Autor Tópico: Instalação em HD+SSD  (Lida 2802 vezes)

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Instalação em HD+SSD
« Online: 01 de Agosto de 2017, 13:37 »
Bom dia pessoal,

Possuo um ultrabook no qual estou atualmente usando Windows, pois "preciso" do microsoft office. O laptop possui dois discos um SSD e um HDD

SSD: 30 GB
HDD: 320 GB
Memória: 4GB

Gostaria de voltar para o Linux, pois gostaria de montar um mini servidor de um game para jogar com o pessoal aqui da cidade. No entanto, também precisaria do laptop para tarefas básicas diárias, acessar email, office, etc.

Inicialmente pensei em utilizar os 30 GB do SSD como "\", entretanto no que li a respeito desse pequeno projeto, seria interessante hospedar os arquivos desse servidor no SSD também, onde no caso apenas 5 GB seriam suficientes para armazenar todos esses arquivos.

Eu poderia particionar os discos como

"\" 25 GB SSD
"swap" 8GB HDD
"\home" 312 GB HDD

Para criar a outra partição de 5GB no SSD para esse servidor eu deveria criar uma outra home ou simplesmente uma pasta qualquer?

Seriam suficientes 4GB de ram para utilizar o Microsoft office via virtual box?

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re:Instalação em HD+SSD
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2017, 20:25 »
Estou pensando em instalar o sistema todo com home e sem swap no SSD e utilizar o HDD como o segundo disco de Backup para colocar arquivos pesados e que não uso com frequência.

Após eu instalar o sistema no SSD normalmente, eu precisaria então formatar o HDD como ext4 e criar um diretório para salvar meus arquivos. Estive lendo sobre isso aqui http://www.hardware.com.br/dicas/gerenciando-hds-particoes-linux.html

Código: [Selecionar]
mkdir /backup
mount /dev/sdb1 /backup

O sistema montaria automaticamente esse disco e diretório toda vez que eu reniciar o sistema ou preciso editar o "/etc/fstab"? Quais os parâmetros devo utilizar caso seja necessário editar o fstab? Em alguns lugares vejo de uma forma e em outros de outra.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação em HD+SSD
« Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2017, 20:53 »
O sistema montaria automaticamente esse disco e diretório toda vez que eu reniciar o sistema ou preciso editar o "/etc/fstab"? Quais os parâmetros devo utilizar caso seja necessário editar o fstab?

Se quiser sempre montado quando iniciar o sistema vai precisar incluir no fstab

Faça uma cópia de segurança antecipadamente (para o caso do dedo escorregar e apagar o que não deve)

Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.bkp
Depois, para editar o arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
Como o sistema de arquivos pretendido é ext4, o que é uma ótima opção, use a mesma sintaxe que usa para o disco do sistema.
Do ponto de vista de montagem de sistema de arquivos é exatamente a mesma coisa.

Se olhar lá no fstab vai encontrar algo assim:

Citar
UUID=7a0f554d0-f6b9-4660-bee6-b83634b2af42 /               ext4    errors=remount-ro 0       1

O uuid referenciado, que acima é apenas um exemplo, você obtém no caso concreto fazendo o comando:

Código: [Selecionar]
sudo blkid
Até pode fazer o particionamento e a formatação usando a linha de comando, isso se quiser, mas o modo bastante prático é criar a partição usando o GParted numa interface gráfica bastante amigável.

« Última modificação: 02 de Agosto de 2017, 20:56 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.