Autor Tópico: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA  (Lida 20650 vezes)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Online: 14 de Setembro de 2008, 22:12 »
A Mozilla solicitou que à partir da versão 8.10 - Intrepid Ibex do Ubuntu, seja exibida a EULA do navegador Firefox na primeira vez em que este for utilizado. De acordo com Mark Shuttleworth, "a Mozilla Corp solicitou que isto seja adicionado para que nós possamos continuar chamando o browser de Firefox" (tradução livre). Ele completa dizendo que não considera essa a melhor prática.

O fato inclusive foi reportado como um bug de prioridade alta no Launchpad (link obtido na fonte), onde vem causando alguma controvérsia entre os utilizadores da plataforma, um deles inclusive levantado a famigerada questão: "e se eu não concordar (com a EULA)?" O mesmo utilizador completa dizendo que sua maior objeção é que simplesmente não quer ser obrigado a ler e estudar os pormenores desta EULA, que já há uma licença inerente ao uso do Ubuntu, e o quanto a EULA pode afetar a referida licença.

Pessoalmente, acho a exibição desta EULA algo desnecessário, pra dizer um mínimo. É algo que provavelmente vou aceitar sem ler, apenas pra garantir à Mozilla que se eu fizer algo "errado" com o Firefox, a responsabilidade é toda minha. Não considero esta licença muito condizente com os paradigmas da GPL, e acho que não combina muito com Software Livre. Mas vejo que a Mozilla está deixando claro que é EULA ou Iceweasel pra nós.

Com EULA ou sem, continuarei usando o Firefox enquanto ele for o navegador padrão do Ubuntu, até porque considero a raposa o melhor browser da atualidade. Mas que deu uma coceirinha lá no meu Google Chrome interior, isso deu... ;D :P

Fonte: Slashdot

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2008, 22:50 »
"É bastante controverso, após instalar seu Ubuntu, abre o browser, se não concordar com os termos, ele fica inútil? (restando a ele a desinstalação), ou quem sabe quando você selecionar a opção Eu não concordo, o próprio aplicativo tome a providência de desinstalar. (ahuhuahauhauahua)"

Falando serio, no momento que o Firefox vem com o Ubuntu, eu estou indiretamente concordando com os seus termos, que devem sim ser linkados e estar disponíveis ao usuário, mais não necessariamente na home page. Talvez nos Marcadores (favoritos) junto a aquela dezena que já vem por padrão no Firefox.

E infelizmente, 99,9% dos usuários nem darão "bola" para estes termos.

Resumindo minha opinião: Os termos devem sim ser apresentados e estar ao alcance do usuário, não necessariamente na home page do browser.



Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2008, 00:03 »
O complicado é que o Firefox é o navegador padrão do Ubuntu, um programa que vem instalado com o sistema, o único navegador web. Em tese, se o  usuário não aceitar os termos e for leigo a ponto de não saber instalar outro navegador, ficará impedido de navegar na internet... embora na prática parece que não é o caso, lembro de ter lido que a não aceitação dos termos não impede o uso do navegador - o que considero uma incoerência. Guardadas as devidas proporções, é como se o IE tivesse uma licença separada do Windows, ou o Safari tivesse uma separada do Mac OS X.

Se realmente há necessidade de exibição do termo, concordo com o felipeborges, ele não deve ficar impositiva e implacavelmente exposto na página inicial do navegador, obrigando o usuário a aceitá-lo ou não. Minha idéia seria algo tipo um link no menu Ajuda, onde já estão as Notas da Versão e o Sobre o Firefox. Penso que o termo deve ser uma informação, não uma imposição. Não vejo motivo suficientemente plausível pra colocar mais esse entrave entre o usuário e os programas que ele usa.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2008, 02:04 »
Por acaso no openSUSE o eula apareceu quando actualizei o FF3 do beta para a versão final.
Ainda vamos ver o Ubuntu a usar o Firefox como iceweasel ;D

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline eliubuntubr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2008, 02:26 »
mas toda hora que entrar no firefox ele vai mostrar o "EULA" ou somente uma vez?

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2008, 11:13 »
mas toda hora que entrar no firefox ele vai mostrar o "EULA" ou somente uma vez?

Assim como o Ubuntu, enquanto você não determinar uma nova página para a home page do Firefox, ele mostrará, lembra-se que na instalação do Ubuntu, ao abrir o firefox se abre está página: http://start.ubuntu.com/8.04/ ? Você pode definir outra.

A diferença basicamente é na página da Mozilla pela da Canonical.

............................................

Será possível que a Canonical vai chegar ao ponto de não concordar com estes termos, e restando ao Ubuntu o Iceweasel? Será uma grande perda!

Apesar de "sem nexo", eu não pensaria duas vezes ao negociar com a Mozilla.

