Autor Tópico: Tutorial - Note Itautec W7635 (VN896/Chrome9 HC IGP) com 3D ativado no Ubuntu!!!  (Lida 152786 vezes)

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
TUTORIAL REVISADO E ATUALIZADO EM 14/03/2009

==> O kernel 2.6.24 é corrigido pelo patch 2.6.24.3 (na versão atual do linux-source-2.6.24), logo, o patch da VIA não é mais necessário.

==> Seu sistema deve estar devidamente atualizado, com o kernel 2.6.24-22-generic (ou superior)!!!

ATENÇÃO: o driver da VIA (+ suporte p/ 3D) foi instalado e testado no Ubuntu 8.04.1 atualizado para o kernel 2.6.24-22-generic. Novas atualizações do kernel poderão, talvez, afetar a funcionalidade deste tutorial (afetar o tutorial não significa afetar o driver já corretamente instalado!).

==> Não é recomendável aplicar este tutorial na versão de lançamento do Hardy (que usa o kernel 2.6.24-16-generic) sem, antes, atualizá-lo POR COMPLETO. Prefiram a versão ataul (8.04.2), ou pelo menos a 8.04.1. Portanto, se for utilizar a versão de lançamento, atualize completamente o sistema antes de seguir este tutorial!

IMPORTANTE:

==> Se todos os passos forem seguidos corretamente, é possível habilitar a aceleração 3D no Note Itautec W7635 (chipset VIA VN896, vídeo Chrome9 HC IGP) com Ubuntu 8.04.1 (Kernel 2.6.24-22-generic). Não garanto que funcione em outros modelos de Notebook's/PC's e/ou com outras distros Linux e/ou com outras versões do kernel!

==> Aqui está a "prova do crime", um vídeo que comprova a eficácia deste Tutorial:
http://br.youtube.com/watch?v=vK6LwROgrXY

==> A instalação do driver de vídeo NÃO CAUSARÁ NENHUM DANO AO SEU UBUNTU. Se ocorrer algum erro após a instalação, basta que você restaure as configurações do xorg original (faça backup), que tudo funcionará como antes!


LEIA TODO O TUTORIAL ANTES DE INICIAR A INSTALAÇÃO E A CONFIGURAÇÃO!!!



***


Notebook com chipset VIA VN896 e vídeo Chrome9 HC IGP rodando o cubo?

SIM! Já é possível!
Tão possível que estou com o cubo girando aqui no meu Itautec W7635, com Ubuntu Hardy Heron.

Sigam os passos abaixo:


==> Sigam TODOS OS PASSOS antes de reiniciar o sistema!!!


Obs: alguns comandos requerem o uso do "sudo". Você deverá estar usando o Ubuntu 8.04.1 atualizado para o kernel 2.6.24-22-generic (ou superior). A sua lista de pacotes deve estar atualizada (recarregue a lista no Gerenciador de Pacotes Synaptc). Este Tutorial ainda poderá passar por revisões!


NOTA
- Linux Mint 5 R1 (Elyssa) - para o Mint 5 R1 basta executar os passos 1, 2, 3 e 4. Isto se deve ao fato do Mint 5 ainda estar usando o kernel 2.6.24-16-generic. Logo, não é necessário recompilar o driver (salvo futuras atualizações). Usuários com maiores dificuldades podem tentar o Mint 5 no lugar do Hardy. Segundo relatos, a primeira versão (de lançamento) do Hardy (com o kernel 2.6.24-16-generic) funciona da mesma forma que o Mint 5, porém, apresenta problema após a atualização do kernel. Neste caso, prefira o Mint 5 ao invés da versão de lançamento do Hardy (não confundir a versão de lançamento com a versão atual do Hardy, que é a 8.04.2).



