Autor Tópico: Não é engraçado a surpresa das pessoas ao verem um micro com Linux FUNCIONANDO?  (Lida 2269 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Antes que venham me dizer que o título (parte dele, ou melhor, só uma palavra) esteja em caixa alta e que isso é contra as regras do fórum e coisa e tal, quero explicar que a palavra foi colocada em maiúscula para destacar a interpretação do título, que é "micro com Linux funcionando" (ou seja, o Linux funcionando direitinho em um micro qualquer) e não "um micro funcionando com Linux", notem a sutil diferença, heheheh...

Pois bem, nas minhas instalações de Ubuntu (e também nas visitas que recebo de 'amiguinhas' lá em casa pros mais diversos fins...) percebo que as pessoas ficam surpresas ao verem, depois de alguns dias de uso, que o Linux é uma ótima opção de sistema operacional e ficam mais surpresas ainda como uma determinada distribuição leva um usuário a amar ou a execrar o Linux. Dia desses eu fui atender uma cliente que comprou 3 notebooks da ACER com Linux (era o PCLinuxOS e um tal de Linux Educacional) e ela detestou tanto que pediu pra um 'vizinho que sabe tudo de Informática' pra trocar o sistema pra XP ou mesmo Vista. Depois que o 'vizinho que sabe tudo de informática' fazer a maior cagada nas máquinas e não conseguir instalar o outro sistema (conseguiu deixar os três notes sem sistema, hehehehe), ela me chamou e explicou a situação. Falei pra ela que há distribuições que não são adequadas para usuários ditos 'normais', que os fabricantes mudam as características da distro original em prol de soluções próprias e feraam com tudo e tal e propus a ela a instalação do Ubuntu para tentar tirar a má impressão que ela teve do sistema. Coloquei em uma máquina só, nas outras duas tive que botar o Windows mesmo mas, no fim de um mês, ela não só pediu para colocar o mesmo Ubuntu nos outros notes como também pediu para fazer o mesmo nas máquinas da escola em que ela é diretora. Resultado: até agora ninguém conseguiu detonar nenhuma das máquinas com Ubuntu, enquanto que as máquinas com Windows toda semana tinha que fazer algum tipo de manutenção do sistema. E (quase) todos que utilizam as máquinas nem notam que estão à frente de um sistema Linux e esses poucos que notam ficam mesmo espantados com o sistema, ainda mais vendo os efeitos especiais do Compiz e a facilidade de uso e instalação de programas. Tem gente que não acredita que 'aquilo' é Linux, mas qdo ganham um live-cd pra experimentar em casa, no mínimo é mais um usuário com dual boot de Linux e Windows.
É Uma pena que os fabricantes não olhem com mais carinho para o Linux, se fizessem drivers para os produtos que vendem, já seria meio caminho andado para disseminar ainda mais o Linux, ficando a produção de programas proprietários equivalentes aos do Windows 'para depois'.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Bom relato Velox, também já trouxe 2 grds amigos p/ o mundo do Ubuntu.
Qto ao teu último parágrafo, penso que esse quadro vem mudando aos poucos devido aos grds fabricantes estarem olhado p/ o Linux.
Então tudo é questão de tempo real/.
Por fim, vou até fazer um comentário, pois também lido c/ muitos usuários básicos de PC, acho que no atual estado de várias distros GNU/Linux, e o Ubuntu, certa/ é o carro chefe em vários quesitos, mas ñ desmereço nenhuma distro GNU/Linux; acho que p/ esses usuários o GNU/Linux, já o é uma grd opção, haja visto questões principal/ questão de segurança, confiabilidade, estabilidade etc...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Não é engraçado a surpresa das pessoas ao verem um micro com Linux FUNCIONAN
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2008, 10:31 »
Olá na verdade é engraçado quando as pessoas verem um micro com qualquer OUTRO sistema funcionando.

Não precisar ser exatamente uma distro GNU/LINUX

T+
« Última modificação: 04 de Agosto de 2008, 10:36 por Bud Spencer »
Removido pela Moderação.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Nossa velox256, a diferença é tão sutil que nem percebi nada!  :P

Falando sério agora, estou com um amigo que também comprou Notebook ACER com Vista, mandou tirar o Vista e colocar o XPirated Edition. Mas me vendo usar o Kubuntu no meu Notebook, ficou curioso. Entreguei a ele um Live-cd do Ubuntu que tinha em mãos. E não é que ele gostou, andou procurando se informar nos Fórums, já andou alterando as configurações padrões do sistema, e veio me pedir ajuda para fazer uma nova instalação mais completa do sistema! 

Fiquei feliz da vida. Ele vai ter que reinstalar o XP pois já conseguiram detonar o Windows. Por isso o pedido de ajuda para fazer uma nova instalação completa do Ubuntu.

Eu não sei desses relatórios da MS, mas o que tem de usuário que compra um PC novo com Vista que manda tirar o Vista para colocar um XP Pirata, não tá no gibi!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Comigo também ocorre parecido!

O que mais tem atraido usuários para o Linux e para o Ubuntu principalmente é o Compiz-Fusion, meus amigos Vista users, ficam loucos quando mostro que com tão pouco hardware o Ubuntu faz o que o Vista não faz em um Micro de 2gb de ram. E estou convencendo muitos a migrarem, poucos não migraram por que sao gamer's, mais com o aumento de drivers, e de fabricantes de hardware focando-se no LINUX, garanto que angariarei muito mais usuários para o Linux e principalmente pro Ubuntu.

 ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.