Autor Tópico: ACER Aspire One. Alguém tem?  (Lida 36355 vezes)

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #15 Online: 24 de Outubro de 2008, 00:25 »
@All

Estou postando do Aspire One que comprei hoje no centro do Rio de Janeiro. A idéia era comprar um notebook leve para uso principal de minha esposa e secundário para a nossa filha (que adora 'gadgets' e tem como desktop o meu antigo que repassei para ela). Como elas usam o computador principalmente para acesso a internet e algumas operações com arquivos, pensei em comprar um netbook!! Fiz algumas pesquisas e então me decidi ver preços para o EeePC 900 e Aspire One; achei os valores de R$ 970,00 para o Aspire One e R$ 1.070,00 para o EeePC 900; ambos apresentam tela de 8.9" (o outro modelo da ASUS tem tela muito pequena e minha esposa usa óculos para leitura); ambas as baterias parecem suportar +/- a mesma duração, o teclado do Acer Aspire One é melhor (teclas maiores e modelo ABNT2) em relação ao EeePC 900, este último apresenta mais espaço em discos e mais memória RAM nativa, enquanto que o Acer Aspire One apresenta processador mais moderno e com mais capacidade de processamento; o design deste último e acabamento também é melhor; fui com minha esposa, que viu ambos os modelos e deixei que ela escolhesse (eu já tinha quase certeza que ela escolheria o 'One') e então ... ela escolheu o Acer Aspire One (nota: se fosse para o meu uso, eu teria ficado com EeePC para poder 'experimentar' mais com o mesmo). Após colocar o cabo de alimentação para carregar a bateria e ligar o gadget, fique contente com o boot bem rápido e também achei adequada a interface gráfica disponibilizada, bastante intuitiva. Após configurar o acesso a minha rede wifi, rodei o 'live update' e atualizei o sistema; desta forma, minha filha pode falar com a amiguinha no MSN usando a WEBCAM instalada, como também pode falar usando o microfone 'builtin' do aparelho. Tudo configurado 'de fábrica' (não fiz qualquer interferência). Realmente, pensando no perfil de usuário de minhas esposa/filha, realmente é uma boa aquisição e o sistema instalado satisfaz plenamete (pois é, menos trabalho para mim).

Danpos.

Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #16 Online: 24 de Outubro de 2008, 01:30 »
Comprei um Acer Aspire One com 1Giga de RAM e com HD120 Gigas (isto mesmo HD e não SSD!) no Wall Mart por 1015 reais em 12 vezes sem juros no cartão de credito (12 de 84,59 reais)!!! E ainda como tinha uma promoção para quem comprasse com hipercard lá, ainda ganhei 3 garrafas de vinho dos bom!!

O único problema foi que veio com aquela porcaria do windows XP (pelo menos é melhor do que o Vista)...
Mas aqui em casa eu tenho o adaptador IDE para USB com a fonte 5+12 volts que comprei no mercado livre por 60 reais, o que permite que este Acer funcione como qualquer outro note com CDROM.

Como instalar no Ubuntu:
https://help.ubuntu.com/community/AspireOne

obs: este micro não esta no jornalzinho de promoções e o preço é mais baixo do que diz na etiqueta, por isto pergunte para o vendedor, pois na etiqueta tava algo como 1198 reais!!!
Amo aquela vendedora que disse que o Acer era melhor e tinha desconto do que aquele note que ia comprar de 10" por 998 sem camera que estava no tal jornalzinho de promoção!!! rs

Não consegui fazer uma instalação via pendrive, mesmo já tendo feito inúmeras vezes no outro micro que tenho que alias é um Asus eeepc701 com 1Giga de RAM e mais uma SD de 4Gigas.

Agora, eu tenho também um eeepc701 e não recomendo muito ele não, realmente não é muito fácil e nada agradável  navegar na Internet numa tela de 7 polegadas numa resolução 800x480 mesmo usando o Remix do Ubuntu eee, ajuda mas nada como ter mais linhas, sim faz uma grande diferença ter 600 linhas em vez de 480 linhas!