Abraços!  :)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2008, 15:37 »
No Arch Linux o Firefox é chamado de Gran Paradiso :P E nem o ícone característico do Firefox daquele urso abraçando o mundo existe em nenhuma parte do sistema, tamanha é a anarquia BAUHAHAHA :P

No Debian o Firefox é chamado de IceWeasel :P

E assim vai :P

No Ubuntu podia ser algo como "Orange" ou algo do tipo :P

Se continuar assim a marca "Firefox" de Navegador de Internet será exclusiva do Windows :P
« Última modificação: 16 de Setembro de 2008, 20:29 por kernel_script »

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2008, 04:16 »
Daqui a pouco quem se mete no meio da briga é o google.

Dizendo, mete meu navegador ai, aceito tudo, só quero ele ai pra ver no que vai dar ;D

Ai já viu

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2008, 04:36 »
 http://packages.ubuntu.com/intrepid/abrowser
 É o "abrowser", um navegador sem marca que agora consta nos repositórios do Intrepid. Foi feito para contornar este problema, afinal, o Firefox é aberto. Então, é só recompilar com outro nome e já era, é como se realmente fosse outra coisa.


Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2008, 09:06 »
http://packages.ubuntu.com/intrepid/abrowser
 É o "abrowser", um navegador sem marca que agora consta nos repositórios do Intrepid. Foi feito para contornar este problema, afinal, o Firefox é aberto. Então, é só recompilar com outro nome e já era, é como se realmente fosse outra coisa.

Caramba! :o Sinceramente, considero ser picuinha da Fundação Mozilla. Uma ação que só faz diminuir o valor da marca dada a criação de n forks.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline tizé das coives

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2008, 10:10 »
o k eo eula?num sei o qe é iço..
o firefox éigual ao msn?

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2008, 13:06 »
o k eo eula?num sei o qe é iço..
o firefox éigual ao msn?

EULA são básicamente Termos de Uso de determinado aplicativo.

O Mozilla Firefox é um navegador web (browser), (para acessar sites na internet), assim como o Internet Explorer, Safari, Opera entre muitos outros!
O Firefox é livre, assim como LinuX e o Ubuntu, e neste caso (episódio) a Fundação Mozilla (que desenvolve o Firefox), está querendo exibir na página inicial do Firefox os Termos de Uso do mesmo, no qual (por vista grossa), podemos dizer que consta: "Não nos responsabilizamos pelos atos dos usuários com o Navegador Firefox". ;)

........................

ON Topic: Nada impede de compilar o aplicativo após a instalação (afinal ele é livre/aberto), mais é uma desfeita da Mozilla não disponibiliza-lo junto a uma das mais, se não a mais popular distribuições GNU/LinuX.

Eu pessoalmente compilaria minutos após a instalação e após apagar o browser substituto.

 ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2008, 14:30 »
A Mozilla tem se tornado rabugenta com alguns projetos livres que tanto apoiaram com o Firefox. Acho isso uma ingratidão e picuinha com detalhes bobos. Primeiro foi com o Debian, por uma bobeira de ícone acabaram se desentendendo. Agora querem criar caso com o Ubuntu a atual distribuição de desktop mais popular do planeta... Se continuar assim, voltaremos utilizar a suite agora chamada SeaMonkey ou outro projeto... Até onde a Mozilla Corporation é capaz de ir?

Saudades da época do Mozilla Suite... Não tinha esses problemas...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2008, 15:08 »
A Mozilla tem se tornado rabugenta com alguns projetos livres que tanto apoiaram com o Firefox. Acho isso uma ingratidão e picuinha com detalhes bobos. Primeiro foi com o Debian, por uma bobeira de ícone acabaram se desentendendo. Agora querem criar caso com o Ubuntu a atual distribuição de desktop mais popular do planeta... Se continuar assim, voltaremos utilizar a suite agora chamada SeaMonkey ou outro projeto... Até onde a Mozilla Corporation é capaz de ir?

Saudades da época do Mozilla Suite... Não tinha esses problemas...
Olha e não é só com o Ubuntu. A coisa com o Fedora também se vai complicar. O Fedora até tem normas mais rigidas que o Ubuntu e já me chegou ao conhecimento que o mesmo problema se irá passar com o Fedora.

EDIT: olha aqui sobre o Fedora e o firefox
http://spot.livejournal.com/299409.html
« Última modificação: 16 de Setembro de 2008, 15:10 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Mozilla quer que Firefox do Ubuntu exiba EULA
« Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2008, 16:30 »
Ja esperava algum tipo de problema da canonical com a mozilla desde quando teve o anuncio de que o próximo ubuntu não teria o mono como padrão devido as patentes da microsoft, mas não achei que fosse tão rápido.

Lembrando que o código do firefox é livre mas é um GLP modificado, e não o original, e que o nome e o logotipo dela tem patente comercial por isso acho que a exigência da EULA, para evitar algum processo como o MS sofreu por causa do IE.


Pelo o que eu li caso o pessoal do ubuntu não aceite o firefox não viria instalado por padrão mas estaria nos repositórios "restricted" junto com o skype e o google earth e seria usado como navegador padrão, parece, que o epifany ( é assim que escreve?) que é o navegador padrão do GNOME.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04