1 - Comecem baixando o driver (http://linux.via.com.tw):
http://linux.via.com.tw/support/beginDownload.action?eleid=2&fid=364

2 - Acesse, pelo Terminal, ou Consola, a pasta onde está o arquivo compactado (recomendo colocar o arquivo chrome9.83-242-u804.tar.gz na Home do usuário, que no meu caso é /home/ubuntu. Descompacte e Instale o driver:

Código: [Selecionar]
tar zxvf ./chrome9.83-242-u804.tar.gz
cd   ./chrome9.83-242-u804
sudo ./vinstall

==> Não reinicie o sistema! Ainda não!!! Reinicie somente no final do Tutorial! A instalação do driver provavelmente bagunçou o seu xorg.conf. Portanto, atenção ao próximo passo!

3 - Altere o xorg onde necessário e adicione as sessões que faltam (sudo gedit /etc/X11/xorg.conf):

IMPORTANTE: Por garantia, tenha uma outra cópia do xorg.conf original em outro local! Você poderá precisar dele mais tarde (caso ocorra algum erro)!!!

Código: [Selecionar]
Section "Device"
Driver "via"
Identifier "Configured Video Device"
Option "LCDPort" "DFP_HIGHLOW"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Device "Configured Video Device"
Monitor "Monitor"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Depth 24
Modes "1280x800"
Virtual 1280 800
EndSubSection
EndSection

Section "Module"
Load "glx"
Load "dri"
Load "extmod"
EndSection

Section "DRI"
Group 0
Mode 0666
EndSection

Salve e feche o arquivo!

4 - Edite o arquivo /usr/bin/compiz. No Terminal, ou Consola, digite:

IMPORTANTE: você pode fazer este passo agora ou deixar pra fazer só depois de reiniciar o sistema, ao fim do Tutorial. Motivo: esta alteração fará com que o Compiz reconheça a aceleração 3D e ative automaticamente os Efeitos Visuais. O "problema" é que se por acaso houver algum erro na instalação, ou alguma incompatibilidade, o sistema pode não conseguir iniciar a interface gráfica (o X). Ele pode ficar saindo e voltando ao GDM (tela de login). Aconteceu comigo (em alguns testes) e com o Rafael Portelada (que também teve sucesso na instalação  :D), Fique atento à este sintoma, após a instalação (e quando reiniciar o sistema, no final deste Tutorial). Se for o caso, deixe o arquivo do compiz com a configuração original. Mas lembre-se de fazer a alteração para poder habilitar o Compiz.

Código: [Selecionar]
sudo gedit /usr/bin/compiz
Procure pela linha WHITELIST="nvidia intel ati radeon i810" ou WHITELIST="nvidia intel ati radeon i810 fglrx" e altere para WHITELIST="nvidia intel ati radeon i810 via" (ou para WHITELIST="nvidia intel ati radeon i810 via fglrx", acho que da na mesma).

Salve e feche o arquivo!

5 - Instale os seguintes pacotes (pelo Terminal):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install patch build-essential libncurses5-dev linux-source
6 - Depois faça:

Código: [Selecionar]
cp /usr/src/linux-source-2.6.24.tar.bz2 /tmp/
cd /tmp/
tar -xvf linux-source-2.6.24.tar.bz2
cd linux-source-2.6.24


==> Daqui em diante você deve estar em "/tmp/linux-source-2.6.24".
Exemplo: ubuntu@ubuntu-laptop:/tmp/linux-source-2.6.24$

==> ATENÇÃO: em 14/03/2009 a versão atualizada do kernel era a 2.6.24-23-generic. Logo, todas os comandos, a seguir, que façam referência a versão do kernel 2.6.24-22-generic, devem ser modificados de acordo com a versão mais atual do kernel (para o Hardy Heron). Eu não irei modificar os comandos pelo fato de eu não ter validado este tutorial para os kernels superiores ao 2.6.24-22-generic. Portanto, MUITA ATENÇÃO DAQUI EM DIANTE! Use uname -r no Terminal para saber qual a versão. Lembre-se que seu sistema já deveria estar TOTALMENTE ATUALIZADO!!!

7 - Depois:

Nota: lembre-se de modificar o comando abaixo para versão mais atual do kernel. Use uname -r no Terminal para saber qual a versão.

