add-on's para ele) e/ou de outros e alem do mais ele continuará disponível para download pelo synaptic mesmo...  ;D

Em linhas gerais, eu gostei do Epiphany, acho que ele tem futuro por estar mudando sua engine para o WebKit, e percebi que ele não é tão ávido por memória quanto o Firefox, talvez por ser nativo do GNOME. Incluindo alguns recursos nele por padrão, como leitor RSS integrado (que pra mim é obrigatório hehe), acho que ele daria um bom navegador padrão pro Ubuntu, da mesma forma que Konqueror cai bem como navegador padrão em ambientes KDE. Talvez seja a hora do Ubuntu aproveitar as soluções "de casa" e dar um embalo pra que elas se desenvolvam. Gosto muito do GNOME e de sua filosofia, e acho que seus programas vem numa boa evolução - dou como exemplo o Rhythmbox. Sei que sou minoria na defesa do player, mas acho que quem o usa com regularidade talvez concorde comigo que ele vem numa curva de evolução boa. O próprio Totem, apesar de ainda ser meio "liso", já tem até integração com o Youtube. Sem falar no Gimp e no Pidgin, acho que estes dispensam comentários.

Enfim, penso que possa ser uma boa idéia se os *buntu apostarem no desenvolvimento dos apps de seus respectivos ambientes, buscando a tão almejada usabilidade e qualidade de interface, que o próprio Shuttleworth já comentou que tem como objetivo.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #25 Online: 17 de Setembro de 2008, 12:42 »
Não conheço o Epiphany e o Midori. São baseados no Firefox? Alguém se habilita a apresentar a nós todas as alternativas de navegador, baseadas em FF ou não?

Aqui os que mais gosto
Midori
Ele usa o WebKit. Velocidade de renderização de páginas garantida hehehe. Usa e se integra ao GTK+ 2. É extenssível através de javascript e também tem suporte a scripts e estilos de usuário. Como é feito por uma única pessoa com colaboração de outros, entre esses outros os usuários. É muito simples e cru ainda, com muitos Bugs. Mas sua velocidade impressiona. Ainda é muito cru em funcionalidades, e acredito que não irá ir muito além não, pois seu objetivo é ser leve e rápido. Recomendo a experiência. Espero sinseramente que continue a ser desenvolvido e cresça. Gosto muito deste singelo, simples e veloz Navegador :)


Epiphany
É o Navegador padrão do Ambiente Gráfico GNOME. É muito rápido, estável e é extenssível através de Plugins feitos para ele. Ainda não é tão rico em funcionalidades também, porém, seu objetivo é ser leve e rápido, então acredito que também não será recheado de opções.

Flock
Um Navegador extremamente rico em funcionalidades e voltado as redes sociais, baseado no Mozilla Firefox, se integra diretamente a suas contas do You Tube, flickr, permite postar artigos em seus Blogs diretamente do Navegador sem precisar ir até o Blog, Bookmarks Online e muitos outros. Tem um gerenciador muito bom de RSS próprio, sua interface é excelente e intuitiva. Além de muitas outras funções bacanas, como a possibilidade de se utilizar extenções do Firefox, fator determinante na época que testei para que eu o testace. Ele é relativamente leve, ao meu ver, no mesmo nível do Firefox nesse quesito.

Opera
Dispensa muitos comentários, Navegador excepcional, é um Navegador rico em funcionalidades, com uma enorme quantidade de Plugins (O nome não é Plugins, esqueci o nome agora, desculpem) Skins bonitas e uma ótima capacidade de customização, ele é relativamente leve, ao meu ver, no mesmo nível do Firefox nesse quesito.


Bom, logicamente existem outros, mas esses são os que mais utilizei até hoje, consequentemente os que sei mais falar sobre. Testei muitos outros, mas esses são os melhores que já testei na minha opinião.

Se alguém souber de mais alternativas e quiser/puder falar, fique a vontade, eu gosto sempre de conhecer as alternativas :)
« Última modificação: 17 de Setembro de 2008, 13:13 por kernel_script »

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #26 Online: 17 de Setembro de 2008, 13:06 »
falta aí o swiftfox baseado no firefox

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #27 Online: 17 de Setembro de 2008, 19:10 »
falta aí o swiftfox baseado no firefox
É verdade, tem o Iceweasel, o Swiftweasel e o Swiftfox. Desses eu testei o Swiftweasel quando ainda era baseado no Firefox2. Nada de diferente. Já vem com um ou outro plugin, como o AdBlock. Como está agora com o gran paradiso, não sei. Mas não é nada que surpreenda.
 
Citar
com uma enorme quantidade de Plugins (O nome não é Plugins, esqueci o nome agora, desculpem)
O Opera tem plugins sim, mas este é o nome dado às coisas como quicktime, shockwave, realplayer... No opera, o que é análogo aos plugins nós chamamos de widgets.


Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #28 Online: 17 de Setembro de 2008, 21:48 »
Falando em navegador acabei testando alguns aqui.

Midori, rápido mesmo, mas tem página tipo manicomio-share, travou.
Opera, já conhecia, mas tá em inglês me perdi na configuração, não acho nem como colocar o botão home nele kkk, faz parte.

Depois testo o epiphany.

Começar testar, já que a coisa tá ficando feia.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #29 Online: 17 de Setembro de 2008, 21:56 »
Citar
com uma enorme quantidade de Plugins (O nome não é Plugins, esqueci o nome agora, desculpem)
O Opera tem plugins sim, mas este é o nome dado às coisas como quicktime, shockwave, realplayer... No opera, o que é análogo aos plugins nós chamamos de widgets.

Isso, Widgets, obrigado 0tacon.