Pra quem ainda não conhece, existe um fork não oficial do Ubuntu chamado Ultimate edition, que nesta última versão deixou de ser uma compilação via "Reconstructor", e segundo seu autor foi refeito totalmente à mão em cima do Hardy.
Eu estava usando o 1.7 (Gutsy) e não tenho do que reclamar. Ele é estável e acima de tudo completo, pois nem todas as ferramentas padrões disponíveis suprem as necessidades de todos.
Já vem com suporte a formatos proprietários (isto não é um problema, já que podemos fazer após a instalação, é só uma facilidade), wine, aplicativos diversos para Audio e Vídeo (como o DeVeDe que me salvou a pele estes dias) e muitas perfumarias que fazem usuários mais exigentes perderem muito tempo com customizações e downloads extras.
Agora estou usando a versão 1.8 (Hardy) e estou muito contente. Em casa tenho infelizmente que conviver com dual boot, e o 8.04 após instalar em meu pc não instalou de forma correta o grub na MBR, tentei por duas vezes e nada. Sei que poderia muito bem bootar com o live e dar um chroot e arrumar, mas a preguiça mata as vezes
, então parti de vez para o Ultimate 1.8 que de cara já instalou tudo e setou o grub de forma correta. Show de bola.
Pra quem ainda não conhece eu recomendo.
Adoro o visual marrom e laranja (é a marca registrada do nosso OS do coração) mas a combinação de tons escuros fica muito lindo.
Pra quem está interessado aqui vai o link:
http://ultimateedition.info/Ultimate_Edition_1.8/Um abraço a todos...
P.S.: espero ter ajudado alguém...