Autor Tópico: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.  (Lida 37746 vezes)

Offline rafael-assis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Online: 24 de Agosto de 2008, 20:30 »
Eu estou usando a 3G da brasil Telecom aqui em casa, mas como tive problemas no meu ubuntu e não tive como atualizar ele ainda não consegui testar ainda, somente no windows, com a configuração padrão de instalação, sem compiladores e etc, não funcionou o modem, gostaria de saber se alguem do forum já usou e se teve algum problema ou é só instalar o modem e usar?

Offline Charles Joner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2008, 23:25 »
Olá,

Estou com o mesmo problema. Se alguém puder ajudar....


Offline rafael-assis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2008, 15:16 »
Cara pelo jeito só nós estamos usando esse modem com o plano da brasil telecom, mas eu dei uma olhada em outros foruns e já tem tutorias de instalação do mesmo modem só que com o plano da claro, no tutorial está dizendo que é preciso um discador tipo dial-up, mas não entendi o propósito daquilo tem uma senha que tem que colocar, que tem claro no meio teria que descobrir como é o da brasil telecom, se é que exite alguma, grande abraço vamos ter que divulgar  o nosso problema para achramos uma solução se conseguir alguma coisa me dá um retorno falow grande abraço.

Offline oporto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:45 »
Informo que estou com meu Ubuntu a acessar via BrT sem problemas.
Usei basicamente o tutorial que tem para a operadora Claro, exceto mudando os parâmetros para o discador.

Os da Brt são:

numero: *99***1#
user: BrT
passwd: BrT
APN: brt.br
autenticação tipo: PAP
DNS: obter automaticamente ou usar 201.10.120.2 e 201.10.128.2
PDP: obter automaticamente

Caso tenham dúvidas, avise. Providencio um tutorial completo. ;)


Offline rafael-assis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2008, 12:09 »
Consegui fazer funcionar usando o tópico da claro também, só que estava sem tempo para postar a solução, só que tem um porém, o firefox não está funcionando, quando tento usar um que baixei direto no site da mozilla as vezes conecta.

Offline rafael-assis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:42 »
Oporto: Qual discador você usou para fazer fazer a conexão?
Com o gnomeppp não tive sucesso, só funcionou com o pppconfig, mas não lembro de ter visto as opções PDP e também APN, vou tentar instalar o kppp para ver como fica, mas gostaria de saber oque são: PDP E APN.

Offline oporto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2008, 10:49 »
PDP: Packet Data Protocol
APN:Access Point Name

No caso de discadores não é necessário  PDP, apenas o APN.

Estou usando Gnome com o Network Administrator Tool, assim configurei uma conexão ppp tipo gprs, e inclui os parametros da BrT.

Quanto ao problema do Firefox, observe se ele não entra no modo "off-line". Notei que as vezes quando ativo o Firefox antes de estabelecer a conexão 3G, o Firefox entra em modo "off-line" e por isso não conecta.


Offline rafael-assis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2008, 13:30 »
Pois é fica offline só funciona quando eu pego um firefox que baixei do site da mozilla, que não precisa instalar é só rodar.

Offline rafael-assis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2008, 13:35 »
Mas o Network Administrator Tool é uma ferramenta presente no gnomeppp ou tenho que baixar outros pacotes, mas acho que o problema do firefox é questão de dns.

Estou usando desde o início os mesmos dns que você colocou no forum conecta normal atualizo o sistema, mas o firefox não funciona direito.

De repente vou tentar outro navegador pra ver oque acontece, ou baixar o thunderbird pra ver se funciona.

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #9 Online: 03 de Outubro de 2008, 15:32 »
Olá pessoal,

Poderiam postar o tutorial completo (ou link) para
configurar a conexão 3G da BrasilTelecom?

"oporto", poderia quebrar esse galho?

Obrigado,
Guilherme Machado
Curitiba / Pr
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Offline Ferrero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2008, 01:54 »
Olá pessoal.
Oporto vc poderia postar o tutorial aqui? Seria de grande ajuda para nós.
Sou novo com Linux mas to me amarrando nele (mesmo sem internet ainda).

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2008, 09:15 »
Olá pessoal,

Funcionou!

