Enquete

Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?

Fluxbox
8 (32%)
Openbox
14 (56%)
Blackbox
3 (12%)

Votos Totais: 24

Autor Tópico: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?  (Lida 22390 vezes)

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Online: 15 de Agosto de 2008, 14:38 »
Se quiser escreva qual vc usa ou já usou, pq gosta, etc...à vontade!
(se existir + algum outro *box por favor me avisem que eu edito, esses 3 são os que mais vejo pela web)

Aproveitando...
Para quem tiver se aventurando em algum desses ambientes...qual deles é mais intuitivo/fácil de configurar e usar no dia-a-dia?
« Última modificação: 15 de Agosto de 2008, 14:49 por james_br »
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2008, 14:58 »
Eu apenas usei(uso) o Openbox e sou bem feliz, não é tao bonito quanto KDE 4 ou gnome mas é bem leve e funcional

Por tudo o que ouvi dizer o melhor *box é mesmo o Openbox, devido ao seu código mais flexivel e leve e totalmente reconstruido, bem diferente dos outros *box.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2008, 15:47 »
Pelas screenshots o OpenBox é muito belo, mais por enquanto só usei o Fluxbox, que me pareceu muito bom, rápido, prático, enxuto. Nada como um ambiente mais "pesado" com uma qualidade maior, isto para um melhor hardware.

Obs.: Uso GNOME, atualmente.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2008, 19:14 »
Eu apenas usei(uso) o Openbox e sou bem feliz, não é tao bonito quanto KDE 4 ou gnome mas é bem leve e funcional

Por tudo o que ouvi dizer o melhor *box é mesmo o Openbox, devido ao seu código mais flexivel e leve e totalmente reconstruido, bem diferente dos outros *box.

+1  ;D

Atualmente uso com  lxde mas já instalei o wbar e estou me preparando para ripar o lxde  ::)
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2008, 21:28 »
Instalei os 3 essa semana......olhando assim "cru", não tem muita diferença entre eles....mas isso é a primeira impressão....não entendo mta coisa....

Preciso instalar os programas pra deixar mais funcional e prático....
Agora estou na cruzada p/ achar os melhores programas pra usar, gerenciador de arquivos, barras, atalhos, ícones, talvez uma dock, etc..
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2008, 13:07 »
Instalei os 3 essa semana......olhando assim "cru", não tem muita diferença entre eles....mas isso é a primeira impressão....não entendo mta coisa....

Preciso instalar os programas pra deixar mais funcional e prático....
Agora estou na cruzada p/ achar os melhores programas pra usar, gerenciador de arquivos, barras, atalhos, ícones, talvez uma dock, etc..

Muito boa ideia, depois compartilhe connosco as suas opiniões

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2008, 00:43 »
Sabe....eu não sou um entusiasta do Console...tem gente que ama, deve ter sonhos com aquela tela preta, mas eu não........eu opto pela praticidade........prefiro dar 3 cliques a escrever uma frase.......
Só uso pro essencial, de vez em qdo uns apt-get e outros comandos mais comuns ...
To vendo que pra configurar qualquer coisa, pelo menos o Openbox, vai usar muito o terminal ou editar aqueles arquivos usando gedit, vai precisar de mta paciência e tempo......

Tava vendo um tutorial de Openbox (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35539.0.html )....assim como costumam ser os tutoriais, teoricamente é só fazer "copiar e colar" em tudo q td vai dar certo e vc vai gostar....
Mas a questão é....e se vc quiser alterar alguma coisa? instalar um programa diferente, acertar tal configuração, personalizar do jeito que é melhor para vc....aí vc tá ferrado, pq não vai ser uma coisa intuitiva e como copiou e colou as coisas, vc vai ter que "começar do zero" e aprender tudo.....e gastar vários minutos, talvez horas para fazer coisas que são muito mais simples de se fazer, por exemplo, no Gnome, que com meia dúzia de cliques vc resolve quase tudo.

O que custava eles fazerem as coisas um pouco mais simples ? Tenho impressão que todos os *box seguem essa linha de vc ir construindo tudo do jeito que vc quiser.......legal, o problema é que uma vez feito tudo isso, ter tido todo o trabalho de ir lá configurar, achar os programas, passar horas acertando as coisas......depois de umas semanas vc resolver dar uma mexida geral, ou dar fazer umas alterações corriqueiras pq enjoou de tal coisa.....vc vai ter que gastar mais tempo, mais google, mais tutoriais, mais fórum, e mais paciência...
Volto a perguntar......O que custava eles fazerem as coisas um pouco mais simples ?