E um ultimo comentário: só tinha na cor Branca, pelo menos neste Wall Mart que fui aqui em Curitiba!

E faz muita diferença entre o celerom e o Atom

- MODELO: ASPIRE ONE
- FSB: 533 MHZ
- RESOLUCAO: 1024 X 600
- RECURSOS EMBUTIDOS: CAMERA WEB
- CACHE TOTAL: 512 KB
- MEMORIA INTERNA: 1GB DDR2 533MHZ
- PESO: 1.26 KG
- DIMENSOES: 9.8" X 6.7" X 1.42"
- DISPLAY: 8.9" LCD WSVGA CRYSTAL BRITE
- PROCESSADOR: INTEL ATOM N270 1.6 GHZ
- TECLADO: PORTUGUES ABNT2 com "Ç"
- HD: 120GB
- BATERIA: INTERNA LITHIUM-ION
- MICROFONE: EMBUTIDO
- CORES: 32 BITS
- VGA: 224MB INTEL GMA 950 *COMPARTILHADO
- USB 2.0: 03
- SAIDA AUDIO/VIDEO: 01 FONE
- ENTRADA DE AUDIO/VIDEO: 01 MICROFONE
- LEITOR DE CARTAO: SD,MMC,STICK/PRO,XD,STORAGE EXPANSION SD
- WLAN: WIRELESS ATHEROS AR5006X
- MONITOR EXTERNO: 01
- MANUAL: SIM
- CABO DE FORCA: 01
- FONTE EXTERNA: 01 BIVOLT 100/240
- CD/DVD RECOVERY: SIM
- OUTROS: 01 PROTETOR
- REDE RJ45 10/100: 01

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #17 Online: 24 de Outubro de 2008, 09:24 »
@leo2005

Realmente foi uma bela compra. O que comprei para minha esposa é na cor azul e, no meu caso, comprei à vista (sempre fica mais fácil negociar).

Danpos.

Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #18 Online: 24 de Outubro de 2008, 11:12 »
Normalmente também gosto de pagar a vista, mas nestes mercados como o wall mart e lojas grandes tanto faz pagar a vista ou parcelado!
Bem estranho mesmo! Mas como não ha desconto se pagar a vista e é o mesmo preço se parcelar no cartão, então parcelo até que algum dia eles se toquem que a vista é melhor para eles e me dêem algum desconto...


Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #19 Online: 24 de Outubro de 2008, 11:20 »
Comprei o meu ontem. Estou vendendo meu EEE PC.
Muito superior. Um fato que me agradou foi o alcance melhor da placa de rede wireless.
Fiz algumas modificações para um "advanced mode" do sistema original. A interface é linda, e o boot muito veloz mas os programas são muito desatualizados. Na dúvida entre ter um sistema com boot mais veloz ou usar o Ubuntu e ter um boot mais lento mas o sistema mais atualizado.

Alguém que instalou o Ubuntu, pode dar uma opinião?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #20 Online: 24 de Outubro de 2008, 11:40 »
O bom de ter um hd de 120G é que dá para instalar uns 3 linux e ver qual se acostuma mais a usar no dia a dia.
Mas é uma questão de gosto. Para vc q tem um eeepc deve saber disto, pois o xandros que vem nele é bem rápido no boot, mas não gostei, pois é bem desatualizado os programas.
Isto vale também para o acer one, que no meu caso veio o ruindows xp, que com um anti-virus, vira uma carroça desgraçada de lenta, e é como todos ruindows, até entra rápido a tela gráfica, mas só funciona mesmo depois de alguns minutos quando o indicador do hd finalmente apaga, mas é lento em tudo.
No eeepc701 eu gostei muito de usar o Remix Ubuntu eee, pois ele otimiza bem a tela pequena de 7 polegadas.
Mas no acer one só consegui instalar o Big Linux 4.1 e Mandriva 2009 via CDROM externo na USB.
Não deixe de dar uma olhada em
 https://help.ubuntu.com/community/AspireOne
pois tem algumas coisas que tem que ser ajustadas.