Finalmente consegui configurar a conexão corretamente com a ajuda de um amigo que configurou-o no Vector Linux. Os passos são os mesmos para as duas distribuições.

1. Reinicie o computador com o modem conectado;

2. Caso o Ubuntu tenha reconhecido o modem como CDRom, é necessário desmontá-lo;

3. Verifique a presença do modem utilizando o comando LSUSB, no resultado deve mostrar

Citar
Bus 002 Device 003: ID 19d2:0001

4. Para a correta montagem do modem utilize os comandos:

Citar
sudo /sbin/modprobe usbserial vendor=0x19d2 product=0x0001
sudo ln -s /dev/ttyUSB0 /dev/modem
   

5. Crie somente uma vez uma conexão batizada de 'BRT3G' utilizando o comando PPPCONF. Segue abaixo os parâmetros necessários:

Citar
numero: *99***1#
user: BrT
passwd: BrT
autenticação tipo: PAP
DNS: 201.10.120.2
DNS: 201.10.128.2

6. Inicie a conexão utilizando o comando

Citar
pon BRT3G

7. Navegue !

Obs: também é possível configurar também o KPPP para fazer a discagem. Utilizei ambos e funcionaram. Neste caso, utilizo o PPPCONF pois ele já está instalado por padrão e facilita a vida das pessoas que estão com o Ubuntu 'zerado'. Ainda falta descobrir porque o modem deve ser conectado antes do ligamento do PC (talvez seja um problema de acesso do usuário comum).

--

O último detalhe. Inicialmente estava acessando a uma velocidade em torno de 20% do serviço contratado (250Kbps), uma navegação horrível de 40 ou 50 Kbps.

Fiz alguns testes no Windows/Linus e após alguns dias percebi que existia uma opção no software da Brasiltelecom (do windows) para se escolher a rede de acesso. Neste caso meu modem estava
selecionando uma rede 2G e assim que alterei para a 3G a velocidade dobrou (400Kbps pra mais).

Como havia feito muitos testes e mudanças de configuração pensei que havia cometido o erro por engano configurando a conexão para a 2G no windows. Porém, tenho dúvidas quanto se esse engano foi meu.

Uma colega de trabalho trouxe um modem igual o nosso e pediu que fizesse alguns testes pois ela estava tendo uma conexão muito ruim. A primeira configuração a verificar foi exatamente a escolha da rede de conexão, e acredite lá estava selecionada a rede 2G. Uma vez que alterei para a 3G no windows a velocidade quase dobrou em ambos os sistemas!

O modem grava essa configuração e quando você for acessar na próxima vez do Linux ou Windows  a conexão é feita na rede correta (3G). Ao que parece esse aparelho ZTE está saindo
das lojas com a configuração padrão de acesso 2G.

Então outra dica é verificar qual rede o modem está configurado, infelizmente só consegui verificar e alterar isso utilizando o software do windows.

Espero que ajude.

Grande abraço,
Guilherme Machado
Curitiba / Pr
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2008, 09:38 »
Olá pessoal,

Funcionou!

Finalmente consegui configurar a conexão corretamente com a ajuda de um amigo que configurou-o no Vector Linux. Os passos são os mesmos para as duas distribuições.

1. Reinicie o computador com o modem conectado;

2. Caso o Ubuntu tenha reconhecido o modem como CDRom, é necessário desmontá-lo;

3. Verifique a presença do modem utilizando o comando LSUSB, no resultado deve mostrar

Citar
Bus 002 Device 003: ID 19d2:0001

4. Para a correta montagem do modem utilize os comandos:

Citar
sudo /sbin/modprobe usbserial vendor=0x19d2 product=0x0001
sudo ln -s /dev/ttyUSB0 /dev/modem
   

5. Crie somente uma vez uma conexão batizada de 'BRT3G' utilizando o comando PPPCONF. Segue abaixo os parâmetros necessários:

Citar
numero: *99***1#
user: BrT
passwd: BrT
autenticação tipo: PAP
DNS: 201.10.120.2
DNS: 201.10.128.2

6. Inicie a conexão utilizando o comando

Citar
pon BRT3G

7. Navegue !

Obs: também é possível configurar também o KPPP para fazer a discagem. Utilizei ambos e funcionaram. Neste caso, utilizo o PPPCONF pois ele já está instalado por padrão e facilita a vida das pessoas que estão com o Ubuntu 'zerado'. Ainda falta descobrir porque o modem deve ser conectado antes do ligamento do PC (talvez seja um problema de acesso do usuário comum).

