Autor Tópico: O PC Popular c/ boa distribuição GNU/Linux Satux  (Lida 17927 vezes)

Offline leo2005

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: O PC Popular c/ boa distribuição GNU/Linux Satux
« Resposta #15 Online: 29 de Agosto de 2008, 10:11 »
Aquele forum da satux é um nojo e ainda por cima nem tiveram a capacidade de coloca-lo em português, tá em inglês mesmo.
E olhando lá novamente, to vendo um monte de gente que esta deixando o Linux e migrando para o ruindows, pois lá não tem solução, só promessas não cumpridas!
E o pior, esta gente toda irá falar mal do Linux como se o Linux fosse aquilo lá!!!
E ainda contam vantagem de que só eles terão um drive da porcaria proprietário da placa vagabunda de video da sis que nenhuma outra distro tem fornecido diretamente daquela fabriquinha de bos**
To achando que esta satux é um setor de markting da M$!!!

Offline Chucknoris

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
« Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2008, 13:35 »
Um dos maiores defeitos que vi na Satus é esconder o Terminal (não existe no menu), isso para mim é subestimar o usuário, e privar o usuario de entender melhor como funcionam as coisas, mas acredito que  seja customizavel como todas as distros baseadas no Debian
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #17 Online: 31 de Agosto de 2008, 10:05 »
‭Relatando a instalação Satux (1)
‭Aproveitando esse tópico, quero ratificar minha defesa ao Satux.
‭Todos aqui temos uma boa e grd experiência em Linux, então as criticas são compreensíveis, pois o Satux ñ é uma distro de ponta, mas acredito que cumpre 'digamos' um bom papel.
‭Eu mesmo já vi nesses PCs populares distro sei lá qual, c/ uma interface toda esculhambada do KDE ou sei lá que treco era aquele, aquilo sim um grd convite a troca de SO.
‭O fato do Satux ter escolhido personalizar o Gnome a cara do Windows (o que ñ é a única distro) ñ achei que cria obstáculo.

‭Bom, vamos a 1ª parte dessa minha experiência c/ o Satux: instalando a rede Wireless.

‭Esse casal amigo, são usuários completa/ básico de PC. Então digamos que sou o guru deles no assunto informática. Eles tinham uma conexão ADSL (modem Siemens - SpeedStream 4200 c/ 2MB de velocidade) num HP Pavilon PC-TV c/ Windows Vista Home c/ todos os softwares originais.

‭Os aconselhei comprar um modem roteador, modelo D-Link 524. Infeliz/ como disse, eles são usuários básicos, e o 'vendedor' da loja de informática lhes empurrou apenas um roteador modelo D-Link D-300 e uma antena p/ o desktop HP.
‭'Vendedor' safadinho, porque sabia que um roteador como esse ñ era preciso tal antena, até porque por recomendação minha o casal levou o manual da HP p/ mostrar ao 'vendedor' que tipo de antena era, se fosse preciso comprar.
‭E pasme a tal antena tinha uma conexão menor do que a da conexão do desktop HP. Brincadeira!

‭Bom, tratei de instalar começando pelo 'nosso querido amigo' Windows Vista, depois de umas cabeçadas consegui. Aí passei p/ o GNU/Linux Satux. Claro mais umas cabeçadas. Segui os passos descritos nesse link do fórum do Satux - http://www.satux.org.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=198&highlight=dlink

‭Fiz os devidos testes e ficou tudo OK! E claro pensando no casal queria deixar tudo bem fácil p/ eles, mas também já estava bem cansado devido as cabeçadas e já era tarde. Nem deu p/ dar maiores explicações sobre o Linux, o já marquei outro dia p/ tal. Mas deixa relatar mais aspectos técnicos do que vi.

