Autor Tópico: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo  (Lida 69896 vezes)

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
[Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Online: 11 de Setembro de 2008, 14:04 »
Tutorial de Instalação do Clamav 0.94

Para quem esta tendo dores de cabeça com a Instalação e Principalmente com a Atualização do Clamav, aqui vai uma dica que funciona 100%.

Vamos por a mão na massa:

1- Baixe a versão mais atualizada do clamav, através do "wget":

Citar
wget: wget http://downloads.sourceforge.net/clamav/clamav-0.94.tar.gz

2 - Descompacte o arquivo tar.gz no diretório onde você baixou o arquivo:

Citar
tar -zxvf clamav-0.94.tar.gz (esta é a versão mais atual)
cd clamav-0.94 (acesse a pasta)
sudo adduser clamav -no-create-home (cria um usuario clamav sem pasta /home e sem poder fazer log no sistema, informe a senha e para o restante aperte enter)

3 - Instalação:

Citar
sudo apt-get build-dep -y clamav (instala alguns pacotes necessários para o funcionamento do clamav)

NOTA: Caso você tenha alguma versão antiga do clamav desinstale totalmente antes de prosseguir:


Citar
sudo apt-get remove --purge clamav (remover versões antigas do clamav e seus arquivos, limpando o sistema)

Ou você pode ir no Synaptic e procurar por clamav e remover tudo que estiver instalado, pode remover sem medo, não vai prejudicar em nada seu sistema

INSTALANDO:

Citar
./configure - enable-experimental (esse comando ira compilar o pacote do clamav e prepara-lo para instalação)

make (prepara as pasta e a configuração do instalador)

sudo make install (instala o clamav)


4 - Agora precisaremos fazer mais duas alterações finais:

Copie o arquivo freshclam.conf para /etc/local/etc. (esse é o arquivo de configuração principal para atualização do freshclam)
Citar
cd /etc/clamav
sudo cp -R freshclam.conf /usr/local/etc

Você ainda recebera uma mensagem ao rodar o comando "freshclam":

freshclam: error while loading shared libraries: libclamav.so.5: cannot open shared object file: No such file or directory

para acabar de vez com isso execute o comando:

Citar
sudo ldconfig (isso vai corrigir a mensagem de erro acima)

Apos tudo isso seu Clamav ja esta na versão 0.94 pode ser atualizado sem problema algum.

NOTA: Qualquer duvida ou sugestão é so postar.

Abraço a todos.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2008, 14:55 por Josely »

Offline garruda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2008, 21:35 »
Josely, Boa Noite!
Após um longo "côro" para instalar o Clamav, estou com um problema..
Ele não atualiza. Preciso de uma ajuda.
Aparece o seguinte erro:
ERROR: Can't open /var/log/clamav/freshclam.log in append mode (check permissions!).
ERROR: Problem with internal logger (UpdateLogFile = /var/log/clamav/freshclam.log).

Apenas isso!

aguardo,

Geraldo Arruda
Piracicaba/SP
Ubuntu 20.04
Notebook DELL Inspiron N4050
Core i5 - 4Gb RAM - HD 500Gb

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2008, 08:37 »
ola Geraldo,

Você esta atualizando o clamav como root? geralmente isso acontece porque usamos conta de usuário comum ao invés do root. tente com "sudo freshclam" (supondo que vc usa Ubuntu). 

post os resultados.

Offline garruda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2008, 08:59 »
Bom Dia!
Eu removi tudo, até eu sabia no que estava mexendo!
Então reinstalei.
Até ontem a noite, eu pedia o "freshclam" como sudo e atualizava, mas, aparecia a seguinte mensagem;
Clamav está desatualizado ( versão 0.94-exp) deve ser atualizado para versão clamav 0.94.
Qual a diferença?
Pelo que li em alguns posts, o pessoal fala que para o UBUNTU 8.04 deve-se usar o 0.92 que ja vem nos repositórios.
Tentei fazer isto mas não consigo desinstalar o 0.94.
Quando rodo-o no Hd do Windows ele lê tudo em 8 segundos...como?
Lembro-me que com o Clamav que vem nos repositorios ele rodava durante um longo tempo.
Acho que vou voltar para a versão 0.92.
Mas como faço isto, se não consigo tirar a versão 0.94-exp.
Sem mais aguardo!
Tenha um Bom Dia,
Abraços
Geraldo
Ubuntu 20.04
Notebook DELL Inspiron N4050
Core i5 - 4Gb RAM - HD 500Gb

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2008, 10:32 »
olha eu tava rodando a versão do clamav 0.92 e ele sempre me pedia para atualizar para a versão 0.93, fiz a atualização normal sem problema algum. Depois de alguns dias saiu a versão do clamav 0.94 e fiz também a atualização sem problema algum, inclusive é o que esta no post.

você pode tentar remover a versão nova a 0.94 pelo synaptic, geralmente ele guarda as informações dos programas instalados como caso do clamav 0.94.

quanto a diferença entre as versões que vc menciona, é que na instalação foi colocado como modo experimental, e ele pede para instalar a versão 0.94 normal, tente refazer a instalação do clamav 0.94, sem a opção "./configure - enable-experimental" use so "./configure" e reinstale tudo novamente que ele vai atualizar para a versão normal invés a experimental.

tenta fazer isso, qq coisa posta o resultado, o restante vc segui segundo o tutorial.

