Autor Tópico: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?  (Lida 17266 vezes)

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #15 Online: 05 de Agosto de 2008, 09:05 »
Fala pessoal! :)

Valeu por toda a ajuda! :)

Citação de: Junior_Sampa
Inserir Citação
Agora é só instalar o bacula pelo Synaptic ou até mesmo pelo terminal com o comando

Código:

sudo apt-get install bacula


Boa sorte
Junior

Vou tentar, amigo. Obrigado. :)

Citação de: clcampos
Um bom tópico sobre instalação: Instalação de Programas no Ubuntu

Valeu pela indicação! :)

Citação de: asghan
Uma coisa q vc pode estar fazendo pra não sentir muita diferença, é deixar o windows em dual boot e aos poucos vc vai migrando. Mudar de uma vez causa um choque mesmo, eu fiz isso por um tempo e na época era com Slack, tudo era na mão e alguns programas exigiam dependências, ai q tava a lokura, passava o fim de semana atrás dos pacotes .. rsrsrs, aprendi muitooooo com isso

É, essas dependências é que deixam a gente louco...rs

Estou com o Windows em dual boot, mas eu queria mesmo me adaptar ao ubuntu...rs :)

Citação de: sylvester
ewsg um conselho que te dou também é experimentares o kubuntu que usa ambiente KDE, enquanto o Ubuntu usa ambiente Gnome. Quem sabe não te adaptas melhor?
Tenho um colega que é utilizador do mac os por anos e ele surprendeu-me por que adorou o Kubuntu e não gostou nada do Ubuntu.
Gostos não se discutem e uma vantagem no software livre é que há muitas opções.
Baixa o live cd do kubuntu, experimenta, compara, e escolhe o que mais te agradar.

Já pensei nisso, amigo.

Mas, me parece que o KDE é mais pesado que o Gnome, principalmente na nova versão 4, ou estou enganado?

Existe alguma forma de, com o Ubuntu instalado, desinstalar o Gnome e substituir pelo KDE sem nenhum "desastre"?

Citação de: Ioca100
ewsg, fiquei quase dois anos com o Ubuntu instalado num VMware Player dentro do XP até instalá-lo no hd.
Estamos aí,hehehe, ainda tenho o XP em dual boot.

Hehehehehehehe...

Também estou no dual boot ainda...rs

-------------------

Sei lá, pessoal, vamos ver se me adapto. Uma coisa não posso negar: vocês todos aqui nesse fórum são 1000%. Espero um dia poder ajudar membros daqui da mesma forma que vocês estão me ajudando. :)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #16 Online: 05 de Agosto de 2008, 09:47 »
Não amigo, pelo contrário, o kde é bem mais leve que o gnome.
Existe maneira de teres ambos instalados ou mesmo substituir, mas como ainda és iniciante talvez esse não seja o melhor caminho. Seria melhor experimentares pelo live cd e decidires.
Lembra-te que o kde 3.5.9 é mais estável mas está obsoleto e o  kde 4 ainda está em desenvolvimento apesar de já ser utilizável.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #17 Online: 05 de Agosto de 2008, 09:52 »
Você pode instalar o KDE no Ubuntu instalando o pacote kubuntu-desktop. O problema é que você ficará com os programas dos dois sistemas o que pode tornar o menu confuso (tem um tópico de como resolver isso).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #18 Online: 05 de Agosto de 2008, 10:41 »
Entendi. :)

Bom, vou deixar o Gnome mesmo e ver como a coisa anda.

Obrigado a todos! :)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #19 Online: 05 de Agosto de 2008, 13:44 »
ewsg, sobre a Captura de Tela que também capturem os Menus, você pode tirar a Captura de Tela pelo programa GIMP. E também pode fazer todo tipo de edição na imagem neste programa, é um editor de imagens muito rico.

Também pode utilizar (Se perder o medo ou se já perdeu o medo do Termina, o Terminal não morde hehehe, ele esta ai apenas como mais uma opção para nos auxiliarl) o scrot, tem funções soberbas para Capturas de Tela, é um programa em modo texto dedicado a isso.

Os dois programas estão disponíveis nos repositórios do Ubuntu e os dois capturam os Menus do Ubuntu nas suas Capturas de Tela, lembrando que o GIMP é primariamente um editor de imagens avançado e essa opção de Capturar Telas é só mais uma função dele.

Você pode aprender a mexer facilmente no programa scrot através de sua documentação com o comando:

Código: [Selecionar]
man scrot


Se adaptar é realmente difícil, ainda mais para você que "nasceu" e "foi criado" pela Microsoft hehehe, mas se tiver interesse e perseverança, um dia, pode se sentir confortável com o GNU/Linux, mas se não gosta, realmente não insista. Não gosta não adianta, não use. Se gosta, e tem dificuldade, estamos aqui para ajuda-lo no que pudermos.

