Autor Tópico: Versão Desktop (virou servidor) - Tirar parte gráfica [resolvido]  (Lida 4107 vezes)

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Olá Pessoal.

Fiz uma instalação do ubuntu desktop 8.04 num pentium 3 550 com 320 de memória. Minha intenção foi montar um servidor FTP e Http, com ssh e samba também. Fiz a instalação desktop pois não tenho muito conhecimento ainda no terminal.

Agora estou com ele todo configurado e funcionando. Pra melhorar o desempenho eu quero tirar a parte gráfica dele, ou seja, desinstalar o ambiente gráfico, tem como?

[]s
« Última modificação: 11 de Agosto de 2008, 22:06 por ogreoggy »
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

Offline huggsy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Versão Desktop (virou servidor) - Tirar parte gráfica
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2008, 15:41 »
Hello,

So tens que remover o ubuntu-desktop, passando pelo terminal (sudo apt-get remove --purge ubuntu-desktop) ou pelo synaptic  ;)
In a world with Linux, who needs windows and Gates!!!

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Versão Desktop (virou servidor) - Tirar parte gráfica
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2008, 08:36 »
Não se esqueça de trocar o kernel também para a versão server, a versão dektop ou generic possui configurações que melhoram o desempenho para mútilplas aplicações rodarem em paralelo e dar ao usuário uma sensação de maior "fluidez", o que não é recomendável para servidores, que rodam poucos programas e precisam do máximo de desempenho do processador. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Versão Desktop (virou servidor) - Tirar parte gráfica
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2008, 22:06 »


Resolvi zerar a maquina e instalar a versão server. Vou muito fácil, ele pede na configuração da instalação qual o ip interno da rede, o que facilitou muito. De resto foi show, ao terminar já estava com apache, mysql, ssh, samba tudo funcionando, só precisei instalar o proftpd.

Ele consome bem menos memoria e o desempenho tem sido melhor também. Obrigado.

[]s e Obrigado pelas dicas.
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X