Autor Tópico: XBMC: Xbox Media Center para Linux  (Lida 8068 vezes)

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Online: 15 de Agosto de 2008, 16:24 »
Antes conhecido como Xbox Media Center, o XBMC é um centro de mídia e tocador com código aberto e extensa compatibilidade com diferentes formatos. Disponível em mais de 20 idiomas, este player executa infinitos formatos de mídias, cria playlists, visualizações (com possibilidade de criação de skins), slideshows e outras funções que podem ser aprimoradas com plugins.

O programa foi desenvolvido em 2002 para a primeira geração de consoles do Xbox. Logo se firmou como uma boa alternativa ao Xbox Dashboard e hoje o programa pode ser executado também no Windows, funcionando como um gerenciador de mídia capaz de fazer frente à concorrência.

Incluído no XBMC está o Python Interpreter, o que lhe permite usar uma variedade de scripts e até mesmo criar os seus próprios. Também é possível se interar sobre informações do tempo, atualizar-se com feeds de sua escolha, visualizar seus jogos salvos do Xbox, obter informações de seu sistema e gerenciar seus arquivos. Há ainda suporte para arquivos ZIP e RAR, um cliente e servidor para FTP, timer para desligar e outros recursos. O programa ainda pode transmitir arquivos de um computador por uma rede local, transmitindo também diretamente da internet.
]

O XBMC é estruturado em várias partes: uma para executar jogos e programas, outra para músicas, uma para vídeos e outra para serviços de informações metereológicas.

Para música


O XBMC suporta vários arquivos de áudio, conta com um sistema único de visualização, tem playlists, suporte para Last.fm, listagem e execução do ShoutCast (com possibilidade de gravação), biblioteca, suporte a karaokê, pesquisa de informações no AllMusic.com e ripagem de CDs.

Para vídeo


Além de suporte aos formatos e codecs mais comuns, o XBMC oferece biblioteca, visualização de filmes por ator, gênero, ano e título (essas informações são buscadas no IMDB); tocador interno para DVD com menus, OSD (on screen display — exibição na tela) para pausar voltar, avançar e parar.

Para fotos

Além do suporte aos mais populares formatos e codecs, você pode ver suas imagens, fotos e até quadrinhos com recursos de exibição aleatória, slideshow, recursos para rotacionar, aplicar zoom, etc.

Screenshots:

Clique aqui e Aqui!

Site: www.xbmc.org

....................................

Citação de: Opinião Pessoal
Adorei, achei belo, organizado e um pouquinho pesado. Vale para quem adora perfumarias, programas belos e funcionais. Muitos recursos úteis e outros inúteis, tudo que alguns usuários amam!!!

A principio me pareceu estranho "Xbox Media Center", visto que o XBOX (video Game) é da Microsoft, mais o "XBMC" é um projeto independente, e o melhor de tudo OpenSource!

Vale a pena baixar!

_____________________________________

Instalando o XBMC no Hardy:

# Adcionando o Endereço a Sources List:

Abra a Lista, com o comando abaixo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/sources.list
Abaixo de tudo adcione:

Código: [Selecionar]
# XBMC
deb http://ppa.launchpad.net/team-xbmc-hardy/ubuntu hardy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/team-xbmc-hardy/ubuntu hardy main

Feche e salve!

# "Atualize seu apt-get"

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
# Baixe o Aplicativo:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install xbmc
Depois ele se encontrará no Menu Aplicações => Som e Video do GNOME, e/ou pode ser chamado no terminal pelo nome: xbmc.

Faça bom proveito!

Excelente aplicativo, creio que gostarão!  :-*


Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2008, 22:23 »
Acho que deve ser pesado para computadores com menos de 1 gb de memoria, mas eu gosto de programas bonitos como esse, vou tentar me acostumar com ele....

Valeu pela dica!!! Realmente muito legal!!!!

EDITADO

É realmente é muito pesado, minha pcu é amd am2 4200, 2 nucleos de 2200 mhz 1gb de memoria, a cpu foi a 90% enquanto esecutava o media center, mas é um programa muito bonito e interessante espero poder usa-lo um dia ...
« Última modificação: 16 de Agosto de 2008, 00:28 por Chucknoris »
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2008, 15:06 »
Muito show mesmo felipeborges! Obrigado por compartilhar a dica conosco!

