Relatando a instalação Satux (1)Aproveitando esse tópico, quero ratificar minha defesa ao Satux.
Todos aqui temos uma boa e grd experiência em Linux, então as criticas são compreensíveis, pois o Satux ñ é uma distro de ponta, mas acredito que cumpre 'digamos' um bom papel.
Eu mesmo já vi nesses PCs populares distro sei lá qual, c/ uma interface toda esculhambada do KDE ou sei lá que treco era aquele, aquilo sim um grd convite a troca de SO.
O fato do Satux ter escolhido personalizar o Gnome a cara do Windows (o que ñ é a única distro) ñ achei que cria obstáculo.
Bom, vamos a 1ª parte dessa minha experiência c/ o Satux: instalando a rede Wireless.
Esse casal amigo, são usuários completa/ básico de PC. Então digamos que sou o guru deles no assunto informática. Eles tinham uma conexão ADSL (modem Siemens - SpeedStream 4200 c/ 2MB de velocidade) num HP Pavilon PC-TV c/ Windows Vista Home c/ todos os softwares originais.
Os aconselhei comprar um modem roteador, modelo D-Link 524. Infeliz/ como disse, eles são usuários básicos, e o 'vendedor' da loja de informática lhes empurrou apenas um roteador modelo D-Link D-300 e uma antena p/ o desktop HP.
'Vendedor' safadinho, porque sabia que um roteador como esse ñ era preciso tal antena, até porque por recomendação minha o casal levou o manual da HP p/ mostrar ao 'vendedor' que tipo de antena era, se fosse preciso comprar.
E pasme a tal antena tinha uma conexão menor do que a da conexão do desktop HP. Brincadeira!
Bom, tratei de instalar começando pelo 'nosso querido amigo' Windows Vista, depois de umas cabeçadas consegui. Aí passei p/ o GNU/Linux Satux. Claro mais umas cabeçadas. Segui os passos descritos nesse link do fórum do Satux -
http://www.satux.org.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=198&highlight=dlinkFiz os devidos testes e ficou tudo OK! E claro pensando no casal queria deixar tudo bem fácil p/ eles, mas também já estava bem cansado devido as cabeçadas e já era tarde. Nem deu p/ dar maiores explicações sobre o Linux, o já marquei outro dia p/ tal. Mas deixa relatar mais aspectos técnicos do que vi.
1) o reconhecimento da conexão do wireless do tal notebook CCE, se dá depois de ligado se clicando Fn+F10 (ñ gostei disso p/ usuário leigo)
2) o bairro que essa casal mora no RJ, a rede Velox apresenta umas oscilações de sinal, mas também pode ser algum mal uso de parte deles do desktop. Fato é que nos testes do notebook, ora entrou a caixa de diálogo pronta p/ conectar, ora pedia a senha de acesso criada pelo roteador D-Link DIR-300. Senha essa bem extensa p/ usuário leigo digitar, tentei pelo Windows Vista ver se dava p/ configurar uma senha de acesso, mas ñ observei, vamos ver se depois vejo isso c/ mais calma.
também, vou checar no fórum do Satux, que ñ achei ruim (olha que tem distro de ponta por aí c/ fórum de suporte sofrível em relação a conteúdo técnico p/ consulta) se tem algum modo de logar nesse caso s/ todo o sacrifício de se digitar uma senha gigantesca.
3) Sobre o terminal, vendo melhor o caso descobri pelo fórum de lá, que p/ acessar:
ATL+F2 gnome-terminalEngraçado é que o Satux tem um tipo de auto digitação, ñ me lembro disso nesse caso no Ubuntu.
Taquei lá um
sudo apt-get updateE nada de pedir senha. Já vou falar do caso do root.
Obs: sobre o terminal ficar escondido, p/ usuários leigos ñ vejo problema. Já imaginou essa gente ter que digitar sudo dkpg e vai por aí....
4) Senha de root: o Satux entra direto e acima já falei sobre o que vi no terminal. Isso eu preciso pesquisar no fórum do Satux p/ saber como fica o root nessa história.
5) também ñ vi o Synaptic no menu, somente o Adicionar/Remover Programas.
6) Tão logo depois do
sudo apt-get update entrou uma chamada p/ atualização num icone perto do relógio de 200MB, que nem fiquei p/ ver acabar. Expliquei ao casal sobre aquela atualização e fui embora.
Levei e testei no boot do notebook, que vem configurado p/ o CD/DVD, o Ubuntu 8.04.1 e o BigLinux 4.0, ambos passaram, mas pararam numa tela INIT, já havia lido sobre a dificuldade de se trocar o Satux por outra distro. Na tal tela dei um
ALT+SysRq(Print Screen)+B p/ rebootar o sistema e tirar os tais liveCDs.
Depois de ajeitar mais o Satux no notebook desse casal continuo postando meu relatório.
Mas digo, ñ vejo motivo p/ se trocar a Satux, uma distro baseada no Debian. Além de o hardware 'digamos' vir preparado p/ ele (isso ainda vou ver, né?)
Mas ainda digo, que nas entrelinhas a CCE, faz um incentivo a mudança de SO. Real/ Satux é um pouco cru, e ñ tem a amigabilidade de outras distros GNU/Linux. Claro que um usuário c/ um pouco de uso de GNU/Linux vai se safar, mas quem ñ tem c/ certeza vai pensar em outras opções.