‭1) o reconhecimento da conexão do wireless do tal notebook CCE, se dá depois de ligado se clicando Fn+F10 (ñ gostei disso p/ usuário leigo)
‭2) o bairro que essa casal mora no RJ, a rede Velox apresenta umas oscilações de sinal, mas também pode ser algum mal uso de parte deles do desktop. Fato é que nos testes do notebook, ora entrou a caixa de diálogo pronta p/ conectar, ora pedia a senha de acesso criada pelo roteador D-Link DIR-300. Senha essa bem extensa p/ usuário leigo digitar, tentei pelo Windows Vista ver se dava p/ configurar uma senha de acesso, mas ñ observei, vamos ver se depois vejo isso c/ mais calma.
‭também, vou checar no fórum do Satux, que ñ achei ruim (olha que tem distro de ponta por aí c/ fórum de suporte sofrível em relação a conteúdo técnico p/ consulta) se tem algum modo de logar nesse caso s/ todo o sacrifício de se digitar uma senha gigantesca.
‭3) Sobre o terminal, vendo melhor o caso descobri pelo fórum de lá, que p/ acessar: ATL+F2 gnome-terminal
‭Engraçado é que o Satux tem um tipo de auto digitação, ñ me lembro disso nesse caso no Ubuntu.
‭Taquei lá um sudo apt-get update
‭E nada de pedir senha. Já vou falar do caso do root.
‭Obs: sobre o terminal ficar escondido, p/ usuários leigos ñ vejo problema. Já imaginou essa gente ter que digitar sudo dkpg e vai por aí....
‭4) Senha de root: o Satux entra direto e acima já falei sobre o que vi no terminal. Isso eu preciso pesquisar no fórum do Satux p/ saber como fica o root nessa história.
‭5) também ñ vi o Synaptic no menu, somente o Adicionar/Remover Programas.
‭6) Tão logo depois do sudo apt-get update entrou uma chamada p/ atualização num icone perto do relógio de 200MB, que nem fiquei p/ ver acabar. Expliquei ao casal sobre aquela atualização e fui embora.

‭Levei e testei no boot do notebook, que vem configurado p/ o CD/DVD, o Ubuntu 8.04.1 e o BigLinux 4.0, ambos passaram, mas pararam numa tela INIT, já havia lido sobre a dificuldade de se trocar o Satux por outra distro. Na tal tela dei um ALT+SysRq(Print Screen)+B p/ rebootar o sistema e tirar os tais liveCDs.

‭Depois de ajeitar mais o Satux no notebook desse casal continuo postando meu relatório.

‭Mas digo, ñ vejo motivo p/ se trocar a Satux, uma distro baseada no Debian. Além de o hardware 'digamos' vir preparado p/ ele (isso ainda vou ver, né?)

‭Mas ainda digo, que nas entrelinhas a CCE, faz um incentivo a mudança de SO. Real/  Satux é um pouco cru, e ñ tem a amigabilidade de outras distros GNU/Linux. Claro que um usuário c/ um pouco de uso de GNU/Linux vai se safar, mas quem ñ tem c/ certeza vai pensar em outras opções.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline 0tacon

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #18 Online: 31 de Agosto de 2008, 11:20 »
rjbgbo, obrigado pelo extenso relato. Aparentemente, o Satux não se enquadra na categoria de distro precária que equipa muitos "computadores do governo" vendidos por R$ 1000 em magazines. Julgando pelo o que você disse, o problema está nos "técnicos" da CCE, não no Satux. Isso de estar sempre em root é uma coisa que já ví por aí, tem até um tal de Linux XP que não dá outra alternativa (http://www.techiemoe.com/tech/linuxxp2008.htm em inglês). Volto a dizer que isso é coisa de quem quer Windows grátis, pois deixa a segurança do sistema (quase) a nível de Windows.

Offline leo2005

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #19 Online: 01 de Setembro de 2008, 00:10 »
Ta, mas se era para escolher uma distro nacional que sou totalmente a favor, por que não escolheram uma com mais tempo de desenvolvimento como o excelente, muito fácil e completo BigLinux? Que tem uma excelente forum em "PORTUGUÊS DO BRASIL", programas para as mais diversas finalidades e gostos, scripts magnificos que praticamente recuperam e instalam tudo facilmente  e rapidamente (modem, coneções, impressoras, pppoe, wireless, etc). É de uma maturidade que dá gosto de ver e agora é baseada no repositório atualizados do Ubuntu.
Já fiz a instalação de milhares de distros, ja fui dono de loja e vendi milhares de micros de todos os tipos (talvez por estas facilidades tenha 7 micros em casa onde vivo fazendo testes para encontrar o melhor e mais fácil para quem nada entende), mas a mais fácil e completa foi a BigLinux que ja instalei para muita gente que nunca tinha visto um micro na frente e simplesmente adoraram!
Realmente a culpa é da cce que não sei por que faz o que faz, mas como sempre, se queima no mercado, pois quem não conhecia as famosas tv que a cce vendia a alguns anos atrás?
Até hoje a tão esperada nova versão prometida para ter saido mêses atrás da satux não saiu e o microfone continua sem funcionar, apesar de que funciona muito bem no windows com os drivers fornecidos pela cce, drivers que não tem similares para Linux, não fornecidos pela cce.
Outras opções boas nacionais também são a Dreamlinux , Resulinix e mesmo o Kurumin NG ou mesmo o Mandriva (que tem um pé no Brasil ja que ainda tem o pessoal da Conectiva aqui em Curitiba) que alias a ja vem instalados nos notes da Positivo.
Não me levem a mal, só quero ver usuários, principalmente os leigos, todos felizes e contentes com o micro que conseguiram comprar a duras penas do seu trabalho, mesmo que seja com o windows, mesmo que seja para pessoas pobres com micros populares. E estas atitudes da cce não estão ajudando muito!

