Autor Tópico: O PC Popular c/ boa distribuição GNU/Linux Satux  (Lida 17925 vezes)

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
O PC Popular c/ boa distribuição GNU/Linux Satux
« Online: 21 de Agosto de 2008, 16:01 »
‭A pouco dias um casal amigo, resolveu comprar um notebook, por causa do preço escolheram um CCE c/ o Linux Satux pré-instalado.
‭E como sabem que sou usuário de Linux me perguntaram se deveriam comprar, dei uma pesquisada sobre a Satux (distro baseada no Debian) e aconselhei a compra.

‭Infeliz/ a CCE, ñ gostei muito do trabalho de pré-instalação do excelente Satux, deixando muito cru, s/ o som habilitado.
‭Tive que ir no fórum, p/ saber que deveria clicar em ALT+F2 e digitar: gnome-sound-properties e reiniciar o PC, seguindo a dica de um post do fórum de lá.
‭Pasme ñ vem o Terminal (cheguei a conferir se tava oculto pelo Editor de menu do Gnome e ñ o vi), apesar de uma boa qtd de programas, entre eles o BROffice, Inkscape, GIMP, Skype, Pidgin, GnomeBaker etc.
‭O ambiente gráfico é o Gnome, desenhado p/ ficar parecido c/ o Windows, ñ vi nada demais nisso.
‭Outra coisa que ñ gostei o SO entra direto, s/ pedir senha, vou checar isso no site da distro p/ ver se habilito a entrada individual de cada usuário. Pois ñ deu p/ perceber até que ponto isso fica 'vulnerável'.
‭Bons atalhos p/ configuração a Internet, mas tive dificuldade de conectar pelo PPPoE ao Velox, mas como eles iriam comprar um modem s/ fio ñ insisti muito. Mas ficou uma suspeita de a versão do Satux ñ ser tão atualizada qto a última do site e dar problema na hora de conectar. Pode ser.
‭Outro detalhe, vem 2 CDs um do Satux e outro de drives (aí é aquela velha história de incentivo a substituição do GNU/Linux pelo Windows).
‭Como um bom detalhe, gostei do HD de 120GB vir particionado em raiz(/) = 35GB; SWAP = 1GB e o restante, cerca de 75GB p/ (/home)
‭Infeliz/ ñ conferia a origem do repositórios, mas pelo que já tinha lido no site do Satux, ele usa repositórios próprios, claro baseados no Debian.

‭Então a minha reclamação é mais sobre o modo como a CCE instalou uma excelente distribuição Linux num produto seu, incentivando a troca de SO. também empresas nacionais precisam começar a levar a sério o Linux e o SL, pois já ñ é s/ tempo diante do quadro de grd qualidade desses produtos.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline carlosaluisio

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: O PC Popular c/ boa distribuição GNU/Linux Satux
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2008, 17:22 »
E aí Ricardo, tudo bem ?

Olha, pelo que vi, a Satux não é tão boa assim como falaste. Muito pelo contrário.

Se todos esses PCs aí viessem com o Ubuntu, creio que muitos se manteriam na máquina, em vez de dar lugar a um pirata Windows XP.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline livio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2008, 17:48 »
Meu pai comprou um PC popular e veio com o Satux.

O visual dele era horrível, uma imitação barato do Windows Vista.

Não dava pra usar, não haviam ferramentas pra nada.

Resultado, o PC ficou com Windows.

Algumas até são bem feitas, mas essas distros de computadores populares só servem pra incentivar as pessoas a trocar por Windows (geralmente pirata).

Como disse o carlosaluisio, seria melhor se viessem com Ubuntu.

Offline carlosaluisio

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2008, 18:07 »

Algumas até são bem feitas, mas essas distros de computadores populares só servem pra incentivar as pessoas a trocar por Windows (geralmente pirata).

Falou tudo! Nao precisa dizer mais nada!

Ricardo, como é moderador, tranca o tópico aí ! hehehe!

Ou melhor, é favor ao usuário "rjbgbo" colocar o título de RESOLVIDO no título do tópico, hehe!