--

O último detalhe. Inicialmente estava acessando a uma velocidade em torno de 20% do serviço contratado (250Kbps), uma navegação horrível de 40 ou 50 Kbps.

Fiz alguns testes no Windows/Linus e após alguns dias percebi que existia uma opção no software da Brasiltelecom (do windows) para se escolher a rede de acesso. Neste caso meu modem estava
selecionando uma rede 2G e assim que alterei para a 3G a velocidade dobrou (400Kbps pra mais).

Como havia feito muitos testes e mudanças de configuração pensei que havia cometido o erro por engano configurando a conexão para a 2G no windows. Porém, tenho dúvidas quanto se esse engano foi meu.

Uma colega de trabalho trouxe um modem igual o nosso e pediu que fizesse alguns testes pois ela estava tendo uma conexão muito ruim. A primeira configuração a verificar foi exatamente a escolha da rede de conexão, e acredite lá estava selecionada a rede 2G. Uma vez que alterei para a 3G no windows a velocidade quase dobrou em ambos os sistemas!

O modem grava essa configuração e quando você for acessar na próxima vez do Linux ou Windows  a conexão é feita na rede correta (3G). Ao que parece esse aparelho ZTE está saindo
das lojas com a configuração padrão de acesso 2G.

Então outra dica é verificar qual rede o modem está configurado, infelizmente só consegui verificar e alterar isso utilizando o software do windows.

Espero que ajude.

Grande abraço,
Guilherme Machado
Curitiba / Pr

Como ficariam os dados no PPPCONF no caso do Aiko 82D da Vivo ?

Como fazer essa verificação e a devida alteração da configuração 2G padrão ?
Usuário GNU/Linux #478164

Offline Chomi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2008, 11:51 »
Olá!

Estou usando o UBUNTU 8.10. Depois de muito quebrar a cabeça e seguir diversos tutoriais e dicas, consegui fazer funcionar corretamente o 3G Brasil Telecom com o modem ZTE USB MF622. Resumindo as pesquisas, inclusive o que consta neste próprio post, o que fiz foi o seguinte:

1 - Conectei o modem ao notebook. O Ubuntu reconheceu automaticamente.
2 - Verifiquei a presença do modem utilizando o comando LSUSB, no resultado mostrou:
     Bus 002 Device 003: ID 19d2:0001
3 - Montei corretamente o modem com os seguintes comandos:
     sudo /sbin/modprobe usbserial vendor=0x19d2 product=0x0001
     sudo ln -s /dev/ttyUSB0 /dev/modem
4 - No Network Manager, criei a conexão banda larga móvel como se fosse a operadora Claro.
5 - Novamente no Network Manager editei esta conexão, renomeando-a para BrT e alterando os seguintes parâmetros:
     Número: *99#
     Nome de usuário: BrT
     Senha: BrT
     APN: brt.br
     Autenticação: PAP
     DNS: 201.10.120.2, 201.10.128.2

Após estes procedimentos, consigo conectar sem problemas, chegando a uma velocidade de 111.54 kbps. Note-se que estou em Porto Alegre-RS e utilizei o o acesso ao site http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php para testes de velocidade.

Espero que este resumo possa ajudar.

"Por que o conhecimento e os vampiros são imortais"

Abraços a todos.
     

Offline rafael-assis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: 3G Brasil telecom, Alguem já usou no ubuntu.
« Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2008, 12:40 »
Mas chomi no seu ubuntu 8.10 o sistema não estava montando automaticamente o modem 3g?
No meu faz tudo sozinho só não consegui fazer ele se conectar pela banda larga móvel, mas pela conexão que criei pelo pppconfig funciona blza e uso  outro numero para me conectar(*99***1#), vou tentar usar esse que tu postou para ver se funciona no esquema da claro que alterei.