Código: [Selecionar]
cp /boot/config-2.6.24-22-generic .config

8 - Obs: a compilação funciona mesmo sem alterar o Makefile. Estou colocando aqui para deixar o Tutorial mais completo.

Substitua o parâmetro EXTRAVERSION do arquivo Makefile pelo último número do kernel atual (por exemplo, EXTRAVERSION = -22-generic):

Código: [Selecionar]
sudo gedit Makefile
Mude a quarta linha "EXTRAVERSION = .3" para "EXTRAVERSION = -22-generic".

Por exemplo... deixe assim:

Código: [Selecionar]
VERSION = 2
PATCHLEVEL = 6
SUBLEVEL = 24
EXTRAVERSION = -22-generic


Nota: lembre-se de adicionar no parâmetro EXTRAVERSION a versão mais atual do kernel. Use uname -r no Terminal para saber qual a versão.


9 - Depois faça:

Código: [Selecionar]
make oldconfig

continue...

Nota: lembre-se de modificar o comando abaixo para versão mais atual do kernel. Use uname -r no Terminal para saber qual a versão.

Código: [Selecionar]
cp /usr/src/linux-headers-2.6.24-22-generic/Module.symvers Module.symvers
e

Código: [Selecionar]
make prepare scripts
make modules M=drivers/char/drm
make modules M=drivers/char/agp

10 - Por último, é só copiar os arquivos compilados para os seus devidos locais:

Nota: lembre-se de modificar o comando abaixo para versão mais atual do kernel. Use uname -r no Terminal para saber qual a versão.

Código: [Selecionar]
cd /tmp/linux-source-2.6.24/drivers/char/agp
sudo cp *.ko /lib/modules/2.6.24-22-generic/kernel/drivers/char/agp

cd /tmp/linux-source-2.6.24/drivers/char/drm
sudo cp *.ko /lib/modules/2.6.24-22-generic/kernel/drivers/char/drm


IMPORTANTE: a instalação do driver NÃO CAUSARÁ NENHUM DANO AO SEU UBUNTU. Caso ocorra algum erro após reiniciar o sistema, basta que você restaure as configurações do xorg original, que tudo funcionará como antes! Lembra da cópia de segurança?


11 - Reinicie o sistema.


Em caso de erro:

==> Se o modo gráfico não for carregado, restaure o xorg original. Você pode fazer isto pelo modo texto ou pelo Live CD. Há um backup do xorg original em /etc/X11/, com o nome xorg.conf.viabak. Ou utilize a cópia feita por você.

==> Para que tudo funcione com o driver da VIA (3D, etc), você deve primeiro acertar as configurações do xorg.conf. Verifique outras opções de configuração do xorg no arquivo viax.conf, que vem junto com o arquivo de instalação do driver. Se não tiver sucesso, restaure as configurações do xorg através do backup (/etc/X11/xorg.conf.viabak). Por garantia, tenha SEMPRE uma outra cópia do xorg.conf original em outro local!


==> Pra facilitar ainda mais, vou postar aqui o meu xorg.conf completo. Mas lembro que este é o MEU xorg, para o MEU Notebook (W7635). Pode não ser o correto pra você:

Código: [Selecionar]
# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "kbd"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "abnt2"
Option "XkbLayout" "br"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
Driver "synaptics"
Option "SendCoreEvents" "true"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "HorizEdgeScroll" "0"
Option       "SHMConfig"             "on"
     Option "MinSpeed" "0.50"
     Option "MaxSpeed" "1.00"
EndSection

Section "Device"
Driver "via"
Identifier "Configured Video Device"
Option "LCDPort"       "DFP_HIGHLOW"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Monitor"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier    "Default Screen"
    Device        "Configured Video Device"
    Monitor        "Monitor"
    DefaultDepth    24
     SubSection "Display"
Depth 24
Modes "1280x800"
Virtual 1280 800
EndSubSection
EndSection

Section "Module"
Load  "glx"
Load  "dri"
Load  "extmod"
EndSection

Section "DRI"
Group 0
Mode 0666
EndSection

Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
Screen "Default Screen"
InputDevice "Synaptics Touchpad"
EndSection


11.1 - Se deu tudo certo até aqui, tente habilitar os Efeitos Visuais (se já não estiver habilitado!). Se você pulou o passo 4 no início, terá que fazê-lo agora, senão os Efeitos Visuais (Compiz) não serão habilitados!