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline james_br

• Usuário Ubuntu
  • *
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2008, 18:24 »
Sou a favor do usuário poder escolher qual distribuição Linux o PC terá no ato da compra...
Mas aí tem um problema...como existem centenas de distros, o vendedor ia ficar horas falando e é praticamente impossível saber sobre todas elas....
Pelo menos poderia apresentar rapidamente as 3 ou 5 distros mais usadas no mundo, dar os prós e contras de cada uma, indicando a distro ideal para a necessidade do cliente.
Seria pedir demais ?
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

eliseu_carvalho

• Visitante
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2008, 18:37 »
Computador deveria vir SEM sistema operacional, na minha opinião. Assim, cada usuário poderia escolher aquele que considera melhor. E se não souber instalar, seria só contatar alguém mais experiente. Certamente sairia bem mais barato.
Se eu comprasse hoje um computador sem sistema operacional, não pensaria duas vezes: Ubuntu na hora  :)

Offline Bud Spencer

• Usuário Ubuntu
  • *
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2008, 20:31 »
Acho que o PC deveria poder escolher entre Windows e Linux.

E se for Linux tem que ser uma distro super otimizada como Arch e Gentoo, Debian, SlackWare e Resulinux, com ferramentas de facilitação adicionadas.

O Slack "Cru" é muito ruim pro user final, mas se vc botar o Yast e outras coisas, o iniciante ficará muito feliz.

O meu ResuLinux mesmo ele é tão "cru" quanto o debian, mas o povo fez tanta modificação e adicionou tanto facilitador que a distro tá super fácil.

Lembra o Kurumin nos tempos de ouro dele.
Removido pela Moderação.

Offline livio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2008, 21:01 »
E se for Linux tem que ser uma distro super otimizada como Arch e Gentoo, Debian, SlackWare e Resulinux, com ferramentas de facilitação adicionadas.

Seria melhor uma distro com suporte e uma grande empresa por trás (Ubuntu, OpenSuse, Mandriva).

Offline james_br

• Usuário Ubuntu
  • *
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2008, 22:50 »

Seria melhor uma distro com suporte e uma grande empresa por trás (Ubuntu, OpenSuse, Mandriva).
Compartilho da idéia de grandes distros no começo, afinal têm mais usuários, os fórums são melhores, tem mais informação pela internet, etc.. aí depois que ganhar experiência pode se aventurar naquelas distros que 4 pessoas usam e que vc tem que ficar 2 semanas configurando pra deixar o sistema "usável".
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline chapafogu1nho

• Usuário Ubuntu
  • *
  • “Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes” .
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2008, 22:59 »
Não sao todos que vem com o satux, nas casas baia e na franco eletro .. eles costumam instalar o suse tbm!
Computer is like to air-conditioning, not to provide with "Windows" open. hehe

Offline 0tacon

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2008, 01:33 »
 Sem tela de Login do usuário para iniciar... Sem Terminal... Isso é coisa de quem quer windows grátis! Quando vai entrar na cabeça desses revendedores que Linux não é windows grátis?! - Ora, vamos retirar o terminal, essa coisa é muito difícil... - Aí é que dificulta tudo! Seja lá quem foi que instalou o Satux nesse CCE (a propósito, foi a loja ou a CCE?) é alguém que não usa efetivamente o Linux.

Offline livio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2008, 06:24 »

Compartilho da idéia de grandes distros no começo, afinal têm mais usuários, os fórums são melhores, tem mais informação pela internet, etc.. aí depois que ganhar experiência pode se aventurar naquelas distros que 4 pessoas usam e que vc tem que ficar 2 semanas configurando pra deixar o sistema "usável".

Eu prefiro um sistema que trabalhe pra mim, não o contrário.

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2008, 08:05 »

Falou tudo! Nao precisa dizer mais nada!

Ricardo, como é moderador, tranca o tópico aí ! hehehe!

Ou melhor, é favor ao usuário "rjbgbo" colocar o título de RESOLVIDO no título do tópico, hehe!

Carlos

Caro amigo Carlos e Livio, acho que é interessante nos contermos qto ao uso de termo pirataria neste fórum, eu sequer menciono.

