Autor Tópico: Fazendo um servidor Samba no Ubuntu 8.04  (Lida 16723 vezes)

Offline jdn76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Fazendo um servidor Samba no Ubuntu 8.04
« Online: 15 de Agosto de 2008, 08:51 »
Olá! Gostaria de saber se é possivel instalar um servidor samba no Ubuntu, mas que esse servidor samba de acesso a leitura/escrita da pasta do cliente e que de para a rede interna e para rede externas (ex: acessando ao servidor via internet).

O objetivo seria guardar arquivos no servidor e poder usar os mesmos no escritório e fora do escritório (via internet), como estivesse vendo um disco local em ambos os casos. Isso é possivel fazer?
Lembrando que seria necessário autenticação do usuário também... quer via rede local, quer via rede de internet.

Sei que para um segundo caso (via internet) seria preciso um IP estático. Creio que o DynDNS resolveria o problema.

Alguém já montou um servidor assim? É fácil de configurar para quem não tem muita experiencia no samba?

Offline little_oak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Corra atrás que Deus vai ajudar você!
    • Ver perfil
    • Hospedagem de Sites PHP
Re: Fazendo um servidor Samba no Ubuntu 8.04
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2008, 16:02 »
http://littleoak.wordpress.com/2008/07/27/configurando-samba-como-configurar-o-samba-parte1/

Veja se isto é útil.
Quanto ao acesso remoto, leia sobre iptables e veja as portas 137, 138 (udp) e 139, 445 tcp.

Qualquer coisa, manda um MP para isto.

 8)

Offline jdn76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Fazendo um servidor Samba no Ubuntu 8.04
« Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2008, 21:55 »
Mas com essa configuração aí consigo acessar via internet ao servidor samba? Não precisa de instalar nada mais?


Abraços!

Offline cleberrecebe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Fazendo um servidor Samba no Ubuntu 8.04
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2008, 07:56 »

      Ae Brother, esse Samba vai dar pagode kkk ;-), por falar nisto tu conheçou o projeto PAGODE ? que gerencia o SAMBA Server :D
 
      Bom velhinho, o negócio é o seguinte, samba é como você sabe o protocolo de compartilhamentos de arquivos baseado no mesmo sistema da Microsfot Netbios (NetBEUI), este protocolo não permite roteamento ou acesso a enreços que estejam fora do range de alcançe da rede. :D

       Resumindo, tu num vai conseguir acessar os arquivos de fora a não ser que o IP de lá seja do mesmo ranje que você ex: 189.20.233.2 e 189.20.233.3 sacou ?. Uma forma eficiente de se acessar arquivos de fora e formando uma VPN, a mais prática é a PPTDP :D, VPN básica que o windows já vem com o cliente, pode configurar uma no seu linux, cadastrar os usuários e pronto, quando o cara conectar ele terá um ip que fala com sua rede :D, assim poderá no outro lado após a conexão digitar ex : \\192.168.0.1  e pronto...abre o compartilhamento do servidor.

       Outra forma é que existem projetos que webfilemanager na net que server para o samba, ou seja, tu rola o apache e instala o Filemanager apontando para pasta dos arquivos que quer compartilhar, assim de fora tu acessa o o ip, ex : http://200.204.0.10/filemanager. Coloca algo que pessa login e senha por favor kkkkkkkkkkk :D

        Por hoje é só pepessoal, abraços :D ;-)

Offline jdn76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Fazendo um servidor Samba no Ubuntu 8.04
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2008, 08:25 »
Vc não entendeu. Não tenho IP fixo... vou precisar de usar o NO-IP ou o DynDNS para que consiga acessar. Preciso de um servidor de arquivos onde eu mais pessoas do escritório possam acessar via internet, estejam no escritório, em casa, no estrangeiro, em qualquer lugar. Ou seja, a ideia seria a pessoa logar via www.exemplo.com/usuario, aí pederia um login e senha e o usuário enviar ou descarregar os arquivos que queria.

Não pode ser via IP (visto ser dinamico)... se fosse para rede interna, blz... mas quero também para uso externo.

Sei que tenho que instalar o samba, smbfs... é preciso instalar algo mais? Que configuração adicional preciso para que ele seja visto na internet.


Grato.

Offline cleberrecebe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Fazendo um servidor Samba no Ubuntu 8.04
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2008, 09:59 »
        Então velhinho, o DDNs e o No-IP também são ferramentas que eu uso, na verdade como disse, seu problema num é o ip ser fixo ou dinâmico quando se usa o protocolo DDNS, mas ta bom, vamos resumir.
        Como me falow quer acesso externo a sua rede certo, e como frisou bem VIA BROWSER. Positivo, então toma o link : http://sourceforge.net/projects/sbrdg/ . este cara aí é um navegador de rede via PHP. Pronto, só configurar seu samba para security=user e mandar brasa...ele funciona buntinho :D e tudo via web, se for colocar no seu servidor vai precisar do apache com o php5 instalado :D que num é nada difícl de instalar hehehe.

        Tomara que eu tenho acertado agora kkkkkkkkk, abraço.

Offline jdn76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Fazendo um servidor Samba no Ubuntu 8.04
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:04 »
Mas jovem... é possivel mapear o disco do servidor linux no Windows XP assim? Digo ir no Windows e depois "O Meu Computador" e depois ir no menu FERRAMENTAS / MAPEAR UNIDADE DE REDE.

Isso é possivel fazer via internet como mencionei acima?


Grato!

Offline cleberrecebe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Fazendo um servidor Samba no Ubuntu 8.04
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:17 »
        Mapear via internet existe de duas maneiras somente :

        1-) Criar um serviço de webdrive
        2-) VPN

        Outras NO ECXISTE !!! :D, se alguém souber até eu vou querer saber hehehehe

       

Offline Roger_Pereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Fazendo um servidor Samba no Ubuntu 8.04
« Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:02 »
Não seria mais pratico vc instalar e configurar um servidor FTP no servidor? assim vc tera acesso aos arquivos em qualquer lugar, so configurar o FTP para as pastas que vc quer e pronto tera seus arquivos em qualquer lugar podendo enviar novos arquivos também para seu servidor.

Acho q fica bem mais simples se for somente acessar os arquivos que vc precisa.


T+

Offline jdn76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Fazendo um servidor Samba no Ubuntu 8.04
« Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:06 »
Olá. Já havia pensado no servidor de FTP... mas pretendo o SAMBA que é para poder mapear o disco na unidade de rede do Windows. Fica mais prático para enviar arquivos e editar logo direto no servidor.


Grato.