Para ativar o Cubo, instale o Advanced Desktop Effects Settings, pelo Adicionar/Remover...

Caso não consiga habilitar os efeitos 3D, tente refazer todos os passos do Tutorial, e só reiniciar no final (último passo).

A sua lista de pacotes deve estar atualizada (recarregue a lista no Gerenciador de Pacotes Synaptc).

Por garantia, tenha uma outra cópia do xorg.conf original em um local adequado!

Existem duas possibilidades: funcionar com a aceleração 3D e com o Compiz habilitado, ou apenas funcionar com a aceleração 3D.

Mesmo que você não consiga fazer o Compiz (o que faz o cubo) funcionar, o driver VIA foi instalado, e se você conseguiu iniciar o modo gráfico, o suporte para aceleração 3D já deve estar habilitado e funcionando (para jogos, por exemplo). Só testando pra ter certeza... (vai um jogo 3D ai?). O mais importante é o suporte à aceleração 3D, e não o funcionamento correto do Compiz!

As opções Section "Device", Section "Monitor", e Section "Screen" do xorg deste Tutorial são para o LCD do Note Itautec W7635 (e possivelmente do Amilo Pro V3515, e do Amilo LA 1703, ambos da Fujitsu Siemens). Pode ser que não funcione com outros LCDs. Verifique outras opções de configuração do xorg no arquivo viax.conf, que vem junto com o arquivo de instalação do driver.



Para maiores detalhes, consulte o Tutorial original (que está desatualizado!!!) em http://forum.ubuntu.pl/showthread.php?t=59711


Outras fontes e referências:
http://www.tkarena.com/forums/linux-arena/37154-desktop-effects-amilo-pro-3515-vn896-guide.html
http://amilo1703-vs-ubuntu.over-blog.org/article-20729444.html
http://n00bsys0p.wordpress.com/2008/10/07/compiz-on-slackware-with-via-chrome9/
http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-555032.html


Dificuldades para instalar e fazer funcionar a aceleração 3D ou o Compiz? Os links abaixo podem ajudar:
http://ebegati.blogspot.com/2008/05/placa-grfica-via-chrome9-misso.html
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=36485.0
http://caminholivre.wordpress.com/2008/07/17/chrome-9-em-busca-da-solucao/

Este link tem uma opção de configuração do xorg que, no meu caso, não ajudou. Mas pode ajudar você:
http://www.geocities.com/evandroalb/blog/xorg.zip


Alguns problemas encontrados após a instalação bem sucedida:

1 - Fechamento imprevisto do Firefox (ocorreu algumas vezes);
2 - Tela preta na reprodução de vídeos (quase sempre). Solução: desabilitar os Efeitos Visuais;
3 - Perda imprevista dos Efeitos Visuais (ocorreu algumas vezes);
4 - Fechamento imprevisto do Firefox ao tentar visualizar vídeos do Youtube em tela cheia. Solução: desinstalar o flashplugin-nonfree e instalar o pacote adobe-flashplugin (Adobe Flash Player plugin version 10);
5 - Erro estranho no Rhythmbox: músicas e rádio só tocam com a visualização ativada, ou ativando e desativando a visualização algumas vezes seguidas (?). Solução: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=52651.0
6 - Lupa do Compiz com imagem invertida e de cabeça para baixo. Solução/alternativa: usar o Zoom Desktop no lugar da Lupa;
7 - Google Earth com o globo terrestre totalmente branco. Solução: desativar a opção "Atmosfera", no menu "Visualizar".


Boa diversão!!!


Agradeço ao Rafael Portelada pela paciência e insistência, o que foi fundamental para corrigir e validar este Tutorial. É mais um que está com a aceleração 3D ativada!!!