Offline carlosaluisio

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
« Resposta #20 Online: 01 de Setembro de 2008, 08:36 »
Ta, mas se era para escolher uma distro nacional que sou totalmente a favor, por que não escolheram uma com mais tempo de desenvolvimento como o excelente, muito fácil e completo BigLinux? Que tem uma excelente forum em "PORTUGUÊS DO BRASIL", programas para as mais diversas finalidades e gostos, scripts magnificos que praticamente recuperam e instalam tudo facilmente  e rapidamente (modem, coneções, impressoras, pppoe, wireless, etc). É de uma maturidade que dá gosto de ver e agora é baseada no repositório atualizados do Ubuntu.
Já fiz a instalação de milhares de distros, ja fui dono de loja e vendi milhares de micros de todos os tipos (talvez por estas facilidades tenha 7 micros em casa onde vivo fazendo testes para encontrar o melhor e mais fácil para quem nada entende), mas a mais fácil e completa foi a BigLinux que ja instalei para muita gente que nunca tinha visto um micro na frente e simplesmente adoraram!
Realmente a culpa é da cce que não sei por que faz o que faz, mas como sempre, se queima no mercado, pois quem não conhecia as famosas tv que a cce vendia a alguns anos atrás?
Até hoje a tão esperada nova versão prometida para ter saido mêses atrás da satux não saiu e o microfone continua sem funcionar, apesar de que funciona muito bem no windows com os drivers fornecidos pela cce, drivers que não tem similares para Linux, não fornecidos pela cce.
Outras opções boas nacionais também são a Dreamlinux , Resulinix e mesmo o Kurumin NG ou mesmo o Mandriva (que tem um pé no Brasil ja que ainda tem o pessoal da Conectiva aqui em Curitiba) que alias a ja vem instalados nos notes da Positivo.
Não me levem a mal, só quero ver usuários, principalmente os leigos, todos felizes e contentes com o micro que conseguiram comprar a duras penas do seu trabalho, mesmo que seja com o windows, mesmo que seja para pessoas pobres com micros populares. E estas atitudes da cce não estão ajudando muito!

Falou tudo, realmente a melhor distro que existe é a BIG Linux. Até um configurador gráfico de PPPOE, que eu sempre achei que o Ubuntu tivesse que ter, o BIG Linux tem. Fora várias coisas facilitadas. Até um video que você cria, e quer converter para qualquer outro formato, nao precisa nem recorrer a programa algum, basta dar um clique com o botão direito do mouse em cima dele, e pedir para converter para o formato que quiser.

A preocupação com o usuário final é realmente muito grande, como em nenhuma outra distro existente.

Bem que esses PCs poderiam vir com BIG Linux, pois, além de funcionar simplesmente tudo, o usuário simples, o caseiro, nao precisaria praticamente instalar nada, pois vem com tudo. E o que precisar aprender, ele recorre ao Forum, forum esse que corre tudo na maior harmonia.
O fato de o BIG ser baseado em Ubuntu ajuda muito.
Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

eliseu_carvalho

• Visitante
« Resposta #21 Online: 01 de Setembro de 2008, 12:06 »
Isso me deixou com vontade de baixar o Big Linux... E é o que eu estou fazendo neste momento. Quero dar uma "espiadinha" nele.

Offline shamdro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #22 Online: 17 de Janeiro de 2010, 10:44 »
Eu acho que todo Cristão deve usar o Linux, Ubuntu é a versão mais legal.
O Pastor Silas Malafaia ensina que Pirataria é Crime, é como roubar o autor.
E os Evangélicos continuam usando XPirata.
Lucid Lynx (Celeron E3200, 2g, 320hd, Kernel2.6, Gnome2.30)

Offline paulo87

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #23 Online: 17 de Janeiro de 2010, 22:35 »
Eu acho que todo Cristão deve usar o Linux, Ubuntu é a versão mais legal.
O Pastor Silas Malafaia ensina que Pirataria é Crime, é como roubar o autor.
E os Evangélicos continuam usando XPirata.

Vou comprar um note amanha, e é impressinante!! TODOS os modelos que me mostraram tinha Linux!! =OOO

E havia modelo de todos os preços, assim que comprar eu mostro