Autor Tópico: Reembolso do Windows - mais um caso de sucesso!  (Lida 6875 vezes)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Reembolso do Windows - mais um caso de sucesso!
« Online: 11 de Setembro de 2008, 16:01 »
Encontrei mais um caso de sucesso..

Citar
É a velha história, você compra um computador, e junto vem o Sistema Operacional. Eu comprei um computador que tinha o Windows Vista, mas depois de ir ao Procom de Maringá eu consegui que me reembolsassem 214,00 reais do S.O (Windows Vista).
Bad-Vista

Bad-Vista

A umas semanas atraz resolvi comprar um computador de mesa DELL que estava em promoção, daí eu queria reduzir mais um pouco o valor e pedi para o vendedor que retirasse o Sistema Operacional pois eu uso Linux e o vendedor disse:
- Desculpe, mas essa maquina não pode ser vendida sem o Vista, se o senhor quiser pode optar por uma outra maquina sem o Sistema Operacional, mas essa da promoção não dá para tirar.
Tudo bem então, eu disse, mas eu lembrava de ter visto no BR-Linux o caso do Vinicius Andre que relatou que havia conseguido o reembolso em 02/01/2008, e deixou algumas dicas de como proceder, então eu deixei rolar a compra, a DELL simplismente teria o trabalho posterior de devolver o dinheiro do SO.
Então quando a maquina chegou e eu a liguei, logo que o windows ligou aparecia os termos de licensa, e em uma parte dizia:
“Se você não concorda em utilizar o sistema instalado entre em contato com o revendedor e solicite o reembolso”
Então eu instalei o Debian por cima e liguei para a Dell solicitando o reembolso, negaram que a pratica era ilegal, e disseram que eu tinha aceitado, e que isso estava registrado lá, que não poderia ser devolvido o windows, que se eu quisesse eu podia devolver o computador todo e comprar um modelo que não tivesse o Sistema Operacional. Usei vários argumentos que eu tinha visto no post do Vinicius, mas nada adiantava, parece que eles foram treinados para negar e ensinaram várias alegações. Então eu solicitei o numero de protocolo de atendimento e disse que iria entrar em contato com o Procom para resolver o caso, e foi o que fiz.

No dia seguinte fui ao Procom, e expliquei toda a situação para o atendente, falei que eu tinha lido sobre o assunto na internet e que isso era venda casada, e ele no mesmo instante ligou para a DELL.
Pelo que percebi, a primeira atendente usou as mesmas justificativas que usaram contra mim, mas o cara do Procom era persistente e rebatia todas as tentativas dela, dai essa atendente desistiu e passou para a supervisora, que tentou novamente enrolar, o cara do Procom chegou a falar que ela estava se contradiznedo com o que a outra atendente falou, até que ela resolveu negociar o meu reembolso, informou o cara do Procom que da DELL entraria em contado para estar agendando o recolhimento do gabinete e posterior reembolso.
Passado alguns dias ligaram da Dell e marcaram um dia para recolher o gabinete, para que fosse enviado outro sem o Sistema Operacional, isso mesmo eles recolheram o computador e mandaram outro, pois a licença do Windows é vonculada a maquina em que está instalado. Esse procedimento levou uns 15 dias entre buscarem a maquina com o Windows e me dar uma sem o S.O. , mas resultou na economia de 214 reais.
Foi um pouco chato esse tempo que levou para eu ter meu computador, mas eu fiz valer o meu direito de escolha, não sou contra a venda de computadores com o Windows, desde que tenha o direito de optar por outro SO ou então por vir sem. E se você for tentar conseguir o reembolso,leia o post do Vinicius, pois lá ele dá algumas dicas como: não clicar em “Eu aceito” na primeira inicialização, ter educação aou ligar, tirar copias de contratos entre outros.
E se for ao Procom para fazer valer o seu direito, explique para o atendente com clareza o seu problema, pois ele pode não saber o que é um sistema operacional, então você vai ter que explicar que existem outros sistemas, que quando foi feita a compra você não tinha outra opção, leve a nota fiscal e mostre, pois lá o sistema operacional é um item descrito a parte. O atendente vai ligar para a DELL e vai tentar resolver
.

http://mistura.wordpress.com/2008/09/09/reembolso-do-windows-vista/

Pois é... se todos os que não se interessam em ter uma cópia do Windows fizessem isto! As coisas poderiam começar a mudar.
Eu próprio comprei este ano um novo computador e levei com o windows Vista que raramente uso. :-\

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline absolut1983

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Reembolso do Windows - mais um caso de sucesso!
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2008, 17:30 »

   Pois é, pois é. Se todos fizessem isso a própria Dell ficaria mais ligeira e começaria a vender mais máquinas sem SO ou, quem sabe, facilitaria a devolução dos tais duzentos e poucos reais (bela quantia, aliás. Pensei que fosse bem menos).

