Puxa, que coincidência... ia abrir o mesmo tópico hoje, estou apanhando aqui com a mesma placa no hardy.
Depois de várias tentativas (calma, sem esperanças, não resolvi), descobri que tem 3 drivers possíveis para uso com placas radeon:
fglrx
ati
radeon (sub-driver do "ati", acho que dá no mesmo que o "ati")
Depois de muito apanhar, descobri que o fglrx não suporta mais essa placa, só da 9500 pra cima.
Eu usava numa boa o "ati". Aí, fui dar uma de esperto e tentar instalar o fglrx (ainda não sabia que não suportava mais a placa).
Tentei instalar pelo método 2 da seguinte página:
http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Hardy_Installation_GuideApesar de que a instalação toda rodou legal, não funcionou, pois o driver não suportava a placa.
Tentei também o método 1, que não adiantou nada.
Depois que descobri que o fglrx não servia, tomei a decisão óbvia: retornar ao ati. Aí veio a decepção.
Ao voltar para o ati, TUDO no X ficou lento. Fica sem possibilidade alguma de uso.
Pensei: basta remover o pacote do driver e reinstalar tudo, que vai funcionar ok.
Removi os pacotes do fglrx, e também os ati, que são: xserver-xorg-video-ati e xserver-xorg-video-ati-dbg. Dei um clean pelo apt, e reinstalei esses dois últimos (ati).
Não adiantou nada. Continua tudo lento. Estou tendo que usar o driver vesa, que, pasmem, ficou bem mais rápido que o ati (ou radeon). Só que o scroll com o vesa fica uma m...
Já dei um "dpkg-reconfigure xserver-xorg" e não adiantou nada, ela passa a usar o ati/radeon e fica lento.
Alguém tem alguma idéia de como resolver isso?