Autor Tópico: Personal Home Library : Como instalar?!  (Lida 55427 vezes)

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #30 Online: 16 de Setembro de 2011, 14:00 »
É isso mesmo, mas tem um detalhe: o formato do banco de dados é diferente entre Windows e Linux...
Felizmente tem uma ferramenta para converter entre os dois formatos. Na pasta bases tem um arquivo chamado w2l.bat. Execute ele no Windows antes de copiar a pasta para o Linux. Ele vai criar uma pasta chamada db_linux. Copie essa pasta (talvez você precise descompactar os programas crunchmf e crunchif em algum lugar. Que eu saiba eles estão inclusos no PHL).

Por algum motivo desconhecido, só fizeram essa ferramento como um bat para windows, mas se você usou o meu .deb, você encontra os programas crunchmf e crunchif que fazem o trabalho no arquivo /usr/share/phl82/cisis/linux/isis.tgz. Você pode descompactar esse arquivo e executar os comandos do .bat manualmente.
Eduardo

Offline fellipe003

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #31 Online: 16 de Setembro de 2011, 14:33 »
É isso mesmo, mas tem um detalhe: o formato do banco de dados é diferente entre Windows e Linux...
Felizmente tem uma ferramenta para converter entre os dois formatos. Na pasta bases tem um arquivo chamado w2l.bat. Execute ele no Windows antes de copiar a pasta para o Linux. Ele vai criar uma pasta chamada db_linux. Copie essa pasta (talvez você precise descompactar os programas crunchmf e crunchif em algum lugar. Que eu saiba eles estão inclusos no PHL).

Por algum motivo desconhecido, só fizeram essa ferramento como um bat para windows, mas se você usou o meu .deb, você encontra os programas crunchmf e crunchif que fazem o trabalho no arquivo /usr/share/phl82/cisis/linux/isis.tgz. Você pode descompactar esse arquivo e executar os comandos do .bat manualmente.

Deixe-me ver se entendi.

Entro na pasta bases no Windows, executo o arquivo wl2.bat e copio a pasta que ele gerou, chamada db_linux.
Fiz isso.

Agora faço o que? Essa outra parte que não entendi...
Coloco a pasta db_linux dentro da pasta bases, ou renomeio esta pasta para bases e substituo a pasta bases original?
Sobre a parte final, quando você fala dos programas crunchmf e chunchif, confesso que não entendi nadinha. rsrs

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #32 Online: 16 de Setembro de 2011, 14:36 »
Renomeie db_linux para bases e substitua a pasta original.
A parte sobre crunchmf e chunchif era para explicar como fazer se você não quisesse voltar para o Windows para fazer a conversão e preferisse converter no próprio Linux
Eduardo

Offline renanlmedina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #33 Online: 21 de Outubro de 2011, 12:30 »
Caro Bolche,

baixei e instalei seu pacote Debian utilizando o seguinte comando sudo dpkg -i phl_82-1_i386.deb

O programa está aparentemente instalado, até mesmo seu ícone aparece nos aplicativos. No entanto, ao clica-lo, o Firefox dá a mensagem: O Firefox não conseguiu localizar www.phl.localhost.

O que pode está acontecendo?

Desde já muito obrigado e parabêns pelo impenho que muito une este programa fundamental para bibliotecas comunitárias como a nossa, e a plataforma livre no Linux.

Offline renanlmedina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #34 Online: 21 de Outubro de 2011, 12:49 »
Ao instalar seu pacote, notei que houve um erro, que o terminal assim descreveu:

Processando gatilhos para hicolor-icon-theme ...
Erros foram encontrados durante o processamento de:
 phl

E o ubuntu sinaliza o seguinte erro:

"'Erro> BrokenCount > 0' Isso geramente significa que os pacotes instalados possuem dependências não resolvidas"

E não consigo mais  fazer atualização alguma.

O que aconteceu?

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #35 Online: 21 de Outubro de 2011, 15:32 »
Bem, aconteceu algum erro nos scripts de instalação do pacote.
Execute
Código: [Selecionar]
sudo apt-get -f installE veja qual erro ocorre.
Eduardo

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #36 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 11:40 »
Não funcionou no meu notebook, acho que é porque o sistema é de 64 bits e porque passei a noite tentando instalar ele pelo tutorial que você fez... Acho que estraguei alguma coisa... rsrs

Como eu também passei por isso, criei um pacote .deb para arquitetura amd64 com base no pacote criado pelo Bolche, que já havia testado com bons resultados:

http://www.4shared.com/file/8Ssg4IpFba/phl_82-1_amd64.html

Aqui em casa funcionou bem. Se alguém puder testar em outras máquinas, por favor, comunique aqui os resultados. Se o pacote estiver OK, mando para o Elysio colocar na página.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2015, 13:41 por ManoelNascimento »

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #37 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 22:07 »
Agora estou com um outro problema, desta vez não quanto à instalação, mas quanto à importação de uma base de dados.

O próprio PHL 8.2 tem scripts de importação das bases do PHL 7, 8 e 8.1. O problema é que eles são arquivos ".bat", feitos para rodar no Windows.