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2008, 18:14 »
Segui seu tutorial, rodei o freshclam , atualizou mas não consigo rodar o programa em modo gráfico como faço???
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 20:33 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2008, 21:59 »
Segui seu tutorial, rodei o freshclam , atualizou mas não consigo rodar o programa em modo gráfico como faço???

Fiz um teste entre o avast e o clamav,

Coloquei um cdrom de uma revista especializada em linux o cd continha vírus,códigos fontes dos mesmos

rodei o avast ele detectou, 204 arquivos infectados,

o clamav detectou apenas 78 arquivos, estou convencido que não é um bom anti-vírus, pois troco muitos arquivos com amigos que utilizam ruindows,

sem mais, como posso desinstalar o clamav, observação ele não consta no synaptic :D :D :D

BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2008, 22:14 »
@dtomadon

Não se esqueça dos falsos positivos que o avast é mestre em selecionar. Desde forma, a tua avaliação de achar o avast 'melhor' que o clamav está prejudicada (nota - não sou defensor do clamav nem contra o avast, pois não uso antivírus em minhas estações GNU/Linux).

Danpos.

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2008, 08:37 »
Bom dia a todos

dtomadon, desculpa pela demora na resposta, mais é que aqui no serviço o negocio tava meio aperreado mesmo. Bom quanto a sua pergunta de rodar o clamav em modo Gráfico, infelizmente o modo gráfico não interage ainda com a versão 0.94 no Ubuntu, ja fiz varios testes e a versão do Clamtk não se comunica perfeitamente com essa versão, apenas com a versão 0.92 que esta no repositório do Ubuntu.

Fiz testes também no Fedora Core 9, a versão gráfica nem chega a instalar por falta de dependências, apenas a versão 0.93  que esta no repositório do Fedora é que consegui instalar o modo gráfico perfeitamente bem.

Da minha parte não vejo a necessidade de modo gráfico, pois em modo console o Clamav roda bem mais rápido que em modo gráfico e com a vantagem de você definir várias opções na hora de scannear seus arquivos.

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2008, 10:28 »
Bom dia a todos

dtomadon, desculpa pela demora na resposta, mais é que aqui no serviço o negocio tava meio aperreado mesmo. Bom quanto a sua pergunta de rodar o clamav em modo Gráfico, infelizmente o modo gráfico não interage ainda com a versão 0.94 no Ubuntu, ja fiz varios testes e a versão do Clamtk não se comunica perfeitamente com essa versão, apenas com a versão 0.92 que esta no repositório do Ubuntu.

Fiz testes também no Fedora Core 9, a versão gráfica nem chega a instalar por falta de dependências, apenas a versão 0.93  que esta no repositório do Fedora é que consegui instalar o modo gráfico perfeitamente bem.

Da minha parte não vejo a necessidade de modo gráfico, pois em modo console o Clamav roda bem mais rápido que em modo gráfico e com a vantagem de você definir várias opções na hora de scannear seus arquivos.

Bom dia, Josely, obrigado pela resposta, se possível poderia postar os principais comandos do clamav, pois não consegui localizar os mesmos,

e fiquei na dúvida entre ele e o avast, que segundo o membro danpos gera muitos falsos positivos, vou testar mais um pouco antes de me decidir por qual, obrigado :D :D :D
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2008, 10:41 »
os comandos que uso no clamav basicamente é esse:

Para Atualizar:
# freshclam

Para scanear e remover vírus:
# clamscan -r --remove <local>

Exemplo:
# clamscan -r --remove /home ou /media/arquivos (onde esta a partição principal dos meus arquivos)

mais alguma duvida você pode rodar o comando:
# clamscan -h (que vai te dar mais opções caso você precise)

Uma outra dica que te dou para antivírus é o avg para Linux, ja fiz vários testes com ele e o mesmo se mostrou bem eficaz. em nenhum deles encontrei vírus para Linux, mais ja com arquivos do Windows já encontrei vários com ambos os antivírus.

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2008, 02:09 »
os comandos que uso no clamav basicamente é esse:

Para Atualizar:
# freshclam

Para scanear e remover vírus:
# clamscan -r --remove <local>

Exemplo:
# clamscan -r --remove /home ou /media/arquivos (onde esta a partição principal dos meus arquivos)

mais alguma duvida você pode rodar o comando:
# clamscan -h (que vai te dar mais opções caso você precise)

Uma outra dica que te dou para antivírus é o avg para Linux, ja fiz vários testes com ele e o mesmo se mostrou bem eficaz. em nenhum deles encontrei vírus para Linux, mais ja com arquivos do Windows já encontrei vários com ambos os antivírus.
Valeu pelos comandos, vou testar , vou instalar o avg também depois posto o que achei a respeito dele.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2008, 17:00 »
Tutorial de Instalação do Clamav 0.94

Parabéns pelo tutorial Joselito.

Gracias
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline Jcfsemensi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2008, 16:02 »
No meu pc naum ta criando a pasta clamav dentro do etc...
O engraçado é que consigo escanear com o comando clamscan -r --remove <local>

O que eu faço pra poder terminar as etapas do poste?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalando Clamav 0.94 passo-a-passo
« Resposta #14 Online: 26 de MAR?O de 2009, 08:37 »
Agora na atualização para o 0.95, segui o tutorial, instalei o novo, mas no synaptic só fica a versão 0.94.Como alterar no sistema?
Usuário Linux- 449417