 :D

« Última modificação: 01 de Setembro de 2009, 17:38 por rodrigo.miguel »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: W7635 com 3D habilitado no Ubuntu!!!
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2008, 01:19 »
Parabéns para a VIA, que olhou para o Linux. Vamos aguardar que a SIS faça a mesma coisa.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (chipset VIA VN896) com 3D habilitado no Ubuntu!!!
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2008, 01:32 »
Resumindo.
Tem que ser ninja  :D.

Isso tudo pra colocar um driver, affffffffffff

Belo trabalho.

Acho que instalar é mais facil do que escrever isso tudo ai ;D.
Até tenho um em vista pra fazer isso, mas vou deixar mais pra frente, quem sabe saia um driver mais robusto, que não dê muitos contratempos, se fosse meu o note até fazia, mas como é de um iniciante, e começar a trava, ai ele me mata.

Mas parabéns pelo tudo, espero que ajude a muitos.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Rafael Portelada

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (chipset VIA VN896) com 3D habilitado no Ubuntu!!!
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2008, 04:14 »
Depois de muita luta.
Conseguimos, agradeço a paciência do Rodrigo.

abraço

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (chipset VIA VN896) com 3D habilitado no Ubuntu!!!
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2008, 16:31 »
Estou com um problema. Gostaria da ajuda de vocês.

É uma questão de acessibilidade. No fundo, foi a real motivação para criar este tutorial.

==> Preciso que uma pessoa que tem falta de visão utilize a Lupa do Compiz (essa pessoa também tem um Note W7635).

Sei que o Gnome tem uma Lupa (no Orca). Mas a do Compiz é muito melhor.

Só que há um problema: a imagem da Lupa do Compiz aparece invertida e de cabeça pra baixo.

Alguém sabe como resolver???

Só falta isso pra que essa pessoa abandone o Windows e passe a usar o Ubuntu!!!


Aguardo...

Offline TheFox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (VN896/Chrome9 HC IGP) com 3D ativado no Ubuntu!!!
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2008, 15:21 »
Cara... ativou tudo blz.. porém, depois q reiniciei a maquina, foi tudo certo, ele pediu nome de usuario e senha.. carregou tudo normal, dae... travo, depois de uns 30 a 40segundos
desliguei o notebook e reiniciei de novo, fiz tudo rapido, nome de usuario, senha, botão direito na area de trabalho, alterar plano de fundo, efeitos visuais e botei pra ativar, e ele ativo, ao inves de reiniciar como tava hehe, dae quando vou clicar no botão manter as configurações.. "Deu os 40segundos" e trava :-[ ... nunca tive tão perto de ativar o 3d uahuhaeu alguem ae pode me ajudar?
o notebook é um Positivo Z85.. a placa de video é a via chrome9.. essa mesma ae..
ps: eu to nele aqui agora, porem loguei no kernel antigo, final 16, e as configurações feitas nessa topico foi feita no kernel final 19, o mesmo..
alguem pode me ajudar?
aguardo..
abraços

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (VN896/Chrome9 HC IGP) com 3D ativado no Ubuntu!!!
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2008, 17:10 »
Você disse que ele travou após tentar ativar os Efeitos Visuais, ou ele trava de qualquer jeito???

Faça o seguinte. Deixe o arquivo "compiz" com a configuração original:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /usr/bin/compiz
Procure pela linha WHITELIST="nvidia intel ati radeon i810 via" (ou WHITELIST="nvidia intel ati radeon i810 via fglrx") e retire SOMENTE a palavra "via".

Deve ficar assim: WHITELIST="nvidia intel ati radeon i810 fglrx" (ou WHITELIST="nvidia intel ati radeon i810").

Agora tente utilizar o Notebook normalmente, por um certo tempo. Assim saberemos se é ou não o Compiz que está travando...

Poste aqui todos os detalhes possíveis do seu Notebook, como modelo, marca, hardware (quantidade de memória, etc). Use também o comando lspci para listar o hardware.