E a animação desse programa é impressionando, é muito fluida, interface muito bonita e elegante, além de poder usar Skins e Scripts, deixa qualquer Flash e Java no chinelo 8)

Python é o que há 8)



Editado
Meus vídeos ficam roxo e verde, alguém sabe o que pode ser?
Também tive esse problema com o Elisa, seria minha Placa de Vídeo (ATI)? Ou falta de alguma lib? Ou configuração?
« Última modificação: 16 de Agosto de 2008, 17:26 por kernel_script »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2008, 16:58 »

É realmente é muito pesado, minha pcu é amd am2 4200, 2 nucleos de 2200 mhz 1gb de memoria, a cpu foi a 90% enquanto esecutava o media center, mas é um programa muito bonito e interessante espero poder usa-lo um dia ...

Que estranho, tambem uso um Athlon 64 X2 4200 e "só" 1 GB de memória e aqui rodou liso. O culpado deve ser a placa de vídeo.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2008, 19:13 »
athon XP 2600, 1 giga de memoria, U 8.04, rodando macio,,, mais rapido que o Elisa, apesar deu gostar mais do elisa,,, tem mais o jeito linux de ser... mais o XBMC rodou legal,,, gostei qdo vc volta ao menu e o video fica tocando ainda na miniatura,,, a unica coisa qdo vc precisa sair,,, demora,,,, o elisa um simples ESC resolve... mais de resto ok,,,, ainda to explorando....

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2008, 14:35 »
Não gostei muito, para alem do problema dos videos ficarem verdes e roxos (deve ser da placa ATI), não fui muito com a cara dele não sei bem porque.

o que gostei mais foi que é muito configurável mas prefiro editar um arquivo de texto fica a interface gráfica mais leve e bonita

Prefiro esperar para o entertainer amadurecer

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2008, 15:22 »
Ele rodou muito bem no meu athlon, só achei o gasto de processador muito alto, meçam o de voces com o monitor do sistema para ver se é só o meu....

EDITADO
Ai esta uma screenshot com o xbmc pra quem ficou curioso mas não instalou, reparem acima dele um pedaço do gkrellm sensor mostrando a carga da cpu em 94% ... estava realmente critico olhe tambem a temperatura a 68ºC ..... na minha maquina ele se comportou como um jogo 3d dos mais pesados.... Ta certo que nesse dia estava um calor doido (Rondônia) a temperatura é justificavel com a cpu a 94%


« Última modificação: 20 de Agosto de 2008, 23:44 por Chucknoris »
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2008, 16:48 »
A imagem de video aqui ta zuada...e oeu tenho os codecs necessário pra tocar qualquer tipo de video. A imagem fica distorcida.....

Offline edivanfox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2008, 18:52 »
Eu já uso o xbmc a muito tempo no xbox, e agora tambem no Ubuntu, inclusive vc pode usar a skin MC360 que imita a skin do xbox 360 no xbmc do linux, fica bem legal  ;D

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2008, 02:06 »
o video aqui fica zuado também...distorcido...verde e roxo. Será a placa ati????

Offline edivanfox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2009, 01:40 »
É possível deixar o xbmc como sessão padrão no ubuntu, no lugar do gnome?

Offline RenatoHS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2009, 12:08 »
É possível deixar o xbmc como sessão padrão no ubuntu, no lugar do gnome?

Sobre a sua dúvida, olhe no link
http://xbmc.org/wiki/?title=HOW-TO_install_XBMC_for_Linux_on_Ubuntu_with_a_minimal_installation_step-by-step

Eles mostram la no final como deixar para abrir somente o XBMC.

Só cuidado não sei se depois de alterado tem como voltar facilmente, eu colocaria no autostart do linux
Ubuntu melhor distribuição de linux ja VISTA.Rodando em um Notebook Gateway P6860/4gb mb ram/ 17"/HD 320gb +120gb/Processador Core 2 Duo 5500 Centrino /Ubuntu 8.10 64bits Ele roda em dual boot com Windows vista 64 bits, devido ao CS S que no WINE num ta rodando legal.

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2009, 13:32 »
falta muito para a versão instável para o karmic?
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: XBMC: Xbox Media Center para Linux
« Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2009, 03:38 »
eaew pessoal!! tentei instalar aqui e deu esse erro :P
Citar
Depende: xbmc-common mas não será instalado
 Depende: xbmc-skin-pm3-hd mas não será instalado
 Depende: xbmc-web-pm3 mas não será instalado
como posso resolver isso?

edit:ele éh para ubuntu hardy ???

bom para os desavisados que nem eu :P
faça a mesma coisa que acima so que com esses repositorios
Citar
deb http://ppa.launchpad.net/team-xbmc-svn/ppa/ubuntu karmic main
deb-src http://ppa.launchpad.net/team-xbmc-svn/ppa/ubuntu karmic main
e no terminal
Código: [Selecionar]
sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 0x2bbd133164234534
« Última modificação: 18 de Novembro de 2009, 04:10 por Alyscom »
O álcool é o photoshop da vida real