Autor Tópico: Positivo - mobile v45 - rondando com ubuntu 10.10  (Lida 4567 vezes)

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Positivo - mobile v45 - rondando com ubuntu 10.10
« Online: 16 de MAR?O de 2011, 10:22 »
Especificação

Processador    Intel Celeron M 410 - roda a 1,4GZ
HD 40 GB
Memória RAM 512 MB DDR2
Leitor e Gravador de CD e DVD
Tela    14 " Widescreen Resolução 1280 x 768 Pixels Memória de Vídeo 64 Mb
Fax Modem 56K
Conexões Rede 10/100 integrada
Protocolos 802.11g
Entradas / Saídas RJ-11, RJ-45
Entrada USB 3 Porta(s)
Leitor de cartão de memória
Entrada PCMCIA
Teclado    87 Teclas
Mouse    Touchpad/Scroll
tem wireless !!!

Minha experiência
Um amigo tem essa máquina, rodava com windows xp e estava terrível. A solução como sempre é botar um Linux nele. Tentei o 11.04 A3 não subiu... O Netbook remix não passou do boot... Só sobrou o 10.10 32 bits em CD.

Na configuração ele joga para uma tela monstruosa de grande (virtualização), ai é só ir monitores e mandar para o que lhe agradar mais... detalhe que embora a "capacidade máxima" dele seja 1280x768, ele atinge bem mais que isso sem dar pane... mas por cautela, é melhor deixar assim configurado. Ao setar essa resolução no monitor além do aplicar clique no torna padrão...

Bom, ele instalou tudo, bootou veio com a resolução como dito, mas ficou meio lerdo...
Comecei então a partir para as etapas de instalação do tópico genérico
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76400.0.html

Deu uma boa melhorada, mas ainda não estava "tão bom", lembrem-se que o micro em questão só tem 512 de ram, das quais 64 estão em uso pro vídeo... Fuça daqui fuça de lá, tive uma ideia, meter os pacotes do lxde via synpatic... encerrar sessão e iniciar uma nova com lxde... ficou muiiiiiiiiito rápido, mas ainda faltava alguma coisa...

A ideia foi um passo a frente, entrar no synpatic, instalar o lubuntu encerrar a sessão e iniciar uma nova com ele...
Foi o que fiz... e testei também a sessão lubuntu-notebook...

Meus amigos, sinceramente, não sei aonde que o gnome enrosca pra ficar pesado, mas a diferença é GIGANTE, que não sabe o hardware que o V45 tem, pensa que é um notebook de última geração.. rodei o openoffice nele sem dificuldade, navegador tanto o FF quanto o chromium rodaram suave, youtuve nem pisca, acesso a banco suave...

Bom, resumindo: som ok, microfone ainda não testado, video ok (não testei funcionalidades 3d) mas devo fazer isso hj e postar, leitores, dvd, bateria, tudo ok... a Webcam crashou ao tentar rodar o cheese, vou ver se no skype ele vai de boa....

Fica ai a dica para quem te um note desse, instale o ubuntu 10.10 e depois instale o lubuntu via synpatic...
Alguém deve estar se perguntando: mas pq não instalar o lubuntu direto? ao instalar o ubuntu ele vai criar toda a estrutura do gnome que poderá ser acessa na sessão lubuntu, agora não sei se instalando o lubuntu, e indo no synpatic e mandar instalar a estrutura do gnome se daria tão certo...