   Meu laptop veio com o Vista Basic e cheguei a pensar em rejeitar o EULA antes de formatar tudo, mas só de pensar na encheção de saco...
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Reembolso do Windows - mais um caso de sucesso!
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2008, 18:26 »
O problema disso são os espertinhos que vão aparecer, vão querer receber o reembolso do sistema pré-instalado (no caso, Windows) pra baratear a máquina e depois tascar um piratão na bagaça, hehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline eliubuntubr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Reembolso do Windows - mais um caso de sucesso!
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2008, 01:19 »
bom eu não sei eu acho que vocês querem deixar a microsoft dura

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Reembolso do Windows - mais um caso de sucesso!
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:20 »
bom eu não sei eu acho que vocês querem deixar a microsoft dura

Não é isto! Nós não queremos é pagar por um Sistema Operacional que não iremos usar!

Quando você compra um PC com o Window$ instalado (ou pré instalado) você está pagando também pelo sistema operacional, sendo nós usuários LinuX, por que motivo quero eu ter um Window$ instalado em meu computador? E o pior, pagar para não utilizar.

......................................

Ainda não tive a oportunidade de comprar um microcomputador com Window$ pré-instalado e poder brigar pela devolução do meu dinheiro, mais se uma cituação como está se afrontar, tenham certeza que vou até o fim (seja no procom, ou no tribunal  ;) ), mais não irei pagar por um sistema proprietário que eu não irei utilizar.

Parabéns aos que o fizeram!

 :-*
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Reembolso do Windows - mais um caso de sucesso!
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2009, 19:03 »
bom eu não sei eu acho que vocês querem deixar a microsoft dura

bom eu não sei eu acho que vocês querem deixar a microsoft dura

Não é isto! Nós não queremos é pagar por um Sistema Operacional que não iremos usar!

Quando você compra um PC com o Window$ instalado (ou pré instalado) você está pagando também pelo sistema operacional, sendo nós usuários LinuX, por que motivo quero eu ter um Window$ instalado em meu computador? E o pior, pagar para não utilizar.

......................................

Ainda não tive a oportunidade de comprar um microcomputador com Window$ pré-instalado e poder brigar pela devolução do meu dinheiro, mais se uma cituação como está se afrontar, tenham certeza que vou até o fim (seja no procom, ou no tribunal  ;) ), mais não irei pagar por um sistema proprietário que eu não irei utilizar.

Parabéns aos que o fizeram!

 :-*

Exatamente isso eliubuntubr!

Temos o Direito de usar o sistema operacional aberto, pois o EULA é muito claro na rejeição.

Os fabricantes é que dizem que o windows é melhor para você, pois pagam impostos para a Microsoft .

Já informei o procon, e disse que se o valor da licença não se encontrar na NF, nada pode acusar a Empresa de venda casada, mas indicou o Juízado de Pequenas Causas para obrigar a dar o valor da licença para o procon entrar como venda casada.

Vou tentar fazer isto ao comprar o meu:

Filmar desde a chegada do notebook, quando focar bem o termo de licença, ler e rejeitar e depois continuando a filmar instalar o openduse, por exemplo, quando a parte da partição windows for identificada, deixe como "destruir windows completamente" como ok para não constar nada de windows no notebook. vi isso no orkut e tem um vídeo que achei no youtube.com e está no meu blog:

www.reembolsowindows.wordpress.com

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Reembolso do Windows - mais um caso de sucesso!
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2009, 22:57 »
Galera,

Estou em andamento de reembolso em um notebook compaq da HP.

Claro que são teimosos em relação ao EULA e com desculpas desconexas e sem sentido em não quererem cumprir o termo.

Já acionei o procon-SP,  meios de comunicação e enviei e-mail em inglês para HP USA.

Penoso, mas só assim para mudar o política da HP aos seus consumidores e a comunidade linux.

Meu caso está no blog www.hpxlinux.wordpress.com

 

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Reembolso do Windows - mais um caso de sucesso!
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2010, 18:44 »
vi esse link hoje, o cara conseguiu reembolso da Lenovo, lá em São Paulo: http://ottoteixeira.com/2010/03/21/como-conseguir-o-reembolso-pelo-windows-oem/


e hoje saiu essa reportagem do olhar digital: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/e-usuario-linux-mas-o-windows-veio-instalado-no-pc-saiba-que-e-possivel-pedir-reembolso/12519


será que algum dia isso evoluirá para algo como: "escolha seu SO durante a compra do pc."




edit: o primeiro link que passei, do blog do otto, tem também na página que o karoaux passou: www.reembolsowindows.wordpress.com
« Última modificação: 27 de Junho de 2010, 19:09 por rudregues »
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline lpr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Reembolso do Windows - mais um caso de sucesso!
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2010, 16:25 »
Encontrei mais um caso de sucesso..

