Autor Tópico: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc  (Lida 87786 vezes)

Offline claucampbell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #75 Online: 06 de Janeiro de 2009, 14:41 »
Olá comunidade!

Instalei o EEEUbuntu e assim como muitos que aqui tive problemas com o SD nao estar acessível para gravar. Agradeço a ajuda!

Outro problema que estou tendo é: quando a proteçao bloqueia a tela sempre o sistema acusa que a senha está errada. Assim tenho que solicitar iniciar com outro usuário e ai sim o sistema aceita o login.

Cláudio

Offline Ricardo Tiburcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #76 Online: 13 de Janeiro de 2009, 17:42 »
Olá

Alguem está usando, ou tentou usar, internet 3G no eeepc. Tenho um 4G e estou pensando em colocar Ubuntu no lugar do Xandros, mas queria ter certeza de que funcionaria com 3G antes.

Valeu

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #77 Online: 13 de Janeiro de 2009, 18:24 »
Olá

Alguem está usando, ou tentou usar, internet 3G no eeepc. Tenho um 4G e estou pensando em colocar Ubuntu no lugar do Xandros, mas queria ter certeza de que funcionaria com 3G antes.

Valeu
No meu a claro roda tranquilo, mas uso como modem um nokia e um htc, não uso os modems usb da claro.

[],s

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #78 Online: 23 de Janeiro de 2009, 20:38 »
Pessoal, eu tenho um eeePC 1000H, com HD de 80 GB, com XP "de fábrica". Já uso o Ubuntu 8.10 há cerca de 2 meses no meu desktop e resolvi instalá-lo também no note mas em dual boot com o XP.

Primeiro, tentei com Live CD do próprio Ubuntu Intrepid, depois com o Easy Peasy (acho que é o antigo Ubuntu-eee) e depois com o eeeBuntu 2.0 (já com o 8.10). O único que, no Live CD, reconheceu o wireless sem que eu precisasse fazer nada foi o eeeBuntu (o que achei estranho pois o 8.10 no desktop reconheceu o wireless numa boa). E aí acabei optando pelo eeeBuntu mesmo pois, como não sou expert, não quis correr riscos de ter que fazer muitos ajustes de configurações.

Para isto, deixei a 2a. partição do HD inteira para o Linux (cerca de 37 GBytes) mas achei melhor particioná-la, deixando 20 GB para o eeeBuntu (EXT3), 2 GB para swap e mantendo 15 GB em FAT32 para que, quando eu estivesse no Windows, pudesse acessar os arquivos de lá (e é lá que pretendo deixar o "Meus Documentos" do eeeBuntu).

Então vamos às minhas dúvidas:

(1) Vendo esta troca de posts de vocês fiquei com uma dúvida. Vocês falaram que o EXT3 reduz a vida útil do SSD. O mesmo vale para o HD? Porque eu fiz esta instalação há dois dias e não mexi muito. Se for o caso, reinstalo para não correr riscos...

(2) Outra coisa que está acontecendo é que, quando vou para a tela de configuração do Compiz, praticamente não consigo fazer nada nela porque, quando coloco o ponteiro do mouse para clicar, ela se desloca e acabo clicando em outra opção (até parece aquelas brincadeiras em que o programa não deixa você escolher determinada opção, deslocando-a a cada vez que você tenta clicar). É problema do eeeBuntu ou é do Compiz mesmo rodando numa tela pequena? Ou nenhum dos dois? (Este problema eu já resolvi e vou colocar a solução aqui pois pode ajudar outras pessoas. Achei a solução no forum "eeebuntu" em http://forum.eeebuntu.org/viewtopic.php?f=10&t=735. É o seguinte: System > Preferences > CompizConfig Settings Manager. Na janela que abre, clicar em "General Options". Na aba "Focus & Raise Behaviour", desmarcar a opção "Auto-Raise". E pronto. O meu problema estava resolvido.