Mas tenha uma coisa sempre em mente, como um mantra hehe, GNU/Linux não é Windows. Não tente utilizar GNU/Linux como se fosse Windows, pois são Sistemas Operacionais distintos, operam de formas distintas, tem características distintas. Para se adaptar, tem que aceitar e ter paciência para entender como funciona o GNU/Linux assim como teve para aprender o Windows. Todos o Sistemas Operacionais tem uma curva de aprendizagem, infelizmente não somos como no filme Matrix hehehe, só inserir um Chip e aprener tudo hehehe, então, tenha isso também em mente: Não nascemos sabendo mexer em nenhum Sistema Operacional. Por isso, por se estar acostumado com um, o medo da mudança é inevitável, mas se tem interesse, tudo é possível, tudo se da jeito, só não tem jeito pra morte hehehe.

Eu utilizei por muito pouco tempo o Windows, iniciei no mundo da informática nele, depois que provei o gosto do GNU/Linux, foi como sair de uma Brasília para um Mustang hehehe, até continuei um bom tempo em Dual-Boot, mas um dia percebi que não entrava mais no Windows e ele estava ocupando espaço inútil no HD... daí hoje em dia só tenho GNU/Linux instalado no HD já à um bom tempo :)


Um abraço e até mais.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2008, 13:52 por kernel_script »

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #20 Online: 05 de Agosto de 2008, 14:57 »
Olá kernel_script,

Valeu pelas dicas! :)

Citar
sobre a Captura de Tela que também capturem os Menus, você pode tirar a Captura de Tela pelo programa GIMP. E também pode fazer todo tipo de edição na imagem neste programa, é um editor de imagens muito rico.

Tenho o Gimp instalado. Mas como ele trabalha como "capturador de screenshots"? Por exemplo, como posso capturar uma janela, sem que o Gimp apareça, e capturar, por exemplo, menus, etc?

Citar
Também pode utilizar (Se perder o medo ou se já perdeu o medo do Termina, o Terminal não morde hehehe, ele esta ai apenas como mais uma opção para nos auxiliarl) o scrot, tem funções soberbas para Capturas de Tela, é um programa em modo texto dedicado a isso.

Os dois programas estão disponíveis nos repositórios do Ubuntu e os dois capturam os Menus do Ubuntu nas suas Capturas de Tela, lembrando que o GIMP é primariamente um editor de imagens avançado e essa opção de Capturar Telas é só mais uma função dele.

Você pode aprender a mexer facilmente no programa scrot através de sua documentação com o comando:

Código:

man scrot

É, o terminal assusta...rsrs

Vou dar uma olhada no scrot. :)

Citar
Se adaptar é realmente difícil, ainda mais para você que "nasceu" e "foi criado" pela Microsoft hehehe, mas se tiver interesse e perseverança, um dia, pode se sentir confortável com o GNU/Linux, mas se não gosta, realmente não insista. Não gosta não adianta, não use. Se gosta, e tem dificuldade, estamos aqui para ajuda-lo no que pudermos.

Mas tenha uma coisa sempre em mente, como um mantra hehe, GNU/Linux não é Windows. Não tente utilizar GNU/Linux como se fosse Windows, pois são Sistemas Operacionais distintos, operam de formas distintas, tem características distintas. Para se adaptar, tem que aceitar e ter paciência para entender como funciona o GNU/Linux assim como teve para aprender o Windows. Todos o Sistemas Operacionais tem uma curva de aprendizagem, infelizmente não somos como no filme Matrix hehehe, só inserir um Chip e aprener tudo hehehe, então, tenha isso também em mente: Não nascemos sabendo mexer em nenhum Sistema Operacional. Por isso, por se estar acostumado com um, o medo da mudança é inevitável, mas se tem interesse, tudo é possível, tudo se da jeito, só não tem jeito pra morte hehehe.

Eu utilizei por muito pouco tempo o Windows, iniciei no mundo da informática nele, depois que provei o gosto do GNU/Linux, foi como sair de uma Brasília para um Mustang hehehe, até continuei um bom tempo em Dual-Boot, mas um dia percebi que não entrava mais no Windows e ele estava ocupando espaço inútil no HD... daí hoje em dia só tenho GNU/Linux instalado no HD já à um bom tempo

Olha, estou gostando, apesar de tudo.

Acredito que com o tempo eu vá me acostumando. Desde anteontem, por exemplo, só uso o Ubuntu aqui...rs :)

Deve ser mesmo questão de costume. Infelizmente, o Windows deixa a gente mal acostumado.