Outro detalhe foi com a configuração do microfone que notei tava muito baixo e não funcionava no skype.
Era bem estranho não ter um controle de volume no microfone... então instalei o tal aumix e apesar de ser bem mais simples os controles, lá tinha como controlar o volume (sensibilidade do microfone na verdade) e ai funcionou alto as gravações... tive que tirar o ajuste automático de sensibilidade do skype

Mas tudo é uma questão de gosto e de experimentar...
Dissem que o PCLinuxOS também esta bom para estes micros, mas até agora ainda não testei...


Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #21 Online: 24 de Outubro de 2008, 11:56 »
@agente100gelo

Pois é, o gadget é bem legal...eu rodei o 'live update' e ele atualizou vários pacotes e corrigiu o problema do IM. De fato as versões dos aplicativos são desatualizadas, mas não compromete o uso do dia-a-dia para quem navega, conversa no chat e faz algumas edições de textos (o OOO instalado é a versão 2.3 e a do Ubuntu 8.04 é a 2.4). No meu caso, se funcionar para as meninas está ótimo, não quero ter que ficar 'arrumando truques' só para botar para funcionar uma 'feature' que funciona na versão instalada de fábrica, caso eu resolvesse instalar o Ubuntu neste netbook comprado. Agora realmente o funcionamento do adaptador de rede é excelente e alcance e nível do sinal ficou show lá em casa.

Danpos.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #22 Online: 24 de Outubro de 2008, 12:09 »
@agente100gelo

Pois é, o gadget é bem legal...eu rodei o 'live update' e ele atualizou vários pacotes e corrigiu o problema do IM. De fato as versões dos aplicativos são desatualizadas, mas não compromete o uso do dia-a-dia para quem navega, conversa no chat e faz algumas edições de textos (o OOO instalado é a versão 2.3 e a do Ubuntu 8.04 é a 2.4). No meu caso, se funcionar para as meninas está ótimo, não quero ter que ficar 'arrumando truques' só para botar para funcionar uma 'feature' que funciona na versão instalada de fábrica, caso eu resolvesse instalar o Ubuntu neste netbook comprado. Agora realmente o funcionamento do adaptador de rede é excelente e alcance e nível do sinal ficou show lá em casa.

Danpos.

Danpos,

Estou dando uma olhada na instalação de outras distros Linux (Ubuntu, Fedora, Debian) e nenhuma funciona 100%. O Ubuntu leva uns 50s para inicializar contra o quase instantâneo do Linpus. Fui no fórum internacional do Ubuntu e o Intrepid também não está 100% mesmo com algumas correções disponibilizadas no Wiki.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #23 Online: 24 de Outubro de 2008, 12:15 »
Descobri que o Linpus usa os repositórios do Fedora 8. Basta instalar um arquivo RPM desta versão.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #24 Online: 24 de Outubro de 2008, 12:19 »
@agente100gelo

Beleza então, tá resolvido o problema. :)

Danpos.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #25 Online: 24 de Outubro de 2008, 13:23 »
Uma pena pinduvoz! Eu testei o linpus no eeePC e gostei muito - mais do que a Xandros. Mas tinha que fazer muitas modificações e não tive para "fuçar" para ela funcionar bem no eeePC.
Agora tenho o xubuntu no eeePC que roda mesmo muito bem.
ah.. e parabens pela compra ;)

Epá um amigo meu tem o 701 mas ele já me pediu mas eu não sei instalar programas naquilo, alguem sabe??? Ele queria por o compiz.

E o Tsunami Moover, o pessoal aí no brasil não sabe mas nós portugueses temos o nosso próprio mini portatil, tem 10" mas é bastante bom, alguem tem?'