E aguarde... ;D

Offline TheFox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (VN896/Chrome9 HC IGP) com 3D ativado no Ubuntu!!!
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2008, 17:20 »
bom.. ele tava travando antes de ativar os efeitos

dae fiz o processo de novo um monte de vezes hehe...dae hj cedo eu deletei e instalei o drive, reiniciei ele, e fiz com esse detalhe diferente, reiniciei antes... agora ele ta travando só quando ativo.. porém ainda não testei com muito tempo ligado, mais foi essa diferença..
tem algo q eu possa fazer?

PS: cabo de travar sem ativar de novo
 :(
« Última modificação: 22 de Setembro de 2008, 17:22 por TheFox »

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (VN896/Chrome9 HC IGP) com 3D ativado no Ubunt
« Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2008, 20:42 »
bom.. ele tava travando antes de ativar os efeitos

dae fiz o processo de novo um monte de vezes hehe...dae hj cedo eu deletei e instalei o drive, reiniciei ele, e fiz com esse detalhe diferente, reiniciei antes... agora ele ta travando só quando ativo.. porém ainda não testei com muito tempo ligado, mais foi essa diferença..
tem algo q eu possa fazer?

PS: cabo de travar sem ativar de novo
 :(


Poste aqui todos os detalhes possíveis do seu Notebook, como modelo, marca, hardware (quantidade de memória, etc). Use também o comando lspci para listar o hardware.

Lembre-se que este tutorial só garante o funcionamento do driver em um Note W7635 Itautec. E mesmo assim com alguns probleminhas...

O seu é um Positivo. Devemos procurar uma solução para o seu caso. Tente as outras opções do xorg (conforme link's do tutorial), e tenha certeza de ter instalado o driver corretamente.

...
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2008, 22:03 por rodrigo.miguel »

Offline TheFox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (VN896/Chrome9 HC IGP) com 3D ativado no Ubuntu!!!
« Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2008, 23:58 »
comando lspci:
foxneto@foxneto-laptop:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Host Bridge
00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Host Bridge
00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Host Bridge
00:00.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Host Bridge
00:00.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Host Bridge
00:00.5 PIC: VIA Technologies, Inc. P4M900 I/O APIC Interrupt Controller
00:00.6 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Security Device
00:00.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 PCI Bridge
00:02.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 PCI to PCI Bridge Controller (rev 80)
00:03.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 PCI to PCI Bridge Controller (rev 80)
00:0f.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT8237A SATA 2-Port Controller (rev 80)
00:0f.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 07)
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A PCI to ISA Bridge
00:11.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8251 Ultra VLINK Controller
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 7c)
00:13.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A Host Bridge
00:13.1 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A PCI to PCI Bridge
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. Chrome9 HC IGP (rev 01)
05:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VIA High Definition Audio Controller (rev 10)
06:04.0 FLASH memory: ENE Technology Inc ENE PCI Memory Stick Card Reader Controller
06:04.1 SD Host controller: ENE Technology Inc ENE PCI SmartMedia / xD Card Reader Controller
06:04.3 FLASH memory: ENE Technology Inc ENE PCI Secure Digital / MMC Card Reader Controller

meu notebook é um positivo Z85: 1gb de memoria..Duo core.. hd 120gb.. placa de video via chrome9.. placa de som via HD... bom.. to no linux hehe qualquer coisa, a configuração ta nesse site http://www.jacotei.com.br/notebook-positivo-z85-1gb-1-46ghz-120gb-dvd-rw.html espero ter ajudado...

ahhh outra coisa, meu colega que me passou este site, ele me falou q poderia ser o glx axo q é isso mesmo ou mesmo atualizar o xglx hehe  no xorg.conf...

ta aqui meu xorg.conf

Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "br"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier   "Configured Mouse"
   Driver      "mouse"
   Option      "CorePointer"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier   "Synaptics Touchpad"
   Driver      "synaptics"
   Option      "SendCoreEvents"   "true"
   Option      "Device"      "/dev/psaux"
   Option      "Protocol"      "auto-dev"
   Option      "HorizEdgeScroll"   "0"
EndSection