Mas agora me veio na cabeça que a intenção talvez seja essa mesma, complicar as coisas pra restringir o número de usuários do sistema, afinal parece que a natureza humana tem esse dom, de complicar tudo.
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2008, 14:29 »
Sabe....eu não sou um entusiasta do Console...tem gente que ama, deve ter sonhos com aquela tela preta, mas eu não........eu opto pela praticidade........prefiro dar 3 cliques a escrever uma frase.......
Só uso pro essencial, de vez em qdo uns apt-get e outros comandos mais comuns ...
To vendo que pra configurar qualquer coisa, pelo menos o Openbox, vai usar muito o terminal ou editar aqueles arquivos usando gedit, vai precisar de mta paciência e tempo......

Tava vendo um tutorial de Openbox (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35539.0.html )....assim como costumam ser os tutoriais, teoricamente é só fazer "copiar e colar" em tudo q td vai dar certo e vc vai gostar....
Mas a questão é....e se vc quiser alterar alguma coisa? instalar um programa diferente, acertar tal configuração, personalizar do jeito que é melhor para vc....aí vc tá ferrado, pq não vai ser uma coisa intuitiva e como copiou e colou as coisas, vc vai ter que "começar do zero" e aprender tudo.....e gastar vários minutos, talvez horas para fazer coisas que são muito mais simples de se fazer, por exemplo, no Gnome, que com meia dúzia de cliques vc resolve quase tudo.

O que custava eles fazerem as coisas um pouco mais simples ? Tenho impressão que todos os *box seguem essa linha de vc ir construindo tudo do jeito que vc quiser.......legal, o problema é que uma vez feito tudo isso, ter tido todo o trabalho de ir lá configurar, achar os programas, passar horas acertando as coisas......depois de umas semanas vc resolver dar uma mexida geral, ou dar fazer umas alterações corriqueiras pq enjoou de tal coisa.....vc vai ter que gastar mais tempo, mais google, mais tutoriais, mais fórum, e mais paciência...
Volto a perguntar......O que custava eles fazerem as coisas um pouco mais simples ?

Mas agora me veio na cabeça que a intenção talvez seja essa mesma, complicar as coisas pra restringir o número de usuários do sistema, afinal parece que a natureza humana tem esse dom, de complicar tudo.

Se vc quer coisas leves vai ter que ter mais trabalho é claro, o ubuntu e gnome são fáceis de usar mas tem muita coisa que vc não usa fica só gastando recursos.

Não tem nada que mexer na linha de comandos, só tem configurar aqueles ficheiros com o gedit mas isso é muito fácil(é o que eu gosto mais de fazer), eu uso ubuntu á 8 meses e já uso openbox há 2 meses e não achei dificuldade nenhuma.

Mas talvez o *Box não é o mais correto para si por isso é que existem o gnome o kde e esses mais faceis

Uma sugestão que eu tenho para vc é usar o LXDE, que é um ambiente gráfico tipo um openbox já configurado com os paineis e tudo, teste aí
vem com isto:
As a desktop environment, it consists of several components:

    * openbox, window manager
    * LXPanel, desktop panel
    * LXSession, session manager
    * LXAppearance, theme switcher
    * PCManFM, file manager
    * leafpad, text editor
    * xarchiver, archiving
    * GPicView, image viewer
    * LXTerminal, terminal emulator

nunca testei mas deve ser bem doce :P

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2008, 17:50 »
Ao final de tudo, voltei para o FVWM  :P

Depois de deixar minha esposa com o Lxde, desenterrei uma config irada do FVWM que está redonda  e consumindo menos que o Lxde... quem conhece já sabe. Obrigado a todos e vida longa aos WM leves  ;D
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2008, 15:14 »
Instalei conky, pypanel, idesk, thunar....
Conky é só copiar e colar a config do site deles...tranquilo mas tenho impressão que com o tempo vc vai se cansar daquele monte de número e gráficos se mexendo na sua tela, aliás mostra umas coisas desnecessárias também.
Pypanel tem umas frescuras pra configurar, editar é razoavelmente intuitivo....mas pouco prático, nada melhor que arrastar e soltar programas no gnome-panel, ou botao direito e "Adicionar ao painel" ou configurar uma transparencia do painel em 6 cliques, etc...
Idesk instalei, vi como era e ja deletei.. ou eu estou muito errado, ou tem que colocar cada ícone a mão... nada prático....pelo q eu entendi é assim que faz pra adicionar um ícone, editando o arquivo....do site do idesk:
Código: [Selecionar]
table Icon
     Caption: Mozilla-Thunderbird
     ToolTip.Caption: Run Thunderbird
     Command: mozilla-thunderbird
     Icon: /home/you/icons/mozilla-thunderbird.png
     Width: 600
     Height: 700
     X: 30
     Y: 20
   end

Não gostei do Thunar, ele é inferior ao Nautilus...num vem com essa conversa que o thunar é melhor que num engana ninguém, mas enfim... essa é minha opinião, se vc gostar use ueh...