(3) Consegui um layout legal de teclado em que tudo funciona quase bem (o teclado é o US International). A única coisa que não está legal é o "ç". Ele só é ativado através de <Alt-,> (tecla ALT + vírgula). E o curioso é que, numa das tentativas que fiz para instalar o eeeBuntu (eu fiz alguns testes de particionamento e de configurações da instalação antes de optar pela instalação definitiva), eu conseguia o "ç" pela forma tradicional do US International, que era ",c" (vírgula seguida de "c") mas não consegui repetir de forma alguma. Algum de vocês sabe me dizer como posso conseguir o "ç" desta outra forma?

Desculpem pelo tamanho do post e agradeço antecipadamente a resposta.

« Última modificação: 25 de Janeiro de 2009, 17:16 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #79 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 14:28 »
(3) Consegui um layout legal de teclado em que tudo funciona quase bem (o teclado é o US International). A única coisa que não está legal é o "ç". Ele só é ativado através de <Alt-,> (tecla ALT + vírgula). E o curioso é que, numa das tentativas que fiz para instalar o eeeBuntu (eu fiz alguns testes de particionamento e de configurações da instalação antes de optar pela instalação definitiva), eu conseguia o "ç" pela forma tradicional do US International, que era ",c" (vírgula seguida de "c") mas não consegui repetir de forma alguma. Algum de vocês sabe me dizer como posso conseguir o "ç" desta outra forma?

No meu, como em todos os outros teclados us_intl que eu já usei, o ç é feito apertando "´c" (acento agudo + c), não ",c" (vírgula + c). Tenta aí, deve funcionar. Aproveita enquanto o acordo ortográfico te permite usar esses acentos hehe...

Desculpem pelo tamanho do post e agradeço antecipadamente a resposta.

Aqui tamanho não é documento! =D
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #80 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 20:04 »
mrbin, eu já havia tentado antes com '+c (acento+c) e também não funcionou. Na verdade, funciona mas não como eu gostaria: aparece a letra c acentuada (ć). Aliás, o acento seguido de algumas consoantes sai com estas consoantes acentuadas (não sei se vai aparecer aí na tua tela mas aí vão elas: ź ć ń ḿ ś ǵ ḱ ĺ ẃ ŕ ý ṕ)

Por enquanto, o jeito é continuar usando o c-cedilha com <Alt+,> mesmo. O único problema é que, de vez em quando, eu me atrapalho e tenho que chamar alguém para desfazer o nó dos meus dedos mas tudo bem... he-he...

Um abraço e obrigado pela resposta.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #81 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 09:10 »
mrbin, eu já havia tentado antes com '+c (acento+c) e também não funcionou. Na verdade, funciona mas não como eu gostaria: aparece a letra c acentuada (ć). Aliás, o acento seguido de algumas consoantes sai com estas consoantes acentuadas (não sei se vai aparecer aí na tua tela mas aí vão elas: ź ć ń ḿ ś ǵ ḱ ĺ ẃ ŕ ý ṕ)

Por enquanto, o jeito é continuar usando o c-cedilha com <Alt+,> mesmo. O único problema é que, de vez em quando, eu me atrapalho e tenho que chamar alguém para desfazer o nó dos meus dedos mas tudo bem... he-he...

Um abraço e obrigado pela resposta.

Você já configurou seus locales? Quando você coloca o ubuntu em português-br esse problema some. Tenta entrar na ferramenta de idiomas e linguagem e instala os pacotes para português-br. Aí ele ativa a variante "cedilla" do teclado us-intl.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #82 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 18:32 »

Você já configurou seus locales? Quando você coloca o ubuntu em português-br esse problema some. Tenta entrar na ferramenta de idiomas e linguagem e instala os pacotes para português-br. Aí ele ativa a variante "cedilla" do teclado us-intl.


Valeu, mrbin. Tua dica funcionou.
Um abraço (com ç de verdade e não com ALT+qquer coisa!).
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #83 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 23:00 »

Você já configurou seus locales? Quando você coloca o ubuntu em português-br esse problema some. Tenta entrar na ferramenta de idiomas e linguagem e instala os pacotes para português-br. Aí ele ativa a variante "cedilla" do teclado us-intl.


Valeu, mrbin. Tua dica funcionou.
Um abraço (com ç de verdade e não com ALT+qquer coisa!).

É um alívio, né? :D
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #84 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 13:49 »
Pessoal, eu tenho um eeePC 1000H, com HD de 80 GB, com XP "de fábrica". Já uso o Ubuntu 8.10 há cerca de 2 meses no meu desktop e resolvi instalá-lo também no note mas em dual boot com o XP.