EeePC => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,39896.0.html

Boa diversão.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #26 Online: 24 de Outubro de 2008, 15:02 »
kakita o xandros não é mau - tem um boot muito rápido ( imbatível mesmo! ) e a interface do easymode é muito agrdável.
O problema do Xandros é ser baseado em Debian Sarge ou seja está mais que desactualizado. O outro problema do xandros é o kernel que só reconhece 1GB. (a versão 901 já não tem esse problema)
Para o teu amigo instalar programas basta usar o apt-get mas o repositório do xandros é limitado e como disse bastante desactualizado.
O compiz poderá ser instalado com qualquer outra distro mas se ele tiver os 512 ram nem vale a pena tentar. Vai funcionar mesmo muito mal.
As opções para o xandros são muitas mas a unica distro que dá suporte 100 por cento ao eeePC é o Mandriva que usei bastante tempo. Hoje tenho o xubuntu que funciona muito bem, mas o chato é que tive de fazer bastantes ajustes e estar sempre a compilar o madwifi para o Wifi sempre que há um upgrade do kernel. Nesse aspecto com o Mandriva é tudo mais tranquilo.
Também cheguei a testar o debian e realmente a performance é excelente mas não tive para fazer todos os ajustes necessários.
Recomendo o teu amigo a fazer o upgrade para os 2 GB de ram - custou 40 euros mas a diferença é grande e vale bem a pena!
E visita este site: http://www.eeeuser.com/

Mas onde está o terminal???  :'( :'( :'( :'(

Se conseguisse chegar lá fazia tudo o queria mas ... e os repositorios são limitadissimos de qualquer maneira agora nao posso ajuda-lo visto que sou dos açores e estoua estudar em aveiro por isso só no natal agora ;D

Obrigado pelas informações, estou a pensar seriamente em comprar um miniportatil visto que o Asus M70 que tenho tem 17 polegadas :o mas agora a vir viver por conta proria o dinheiro é escaço

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #27 Online: 27 de Outubro de 2008, 15:01 »
Não me aguentei com o Linpus. Até para rodar a última versão do Firefox (2.0.0.17) com os pacotes do Fedora 8 não dava. Era uma questão de segurança do meu desktop. Taquei o Ubuntu 8.10 e estou feliz da vida fazendo alguns pequenos ajustes.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #28 Online: 27 de Outubro de 2008, 21:57 »
 ;D ;D ;D ;D

Por coincidência também hj no centro do RJ, comprei meu 1º notebook - um Acer Aspire 5315-2914 - http://global.acer.com/products/notebook/as5315.htm - vindo c/ teclado ABNT2, e Linux Linpus, que a meninada da loja fez M e só ficava na tela preta, até me quiseram empurrar o Windows XP - vcs devem imaginar, qual né.
Mas aí taquei uma celebre frase escrita nesse fórum pelo grd LedStyle: " tudo menos o windows"  ;D

Pois é ainda nem vi i bicho, pois ñ tive tempo real/ e só o terei lá pelo fim de semana.

Mas nas minhas pesquisas, até pensei num Acer Aspire One, mas esses modelos de PC, ainda me parecem carecer de mais recursos. Ainda preferi optar pelo notebook tradicional, mas é claro que um brinquedo desse um dia também vou querer ter.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: ACER Aspire One. Alguém tem?
« Resposta #29 Online: 28 de Outubro de 2008, 03:05 »
Parabéns, Ricardo, pela compra.

Pelo que eu vi no link que vc deixou, o chipset de vídeo é da Intel e, por conta disso, vc não deve ter problemas com o Ubuntu (meu Acer "normal", de 15.4 polegadas, tem chipset de vídeo da SIS, o que me impede de usar outra coisa além do XP pro legítimo e em inglês que veio nele).

Abraço,

P.
:: Linux Registered User nº 439378 ::