Citar
É a velha história, você compra um computador, e junto vem o Sistema Operacional. Eu comprei um computador que tinha o Windows Vista, mas depois de ir ao Procom de Maringá eu consegui que me reembolsassem 214,00 reais do S.O (Windows Vista).
Bad-Vista

Bad-Vista

A umas semanas atraz resolvi comprar um computador de mesa DELL que estava em promoção, daí eu queria reduzir mais um pouco o valor e pedi para o vendedor que retirasse o Sistema Operacional pois eu uso Linux e o vendedor disse:
- Desculpe, mas essa maquina não pode ser vendida sem o Vista, se o senhor quiser pode optar por uma outra maquina sem o Sistema Operacional, mas essa da promoção não dá para tirar.
Tudo bem então, eu disse, mas eu lembrava de ter visto no BR-Linux o caso do Vinicius Andre que relatou que havia conseguido o reembolso em 02/01/2008, e deixou algumas dicas de como proceder, então eu deixei rolar a compra, a DELL simplismente teria o trabalho posterior de devolver o dinheiro do SO.
Então quando a maquina chegou e eu a liguei, logo que o windows ligou aparecia os termos de licensa, e em uma parte dizia:
“Se você não concorda em utilizar o sistema instalado entre em contato com o revendedor e solicite o reembolso”
Então eu instalei o Debian por cima e liguei para a Dell solicitando o reembolso, negaram que a pratica era ilegal, e disseram que eu tinha aceitado, e que isso estava registrado lá, que não poderia ser devolvido o windows, que se eu quisesse eu podia devolver o computador todo e comprar um modelo que não tivesse o Sistema Operacional. Usei vários argumentos que eu tinha visto no post do Vinicius, mas nada adiantava, parece que eles foram treinados para negar e ensinaram várias alegações. Então eu solicitei o numero de protocolo de atendimento e disse que iria entrar em contato com o Procom para resolver o caso, e foi o que fiz.

No dia seguinte fui ao Procom, e expliquei toda a situação para o atendente, falei que eu tinha lido sobre o assunto na internet e que isso era venda casada, e ele no mesmo instante ligou para a DELL.
Pelo que percebi, a primeira atendente usou as mesmas justificativas que usaram contra mim, mas o cara do Procom era persistente e rebatia todas as tentativas dela, dai essa atendente desistiu e passou para a supervisora, que tentou novamente enrolar, o cara do Procom chegou a falar que ela estava se contradiznedo com o que a outra atendente falou, até que ela resolveu negociar o meu reembolso, informou o cara do Procom que da DELL entraria em contado para estar agendando o recolhimento do gabinete e posterior reembolso.
Passado alguns dias ligaram da Dell e marcaram um dia para recolher o gabinete, para que fosse enviado outro sem o Sistema Operacional, isso mesmo eles recolheram o computador e mandaram outro, pois a licença do Windows é vonculada a maquina em que está instalado. Esse procedimento levou uns 15 dias entre buscarem a maquina com o Windows e me dar uma sem o S.O. , mas resultou na economia de 214 reais.
Foi um pouco chato esse tempo que levou para eu ter meu computador, mas eu fiz valer o meu direito de escolha, não sou contra a venda de computadores com o Windows, desde que tenha o direito de optar por outro SO ou então por vir sem. E se você for tentar conseguir o reembolso,leia o post do Vinicius, pois lá ele dá algumas dicas como: não clicar em “Eu aceito” na primeira inicialização, ter educação aou ligar, tirar copias de contratos entre outros.
E se for ao Procom para fazer valer o seu direito, explique para o atendente com clareza o seu problema, pois ele pode não saber o que é um sistema operacional, então você vai ter que explicar que existem outros sistemas, que quando foi feita a compra você não tinha outra opção, leve a nota fiscal e mostre, pois lá o sistema operacional é um item descrito a parte. O atendente vai ligar para a DELL e vai tentar resolver
.

http://mistura.wordpress.com/2008/09/09/reembolso-do-windows-vista/

Pois é... se todos os que não se interessam em ter uma cópia do Windows fizessem isto! As coisas poderiam começar a mudar.
Eu próprio comprei este ano um novo computador e levei com o windows Vista que raramente uso. :-\


Vc está certíssimo... meus parabéns... que outras pessoas sigam o seu bom exemplo...

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Reembolso do Windows - mais um caso de sucesso!
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2010, 09:25 »
Maravilhoso, já sei como me livrar do Windows Server quando for comprar uma estação de trabalho para Blender !