jeffersonmagno,
Por favor, mais devagar, senão o pessoal não dá conta!...

Olhe, vamos por partes, e vamos começar do início: poste a sua configuração de hardware, para começar - assim a gente sabe com que máquina está lidando.
Fora isso, é importante que você perceba que o Linux *não é* Windows... aliás, já disseram aí atrás, nem no Windows as coisas são assim, "instalo hoje um sistema do qual não conheço absolutamente nada e em dez minutos quero absolutamente tudo instalado e funfando!"... Siga o que o pessoal está dizendo, uma coisa de cada vez, e não bombardeie a turma com mil mensagens uma atrás da outra, ou não dá para fazer nada.
Conheça primeiro o sistema e como ele funciona, use as tarefas normais, e só depois pense em coisas bonitinhas mas inúteis, como efeitos de tela; espere até estar realmente "por dentro" do SO antes disso. Vá por mim, cara: correndo não se chega a lugar nenhum...

pelo menos em computação! Domine o sistema primeiro, depois brinque com ele à vontade. Mas tudo num só dia, não dá...
Eu sugiro que você se fixe numa questão só, a que for mais urgente para você, e não saia tentando fazer tudo o que leu ou ouviu falar: siga o que o pessoal aqui está dizendo, passo a passo. Quando essa dúvida estiver resolvida, poste a seguinte, e assim por diante. E no meio tempo, pesquise e leia o máximo posível - é a única forma de aprender a pescar, e não esperar pelo peixe...
Espero que não leve a mal, não é essa a idéia; mas já vi e vejo todo o dia a pressa liquidar as melhores intenções.
( ),
VB5