O meu intuito era de mostrar, o que muito já foi dito nesse fórum também, o descaso de empresas qto ao SL de um modo geral.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2008, 15:59 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline leo2005

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2008, 21:23 »
Eu comprei um destes notes para meu filho brincar e este satux é uma b.o.s.t.a.!!!
Ja instalei de tudo desde windows, mandriva, ubuntu, debian, big linux, resulinux, suse e tantas outras distros que nem me lembro mais, mas esta satux é com certeza a pior de todas.
O forum lá é uma porcaria , o DVD de instalação é o pior que ja vi e é tão ruim que simplesmente apaga tudo, passa por cima de tudo, não tem sequer um particionador descente,
O microfone não funciona e o modem que vem no note não vem instalado (SM56) e para piorar eles usam driver proprietários da sis que são os piores para Linux e não disponibilizam nada... a placa de wireless cheio de defeitos e eles prometem novas versão que irão corrigir estes problemas e até hoje nada.
Dissem que tem uma versão beta no site deles, mas já procurei em tudo, inclusive naquele dos filiados e não tem nada. Já reclamei no forum deles e nada. Sempre com um papo mole de que não podem dar o drive da porcaria da sis pois é proprietário e a sis não quer ajudar ninguém que tem Linux.
Não dá para compreender como alguém pode escolher um pessoal deste sem a menor condição ou conhecimento tecnico. Veja que até o Kurumin que era praticamente tocado por uma única pessoa , o Morimoto, dá de 100 a zero nesta pseudo distro!!!
Em resumo, são estas distros porcarias que dão má fama para o Linux e fazem com que as pessoas corram para o ruindows, pois lá no site da cce tem todos os drivers para o windows e nenhum para Linux. Ou seja a cce como sempre só pensa em preços baixos e vai colocando o que tem de mais barato e vagabundo no mercado mundial , sem suporte ou qualquer satisfação pós venda e depois os compradores que tomem no c...

Offline 0tacon

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2008, 01:43 »
Em resumo, são estas distros porcarias que dão má fama para o Linux e fazem com que as pessoas corram para o ruindows
Concordo plenamente. Nunca usei o Satux, mas generalizando, no Brasil é através desses PCs populares que o usuário normal tem o primeiro contato com o Linux. O pior de tudo é o amadorismo dos profissionais responsáveis pela escolha e pela instalação do Linux no PC. Qualquer usuário de Linux sabe que o SM56 é uma péssima escolha, ele não funciona sem uns 10 minutinhos de terminal. E isso atinge os setores de Software também, como o caso do "port" do flashplayer da Adobe para o Linux. O assunto do Linux é tratado com amadorismo e descaso por muitas corporações. E se depender de distros mediocres, mal instaladas e com hardware precário o povo sempre vai achar mesmo que no Linux nada funciona, que Linux é uma porcaria, o que é no mínimo ofensivo.
 Nunca vou me esquecer da ocasião do dia em que eu estava adotando o Ubuntu. Como dependo da internet de escada, baixar a ISO do Gutsy estava fora de cogitação, então saí por aí nas lojas de informática (isso é uma tortura aqui no interiorrrr de SP, que é dominado por "técnicos" formatadores de Windows) a procura de um CD do Gutsy (mesmo sabendo que era pra ser de graça, estava disposto a pagar), em uma delas o dono até disse que podia me arumar um Kurumin, mas eu queria mesmo era o Ubuntu. Na última Loja que eu visitei o cara mandou: "Linux? pra que ocê qué aquilo? É uma b***a" (assim, nesses termos). Eu só contei isso porque saí meio ofendido da loja, mesmo antes de adotar o Linux. Só faltou o cara rir da minha cara, como se usar Linux fosse coisa de... enfim, sei lá! Só sei que esses estereótipos acabam com a gente, é só por isso que eu contei o caso. As vezes eu mostro umas fotos do meu Ubuntu pro pessoal do XP piratão e eles nem acreditam que é Linux - e nem acreditam que seja computador, porque no Windows aqueles efeitos não são possíveis e sabem que eu não tenho Mac. Isso fora o desempenho, a segurança... Até hoje eu estou procurando a b***a que é o Linux do cara lá da loja de informática. Será que eu ia encontrar no Satux?