Primeiro, tentei com Live CD do próprio Ubuntu Intrepid, depois com o Easy Peasy (acho que é o antigo Ubuntu-eee) e depois com o eeeBuntu 2.0 (já com o 8.10). O único que, no Live CD, reconheceu o wireless sem que eu precisasse fazer nada foi o eeeBuntu (o que achei estranho pois o 8.10 no desktop reconheceu o wireless numa boa). E aí acabei optando pelo eeeBuntu mesmo pois, como não sou expert, não quis correr riscos de ter que fazer muitos ajustes de configurações.

Para isto, deixei a 2a. partição do HD inteira para o Linux (cerca de 37 GBytes) mas achei melhor particioná-la, deixando 20 GB para o eeeBuntu (EXT3), 2 GB para swap e mantendo 15 GB em FAT32 para que, quando eu estivesse no Windows, pudesse acessar os arquivos de lá (e é lá que pretendo deixar o "Meus Documentos" do eeeBuntu).

Instalei o ubuntu-eee (8.04) e não gostei muito. Dei uma olhada no site do eeeBuntu 2.0 e vi que tem 3 versões. Estou baixando a NBR, e a iso tem mais de 800MB. No eee 701 (4GB), vai ficar bom ou vai ficar no limite do espaço?

Aproveitando também, alguém já conseguiu mudar a resolução?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #85 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 14:32 »
Citar
Aproveitando também, alguém já conseguiu mudar a resolução?

No site www.eeeuser tem a solução para se rodar a 1024. Não é elegante, mas diz funcionar.

[],s

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #86 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:44 »
Só consegui achar um do XP e alguns papeis de parede. Do Ubuntu, nada. Poderia me ajudar?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #87 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 23:17 »
Bem,

Quanto a resolução da tela, como eu disse não é uma solução muito elegante.

Voce vai ter que instalar o vnc server e criar uma rede virtual, para dentro do vnc emular uma resolução maior, tipo 1024.

Tem que dar uma pesquisada no www.eeeuser.com por vncserver ou 1024+linux que voce deve encontrar.

Eu li lá no forum do eeeuser, isto tem mais ou menos um ano. É no que eu posso te ajudar, pois não me interessei por este tipo e solução.


[],s

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #88 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 13:36 »
Bem,

Quanto a resolução da tela, como eu disse não é uma solução muito elegante.

Voce vai ter que instalar o vnc server e criar uma rede virtual, para dentro do vnc emular uma resolução maior, tipo 1024.

Tem que dar uma pesquisada no www.eeeuser.com por vncserver ou 1024+linux que voce deve encontrar.

Eu li lá no forum do eeeuser, isto tem mais ou menos um ano. É no que eu posso te ajudar, pois não me interessei por este tipo e solução.


[],s

Realmente é uma solução péssima. No momento estou usando em conjunto com um monitor. No monitor eu coloco em 1024, mas na tela do notebook as janelas ficam fora do espaço visível.

Instalei o eeebuntu. Gostei, mas a webcam continua não funcionando e nem o atalho o teclado para desligar a rede sem fio, mesmo depois de instalar os scripts. Alguém conhece uma solução?

Offline Nitibailoff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #89 Online: 23 de Fevereiro de 2009, 06:58 »
Dae pessoal,

Muito bom tutorial, só estou preso em um pequeno detalhe: não consegui instalar o arquivo sysfs. Ja procurei no synaptic "sysfs" mas só encontra outros pacotes (libsysfs2 e outros dois nada ver a principio). To querendo deixar o clock em full, mas só tenho sysctl.conf e syslog.conf no /etc/. Alguem sabe me dizer o que eu fiz errado?

A parte do applet deu certo, consigo setar la o clock maximo, mas sempre que reinicia volta para "ondemand". Quero "Performance" :D

Meu netbook é um Acer, Intel Atom 1.60, talvez tenha algo diferente. O SO é o EasyPeasy1.0.

E obrigado pela grande ajuda como sempre, com as dicas.
Valeu!
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2009, 07:31 por Nitibailoff »