Abri o "importar_phl81.bat" no gedit, e como não entendo nada de programação -- nem no Windows, nem no Linux -- levei logo um susto. Há uma série de comandos de DOS (disso eu entendia!), que não sei se funcionam no Linux, nem quais seriam seus equivalentes para trocá-los. Além disso, a localização da base de dados constante no "importar_phl81.bat" é a do Windows, não a do Linux.

Existe alguma maneira de "traduzir" este script de importação para que o Linux o rode? Se necessário, posso enviá-los para quem quiser examiná-los (prefiro não postar links para scripts aqui no fórum).

Offline joaolupi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #38 Online: 08 de Maio de 2012, 12:41 »
Companheiros, bom dia.
Baixei o instalador do amigo Bolche.
A instalação foi bem sucedida, copiei a pasta bases, com as minhas bases para a nova localização e consigo pesquisá-las.
Entretanto, não consigo ter acesso como administrador com o login e senha cadastrados anteriormente. A biblioteca não está conseguindo atualizar registros.
Também não consigo que outros usuários da rede local tenham acesso ao PHL.
Será que alguém pode ajudar ?
 

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #39 Online: 15 de Outubro de 2012, 23:13 »
Importar dados do PHL, principalmente do Windows, é uma derma mesmo... Fiz uma vez a muito tempo atrás e não lembro mais.
Em http://bvsmodelo.bvsalud.org/php/level.php?lang=pt&component=28&item=1 tem todos os executáveis chamados pelo arquivo .bat.
Recomendo uma lida no manual que está nessa página. É a melhor referência.

Agora estou com um outro problema, desta vez não quanto à instalação, mas quanto à importação de uma base de dados.

O próprio PHL 8.2 tem scripts de importação das bases do PHL 7, 8 e 8.1. O problema é que eles são arquivos ".bat", feitos para rodar no Windows.

Abri o "importar_phl81.bat" no gedit, e como não entendo nada de programação -- nem no Windows, nem no Linux -- levei logo um susto. Há uma série de comandos de DOS (disso eu entendia!), que não sei se funcionam no Linux, nem quais seriam seus equivalentes para trocá-los. Além disso, a localização da base de dados constante no "importar_phl81.bat" é a do Windows, não a do Linux.

Existe alguma maneira de "traduzir" este script de importação para que o Linux o rode? Se necessário, posso enviá-los para quem quiser examiná-los (prefiro não postar links para scripts aqui no fórum).
Eduardo

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #40 Online: 15 de Outubro de 2012, 23:15 »
Bancos de dados preenchidos no Windows não se dão bem no Linux. Te um programa para converter entre Windows e Linux na página que eu enviei acima, mas não lembro qual é. você terá que ler o manual...

Companheiros, bom dia.
Baixei o instalador do amigo Bolche.
A instalação foi bem sucedida, copiei a pasta bases, com as minhas bases para a nova localização e consigo pesquisá-las.
Entretanto, não consigo ter acesso como administrador com o login e senha cadastrados anteriormente. A biblioteca não está conseguindo atualizar registros.
Também não consigo que outros usuários da rede local tenham acesso ao PHL.
Será que alguém pode ajudar ?
 
Eduardo

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #41 Online: 11 de Novembro de 2012, 00:34 »
Pronto que agora danou-se. Tudo instalado, tudo bonitinho... mas agora sempre que catalogo novos livros tudo o que eu digitei aparece totalmente embolado quando termino a catalogação!

Salvei a base de dados e abri em outra máquina, e está tudo bem com a base original; mas agora sempre que preciso catalogar um novo livro, depois de escrever tudo direitinho, o PHL embaralha todas as letras em alguns campos, me obrigando a voltar ao item catalogado e refazer tudo de novo. E quando salvo o que refiz, ele embaralha as letras mais ainda!

O que pode ser feito?

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #42 Online: 11 de Novembro de 2012, 14:47 »
Por acaso vc importou a base de dados do Windows?
Se este fez isso, tem que rodar o script de conversão como eu expliquei a alguns posts acima. Se não é isso que acontece.
Uma alternativa é usar a importação/exportação do PHL para importar sua biblioteca existente, sem copiar o banco de dados.
Copiar banco de dados entre Windows e Linux é ruim.
Eduardo

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #43 Online: 11 de Novembro de 2012, 19:42 »
Oi Bolche,

não, não importei do Windows. A que importei do Windows foi no trabalho, esta é a minha base de dados doméstica, feita no Ubuntu e mantida na mesma distro.

Pensei de ser algo na base de dados. Desinstalei tudo, instalei novamente do zero e fiz um novo cadastro: mesmo problema.

Pensei de ser algum problema com o arquivo zip que guardo desde sempre com a mesma versão do PHL que usei para gerar minha biblioteca pessoal. Desinstalei tudo novamente, baixei a versão mais recente e fiz um novo cadastro: mesmo problema.

Eis aqui uma captura de tela:

http://www.4shared.com/photo/eOHAZTFY/Captura_de_tela_-_11-11-2012_-.html?
« Última modificação: 11 de Novembro de 2012, 19:46 por ManoelNascimento »

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #44 Online: 12 de Novembro de 2012, 09:55 »
Se o problema ocorre  em um banco de dados vazio, não faço idéia do que pode ser. Nunca vi isso.
Alguém?
Eduardo