Section "Device"
   Driver "via"
   VendorName  "VIA Tech"
   BoardName   "via"
   Identifier   "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier "Monitor"
   ModeLine "720x480" 26.7 720 736 808 896 480 481 484 497
   ModeLine "720x576" 32.7 720 744 816 912 576 577 580 597
   ModeLine "800x480" 29.58 800 816 896 992 480 481 484 497
   ModeLine "848x480" 31.5 848 864 952 1056 480 481 484 497
   ModeLine "856x480" 31.7 856 872 960 1064 480 481 484 497
   ModeLine "960x600" 45.98 960 1000 1096 1232  600 601 604 622 -HSync +Vsync
   ModeLine "1000x600" 48.07 1000 1040 1144 1288 600 601 604 622 -HSync +Vsync
   ModeLine "1024x512" 41.3 1024 1056 1160 1296 512 513 516 531
   ModeLine "1088x612" 52.95 1088 1128 1240 1392 612 613 616 634 -HSync +Vsync
   ModeLine "1152x720" 67.32 1152 1208 1328 1504 720 721 724 746 -HSync +Vsync
   ModeLine "1200x720" 70.18 1200 1256 1384 1568 720 721 724 746 -HSync +Vsync
   ModeLine "1280x600" 61.50 1280 1336 1464 1648 600 601 604 622 -HSync +Vsync
   ModeLine "1280x720" 74.6 1280 1341 1474 1688 720 721 724 746
   ModeLine "1280x768" 80.1 1280 1344 1480 1680 768 769 772 795
   ModeLine "1360x768" 85.50 1360 1392 1712 1744 768 783 791 807 +HSync +Vsync
   ModeLine "1366x768" 85.86 1366 1440 1584 1800 768 769 772 795 -HSync +Vsync
   ModeLine "1440x900" 106.47 1440 1520 1672 1904 900 901 904 932 -HSync +Vsync
   ModeLine "1440x1050" 126.2 1440 1536 1688 1936 1050 1051 1054 1087
   ModeLine "1600x900" 119.00 1600 1696 1864 2128 900 901 904 932 -HSync +Vsync
   ModeLine "1600x1024" 136.36 1600 1704 1872 2144 1024 1025 1028 1060 -HSync +Vsync
   ModeLine "1792x1344" 202.97 1792 1920 2112 2432 1344 1345 1348 1391 -HSync +Vsync
   ModeLine "1856x1392" 218.57 1856 1992 2192 2528 1392 1393 1396 1441 -HSync +Vsync
   ModeLine "1920x1080" 172.9 1920 2043 2249 2578 1080 1081 1084 1118
   ModeLine "2048x1536" 266.95 2048 2200 2424 2800 1536 1537 1540 1589 -HSync +Vsync
   ModeLine "720x480" 34.9 720 752 824 928 480 481 484 502
   ModeLine "720x576" 42.6 720 760 832 944 576 577 580 602
   ModeLine "848x480" 41.0 848 880 968 1088 480 481 484 502
   ModeLine "856x480" 41.3 856 888 976 1096 480 481 484 502
   ModeLine "1024x512" 53.3 1024 1072 1176 1328 512 513 516 535
   ModeLine "1280x768" 103.0 1280 1360 1496 1712 768 769 772 802
   ModeLine "1440x1050" 160.0 1440 1536 1696 1952 1050 1051 1054 1096
   ModeLine "1280x768" 118.5 1280 1368 1504 1728 768 769 772 807
   ModeLine "1440x1050" 184.5 1440 1544 1704 1968 1050 1051 1054 1103
   ModeLine "848x480" 47.4 848 888 976 1104 480 481 484 505
EndSection

Section "Screen"
   Monitor  "Monitor"
   SubSection "Display"
      Modes  "1024x768"
      Virtual 1024 768
      Depth  24
   EndSubSection
   Identifier   "Default Screen"
   Device      "Configured Video Device"
EndSection

