Autor Tópico: Linux Pode ser pago ? sera, sera ?  (Lida 3232 vezes)

Crash.Override

  • Visitante
Linux Pode ser pago ? sera, sera ?
« Online: 02 de MAR?O de 2006, 18:30 »
Bom um belo dia eu no www.google.com.br/linux e axei algo muito triste , desanimador e muito ruim.

Segunda-feira, 22 agosto de 2005 - 16:38

Linus Torvalds, o criador do sistema operacional de código aberto Linux, registrou a marca e, desde o mês passado, começou a contatar companhias para que elas começassem a pagar pelo uso do nome.

De acordo com a Linux Mark Institute (LMI), órgão criado por Torvalds, a intenção principal da iniciativa é proteger o público e também usuários de Linux do uso confuso e não-autorizada da marca Linux, bem como emitir licenças específicas para usuários do nome.

Durante o mês passado, um advogado agindo em nome de Torvalds escreveu a 90 companhias localizadas na Austrália pedindo que as mesmas desistissem de brigar judicialmente pelo nome Linux e comprassem uma licença da Linux Mark Institute - na verdade, uma sublicença que custa entre 200 dólares e 500 dólares, já que o nome é licenciado de Torvalds para a LMI.

Apesar de algumas acusações de querer fazer dinheiro com o nome de um sistema conhecido justamente por ser de livre uso e distribuição, Linus Torvalds afirma que a iniciativa está sendo levada para criar um fundo de defesa para futuras disputas judiciais envolvendo a marca Linux.

Como anteriormente a marca permaneceu sem registro - em um "acordo sem documentos" de que nenhuma empresa iria se apropriar indevidamente do nome - talvez agora seja muito difícil licenciá-la para uso autorizado, razão pela qual foi criada a iniciativa e o fundo.


Creio que foram apenas boatos naum tenhu ideia se alguem tiver qualquer informaçoes sobre isso post aki vlw...

fonte: http://linuxfud.org/?q=node/237

TenkS!! :cry:

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Linux Pode ser pago ? sera, sera ?
« Resposta #1 Online: 02 de MAR?O de 2006, 18:45 »
Cara noticia bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmm velha essa.. é verdade sim e ele esta certo, tem empresas que ganham muito com o uso da marca.. nada mais certo do que ele arrecadar algum pra possiveis gastos judiciais no futuro
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Linux Pode ser pago ? sera, sera ?
« Resposta #2 Online: 02 de MAR?O de 2006, 18:48 »
nao existe risco de que o Linux venha a ser pago.

o que ele está combrando é uma licença pra q certas empresas possam usar a marca Linux, nao tem muito a ver com o SO, nem com fechamento de código nem nada...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Linux Pode ser pago ? sera, sera ?
« Resposta #3 Online: 02 de MAR?O de 2006, 19:09 »
Foi o que falei.. ganham com a marca.. quanto o OS.. faz tempo que tem linux que tu paga pra ter Ex. RedHat.. relaxa.. sempre vai ter livre vivendo junto com os pagos.. e quanto a marca.. se tu não for empresa não tem o por que esquentar. E nem é tanto que se paga.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Crash.Override

  • Visitante
Linux Pode ser pago ? sera, sera ?
« Resposta #4 Online: 02 de MAR?O de 2006, 20:55 »
Bom eh pela data mostra que eh velha eh que um amigo meu falo sobre q o linux ia ser pago e eu como curioso fui atras e axei isso... obrigado por ter tirado essa minha duvida. OK.


TenkS!!

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Linux Pode ser pago ? sera, sera ?
« Resposta #5 Online: 02 de MAR?O de 2006, 23:28 »
Imagina !, o Linus feiz isso pra proteger o nome do linux, pra outras empresas não apoderarem e garantir o lucro sobre  o mesmo.

Então, o Linux eh licenciado sobre a GPL e o próprio Linus não pode fechar o código-fonte do Linux pra torna-lo proprietário.  :wink:


Ubuntu User Nº: