Autor Tópico: Bug no empacotamento OpenOffice do Ubuntu 8.04?  (Lida 3486 vezes)

Offline acastilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Bug no empacotamento OpenOffice do Ubuntu 8.04?
« Online: 27 de Agosto de 2008, 01:54 »
Trabalho com conjuntos numerosos de planilhas com muitas fórmulas e vínculos entre si que são originalmente geradas em Excel. Normalmente, ao abrí-las no Openoffice, este ficava um certo tempo parado no "Adaptar altura da linha" (o que significa, na verdade que está atualizando e recalculando todos os vínculos). Este processo durava entre 2 e 3 minutos. Com o OpenOffice 2.4 ou 2.4.1 do Ubuntu 8.04 isto passou a levar nada mais nada menos que 17 minutos, se não mais. Inconformado, apelei para o Symphony, que mantém o tempo de carga em até 3 minutos, mas deixa a desejar em recursos de formatação e configuração das planilhas para impressão. Resolvi então instalar o BrOffice 2.4.1 a partir dos seus pacotes .deb (do site mesmo do BrOffice e não aquele pacotinho BrOffice do repositório Ubuntu) e qual não foi minha grata surpresa ao descobrir que as planilhas voltaram a ser abertas em 3 minutos. Desinstalei o OpenOffice "oficial" do Ubuntu e naturalmente estou utilizando o BrOffice.

Antes de trocar pelo BrOffice instalei praticamente todos os pacotes que se referiam ao OpenOffice do Ubuntu na esperança de que a solução estivesse na falta de algum deles. Não estava. Curiosamente, testei a abertura das mesmas planilhas no OpenOffice 2.4 ou 2.4.1 do Mandriva 2008 Spring e apresentou a mesma enorme lentidão apresentada pelo OpenOffice 2.4 ou 2.4.1 Ubuntu 8.04. Já o OpenOffice 2.2 do Ubuntu 7.04, por exemplo, abre as mesmas planilhas dentro do prazo razoável  de 3 minutos.

Alguém pode explicar este disparate?

Offline ramos.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Bug no empacotamento OpenOffice do Ubuntu 8.04?
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2008, 02:16 »
Nao sei se entendi bem mas o problema nao e o openoffice e nem o Ubuntu e sim os arquivos Excel gerado pelo Office, que como todos sabemos e fechado e a Microsoft nao faz muito esforço em deixar o Office compativel com o openoffice.

O que deve estar acontecendo e que vc quer abrir eles direto pelo openoffice, o que seria logico , mas se transforma em pesadelo pois o pacote office puro nao se da bem com o openoffice

So depois da Microsoft ser ameaçada na Europa e que resolveram lançar um plugin para o Office ser mais compativel com o openoffice

Instala este conversor que serve para adicionar suporte a ODF no word

http://odf-converter.sourceforge.net/

Converta estes arquivos Excel para formato padrao openoffice e vc vera que abrirao mais rapidos, nao sei a quantidade e tipo de formulas que usa, mas vale a pena ver se resultara em rapidez.

Se forem muitos arquivos tera que fazer a transformação deles um a um, demora e e chato mas dara resultados concretos

Boa sorte amigo
« Última modificação: 27 de Agosto de 2008, 02:20 por ramos. »

Offline acastilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Bug no empacotamento OpenOffice do Ubuntu 8.04?
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2008, 11:42 »
Neste caso não se trata de nenhuma incompatibilidade entre o formato excel e o formato opencalc. Todas as fórmulas e vínculos são normalmente reconhecidas e processadas. O conjunto,inclusive, é salvo no formato odf (.ods) pelo próprio OpenOffice, preservando todos estes vínculos e fórmulas. Trata-se portanto da lentidão do OpenOffice em abrir o seu próprio arquivo. A principal razão, no caso está no grande número de planilhas linkadas por inúmeras fórmulas - questão já reportada em diferentes fóruns. Uma lentidão maior do openoffice vis a vis o excel é normalmente esperada pelas razões já conhecidas (java based). O que não se consegue entender é a enorme diferença no tempo de processamento deste mesmo arquivo entre o openoffice empacotado pelo ubuntu 8.04 e o broffice (pacote .deb) baixado do site ou mesmo se comparado com o openoffice 2.2 empacotado pelo ubuntu 7.04. Ou seja, trata-se rigorosamente do mesmíssimo arquvo .ods: no OpenOffice do ubuntu 8.04 são pelo menos 17 longos minutos de processamento; no BrOffice baixado do site ou mesmo no OpenOffice 2.2 do Ubuntu 7.04 são 3 minutos.

Offline acastilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Bug no empacotamento OpenOffice do Ubuntu 8.04?
« Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2008, 11:16 »
E mais uma coisa extremamente curiosa. Este tempo de processamento para este mesmo arquivo .ods, caracterizado por conjunto de muitas planilhas vinculadas entre si através de um sem-número  muitas fórmulas, que varia de 3 minutos, no BrOffice ou no OpenOffice 2.2 do Ubuntu 7.04 para mais de 17 minutos no OpenOffice do Ubuntu 8.04 é praticamente indiferente à capacidade de hardware da máquina. Testei o mesmo arquivo com os dois OpenOffice em um Intel CoreDuo de 2.2GH com 1 GB de RAM e em um AMD Sempron bem básico, mas também com 1 GB de RAM. O consumo de memória é relativamente baixo (< de 30%) e o consumo do processador bate os 100% no Sempron e também 100% em um dos processadores do CoreDuo, mas o tempo total de processamento nas duas máquinas e para as duas situações é praticamente o mesmo.