Vamos caminhando, e valeu. :)


kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #21 Online: 05 de Agosto de 2008, 15:57 »
De nada ewsg :)

Sobre a Captura de Tela no GIMP: Primeiro, mude para uma segunda Área de Trabalho, abra o GIMP lá, vai em Arquivo > Capturar > Captura de Tela...
Agora é por sua conta, você pode escolher uma área específica da tela para capturar, ou a tela toda e o tempo para a captura ocorrer, entre outras opções, daí, coloque o tempo para ocorrer a captura em torno de uns 10 segundos ou o tempo que você julgar necessária para voltar a Área de Trabalho 1, ajeitar o que você quer capturar e tirar a sua Captura de Tela. Essa função de Captura de Tela do GIMP sempre captura os Menus, e você pode também escolher capturar as decorações de Janelas ou não.

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #22 Online: 05 de Agosto de 2008, 17:02 »
Caramba, kernel_script, que fantástico isso! Estou achando que logo logo meu Windows vai "pro saco"...rsrs

Quando você fala em "mudar para área de trabalho", está se referindo àqueles ícones no canto inferior direito do desktop, onde se pode criar e manter mais de um desktop, correto?

Então, deixo o Gimp em um e o que quero "capturar" em outro, e ele captura numa boa. Correto? :D

Puxa, entendi. Muito legal. Vou é largar o software proprietário que usava pra isso...rsrs

Muito obrigado mesmo! :)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #23 Online: 05 de Agosto de 2008, 17:45 »
Caramba, kernel_script, que fantástico isso! Estou achando que logo logo meu Windows vai "pro saco"...rsrs

Quando você fala em "mudar para área de trabalho", está se referindo àqueles ícones no canto inferior direito do desktop, onde se pode criar e manter mais de um desktop, correto?

Então, deixo o Gimp em um e o que quero "capturar" em outro, e ele captura numa boa. Correto? :D

Puxa, entendi. Muito legal. Vou é largar o software proprietário que usava pra isso...rsrs

Muito obrigado mesmo! :)

Isso mesmo :)
Lembrando que você aciona a captura do GIMP do Desktop 2 por exemplo, volta pro 1, ajeita o que quiser, e espera a captura :)

De nada :)
Fico muito feliz que tenha gostado :D


Um abraço e até mais.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2008, 17:48 por kernel_script »

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #24 Online: 05 de Agosto de 2008, 22:03 »
Gostei bastante! :)

Realmente, vai suprir grande parte das minhas necessidades. Até já testei e consegui ótimos resultados! :)

Um grande abraço, meu caro!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #25 Online: 22 de Agosto de 2008, 16:43 »
Olá ewsg, achei um aplicativo muito bom pra tirar Screenshots! Recentemente foi postado no GetDeb este aplicativo. O GScrot.

Página do projeto no Lauchpad
https://launchpad.net/gscrot

Muito bom e completo! Ele tem muitas funções do Scrot, só que em uma GUI (Interface Gráfica) amigável, intuitiva e fácil de mexer :)


Um abraço e até mais.



Não me responsabilizo pela dica, visto que o GetDeb é uma fonte externa de programas, utilize com cuidado e por sua conta e risco
« Última modificação: 22 de Agosto de 2008, 16:47 por kernel_script »

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #26 Online: 23 de Agosto de 2008, 10:16 »
Olá Kernel_script,

Quando você mencionou o scrot via terminal, acima, corri atrás e descobri o GScrot.

Realmente, um aplicativo sensacional e super simples de se utilizar.

Valeu mais uma vez pela dica! :)

Offline Gabriell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
    • Flickr
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #27 Online: 23 de Agosto de 2008, 12:04 »
Se tiveres algum dinheiro sobrando eu recomendaria a compra do livro "Descobrindo o Linux" de João Eriberto Mota Filho. É um livro muito bom e completo, você lê ele e já pode sair se divertindo no Linux. A grande maioria do meu conhecimento no mundo Linux foi adquirido através dessa publicação.
Ele pode ser encontrado em diversas livrarias e no site do linuxmall http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=4570, neste endereço possui também um pdf com o primeiro capítulo.

Fica a dica para todos. ;)
"A maior virtude não é ser capaz de descobrir o quê, dentre todas as opções possíveis, te atrai, mas sim descobrir o quê é atraente naquela opção que está em tua mão."
-Richard P. Feynman, Físico norte-americano ganhador do prêmio Nobel de 1965

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #28 Online: 23 de Agosto de 2008, 12:23 »
Valeu pela dica, Gabriell! :)

Vou dar uma olhada!

Offline eldermf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #29 Online: 23 de Agosto de 2008, 12:28 »
Quando se "quebra" a instalação de algum pacote, o sistema dpkg/apt-get
ficam meio perdidos mesmo.  Tente o comando:

$ sudo dpkg --configure -a

conforme eu postei aqui, em meu blog:

http://eldermf.wordpress.com/2008/07/22/queda-de-energia-com-o-apt-get-funcionando/