Aliás, usar algum *box sem uma dock é loucura, a não ser que vc edite pra colocar os programas que vc + usa no menu(qdo clica com o botão direito no desktop).
« Última modificação: 18 de Agosto de 2008, 15:16 por james_br »
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2008, 18:15 »
Pode ser de mim mas eu não achei esses problemas todos que vc achou, ainda digo mais, tirando alguns erros estupidos e inexplicaveis que acontecem de vez em quando, nada de imoprtante mas um bocadinho chato, acho o openbox+pypanel muito bom, eu gosto mais que o gnome.

Nem toda a gente é igual, se vc não se importa de editar um ficheiro de configuração no gedit e quer um sistema leve simples e com uma performance suberba é openbox na telha, se quer tudo bonito e um monte de ferramentas que não utiliza e fazer tudo pela GUI mesmo que isso limite muito as opções de configurações pode usar gnome ou KDE, ou se quiser um meio termo tem o LXDE, E17, xfce e o KDEmod(não s sei se existe para ubuntu)

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2008, 22:21 »
Pode ser de mim mas eu não achei esses problemas todos que vc achou, ainda digo mais, tirando alguns erros estupidos e inexplicaveis que acontecem de vez em quando, nada de imoprtante mas um bocadinho chato, acho o openbox+pypanel muito bom, eu gosto mais que o gnome.

Nem toda a gente é igual, se vc não se importa de editar um ficheiro de configuração no gedit e quer um sistema leve simples e com uma performance suberba é openbox na telha, se quer tudo bonito e um monte de ferramentas que não utiliza e fazer tudo pela GUI mesmo que isso limite muito as opções de configurações pode usar gnome ou KDE, ou se quiser um meio termo tem o LXDE, E17, xfce e o KDEmod(não s sei se existe para ubuntu)
tranquilo cara, só fiquei com uma coisa na cabeça...tudo bem que eu usei pouco mas...vc falou de "erros estupidos e inexplicaveis que acontecem de vez em quando"....que estranho, o que acontece aí ?
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2008, 10:13 »
Pode ser de mim mas eu não achei esses problemas todos que vc achou, ainda digo mais, tirando alguns erros estupidos e inexplicaveis que acontecem de vez em quando, nada de imoprtante mas um bocadinho chato, acho o openbox+pypanel muito bom, eu gosto mais que o gnome.

Nem toda a gente é igual, se vc não se importa de editar um ficheiro de configuração no gedit e quer um sistema leve simples e com uma performance suberba é openbox na telha, se quer tudo bonito e um monte de ferramentas que não utiliza e fazer tudo pela GUI mesmo que isso limite muito as opções de configurações pode usar gnome ou KDE, ou se quiser um meio termo tem o LXDE, E17, xfce e o KDEmod(não s sei se existe para ubuntu)
tranquilo cara, só fiquei com uma coisa na cabeça...tudo bem que eu usei pouco mas...vc falou de "erros estupidos e inexplicaveis que acontecem de vez em quando"....que estranho, o que acontece aí ?

Mas são erros insignificantes, por exemplo, ao desligar o amarok no systray o pypanel vai a baixo, no boot por vezes nem tudo é carregado, o problema é o erro só dá de vez em quando por isso fica dificil de consertar

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2008, 20:24 »
Kakita, o KDEmod é apenas para o Arch linux.
Eu usava o openbox no trabalho, eu consegui deixar ele bem legal, para quem quiser as minhas configurações http://freehg.org/u/tfmoraes/dotfiles/file/7f2d75d39b10/ , lá ainda tem as minhas configurações do vim, bash, screen.

Offline OlivioFarias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Ubuntu + Gnome = S2
    • Ver perfil
    • Olívio Farias
Re: Qual dos ambientes gráficos *box você mais gosta?
« Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2008, 11:50 »
Sem sombra de dúvidas dos box, o flux é o que mais vem agradando os usuários.  ;)
May The Force Be With You