Section "ServerLayout"
   Identifier   "Default Layout"
   Screen      "Default Screen"
   InputDevice   "Synaptics Touchpad"
EndSection

Section "Module"
   Load  "glx"
   Load  "dri"
   Load  "extmod"
EndSection

Section "DRI"
   Group 0
   Mode 0666
EndSection


ele fico assim de o ./vinstall

to dando trabalho hehe
aguardo...
PS: o 1280x800 funciona normal, é q eu desinstalei o drive via e instalei de novo pra entrar sem travar, dae esquici de mudar pra 1280x800 no xorg
« Última modificação: 23 de Setembro de 2008, 00:00 por TheFox »

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (VN896/Chrome9 HC IGP) com 3D ativado no Ubuntu!!!
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2008, 10:33 »
Comente estas sessões:

Código: [Selecionar]
Section "Module"
   Load  "glx"
   Load  "dri"
   Load  "extmod"
EndSection

Section "DRI"
   Group 0
   Mode 0666
EndSection

Deixe assim:

Código: [Selecionar]
#Section "Module"
#   Load  "glx"
#   Load  "dri"
#   Load  "extmod"
#EndSection

#Section "DRI"
#   Group 0
#   Mode 0666
#EndSection


Veja se melhora ou piora alguma coisa. Já tentei isto aqui para solucionar outros problemas, mas não resultou em nada. Quem sabe no seu caso surte algum efeito...


...

Offline jcao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (VN896/Chrome9 HC IGP) com 3D ativado no Ubuntu!!!
« Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2008, 16:01 »
Olá pessoal, segui o tutorial e estou no item 10

make oldconfig

e tive a seguinte resposta

make: *** No rule to make target 'oldconfig'. Stop

o que está errado?


Offline TheFox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (VN896/Chrome9 HC IGP) com 3D ativado no Ubuntu!!!
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2008, 23:46 »
ainda não funfo  :(
mesmo colocando o # ele ainda trava depois de alguns segundos

tipo.. esses comandos q vc me falo, tbm fica parecido se tivesse mudado o glx ou xglx?

Offline jcao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (VN896/Chrome9 HC IGP) com 3D ativado no Ubuntu!!!
« Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2008, 12:59 »
Consegui resolver, o que estava errado era o caminho...

agora tenho que resolver o problema do xorg.conf, pois a tela ficou preta, ou seja, não entrou a configuração do video..



Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Tutorial - Note Itautec W7635 (VN896/Chrome9 HC IGP) com 3D ativado no Ubuntu!!!
« Resposta #14 Online: 24 de Setembro de 2008, 19:50 »
ainda não funfo  :(
mesmo colocando o # ele ainda trava depois de alguns segundos

tipo.. esses comandos q vc me falo, tbm fica parecido se tivesse mudado o glx ou xglx?

Substitua o seu xorg.conf por este:

Código: [Selecionar]
Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "kbd"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "abnt2"
Option "XkbLayout" "br"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
Driver "synaptics"
Option "SendCoreEvents" "true"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "HorizEdgeScroll" "0"
Option      "SHMConfig"             "on"
    Option "MinSpeed" "0.50"
    Option "MaxSpeed" "1.00"
EndSection

Section "Device"
Driver "via"
Identifier "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Monitor"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier    "Default Screen"
    Device        "Configured Video Device"
    Monitor        "Monitor"
    DefaultDepth    24
    SubSection "Display"
Depth 24
Modes "1280x800"
Virtual 1280 800
EndSubSection
EndSection

Section "Module"
Load  "glx"
Load  "dri"
Load  "extmod"
EndSection

Section "DRI"
Group 0
Mode 0666
EndSection

Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
Screen "Default Screen"
InputDevice "Synaptics Touchpad"
EndSection

Veja o que acontece...

==> Poste aqui também o resultado (todo ele) do comando:

Código: [Selecionar]
sudo dmidecode

...
« Última modificação: 24 de Setembro de 2008, 19:56 por rodrigo.miguel »