Pois é o ubuntu não tem fama de grande performance, princialmente porque é feito para ser um sistema para todos e fécil, isto leva a vir com um monte de drivers e aplicativos para facilitar a vida, mas ubuntu é linux e é aqui que entra a tal liberdade que todos falam, usar ubuntu como está e estar insatisfeito é não tirar partido da liberdade linux.
Dicas:
Openbox, Lxde ou E17 são alternativas leves e muito boas(uso openbox tanto no ubuntu como no archlinux)
Kernel modificado , vc pode usar o kernel do Hqxriven para melhor o desempenho da sua máquina
Desinstalar pacotes desnecessários, o que não falata no ubuntu é lixo mas tambem tem muitos tópicos aqui que ensinam a limpar o sistema
Usar programas mais leves, existe sempre uma alternativa bem leve para qual programa
Tuna o teu software, existem milhentos tópicos de como optimizar o software é só seguir os passos
Usa uma distro mais leve ou mais simples, podes sempre usar uma distro mais simples, que venha com menos ajudas e programas e depois só instalas o que queres. Não te deves agarrar uma distro, existem muitas distros porque nem todas as pessoas pensam igual.
No linux tás sempre safo, só tens de fazer bem as escolhas, eu usei ubuntu muito tempo com gnome e depois com openbox agora mudei para o archlinux para aprender mais sobre linux e para ter uma maior performance pena que quase nem uso os recursos do latop no arch+openbox
uso 6% da minha Ram(tenho 4 gb mas ele só detecta 3) 12% do HD e o processador nunca o vi chegar aos 100%.
Para usar linux não é preciso ter uma grande maquina basta ter uma razoável e saber escolher bem