Não discordo de vc no sentido de haver problemas de instalação do Linux devido a itens de hardware, o próprio Ubuntu (acho que na versão 6.10 ou 7.04, não lembro) tirou o alsaconf e na época em que eu tinha uma máquina mais humilde eu usava uma placa de som SB 16 ISA. Ainda na versão 6.06 ou 6.10 (como eu falei, não me lembro) bastava rodar o alsaconf e a placa de som era reconhecida e instalada mas, como eu tinha que fazer isso sempre, fiquei no meu Debian Sarge mesmo onde tudo funcionava, deixei pra usar Ubuntu bem depois, já quase no lançamento do 7.10.
Mas esse tipo de coisa também acontece no Windows. O Windows 95 ainda é muito bom para máquinas 'pangaré', tenho o meu em cd até hj e volta e meia tenho que utilizá-lo em instalações de máquinas bem velhas, coisas do tipo Pentium 266Mhz. E mesmo em máquinas um pouco mais novas (ou menos velhas...) o suporte do Windows 95 ainda funciona, mas se vc quer utilizar certos equipamentos nessas máquinas não consegue devido à falta de drivers para o Windows 95, seja porque não tenha mesmo ou porque tais drivers foram descontinuados e não disponibilizados pelos fabricantes. O mesmo acontece com o Windows 98, se bem que ele ainda é pau pra toda obra ainda nos dias de hj, mas também dá de frente com a falta de drivers e limitação de hardware impostas pelos fabricantes que descontinuaram os drivers e não os disponibilizam mais. Isso pode ser visto com placas-mãe da Gigabyte (por exemplo, GA-VM800, GA-VM-900 e GA-945GCM-2SC) ou mesmo qq outra que possua placa de vídeo PCI-E, que não tem suporte no 98 (a menos que eu esteja enganado) e drivers só mesmo de Windows 2000 pra cima.
Hj em dia, quase não é mais necessário (eu disse QUASE...) comprar uma máquina ou peças novas especificamente para se poder usar Linux; há algum tempo atrás era mouse que voava pro canto da tela e não tinha santo que o tirasse de lá; era som com travadas ao estilo 'cd de áudio com defeito' (ficava gó-gó-gó-gó, hehehe...), teclados de 'teclagem' com o usuário e por aí ia, mas aos poucos os problemas foram sendo solucionados. Mas tais soluções só acontecem com o uso do sistema e a posterior menção dos defeitos encontrados pelos milhões de usuários do sistema no mundo todo. O engraçado que, se de um modo o Linux melhora, o Windows parece que parou por ali mesmo e o modo de melhora do sistema operacional é igual para todos, seja Windows, Linux, MacOS e por aí vai, vem do uso dos mesmos e dos relatórios dos usuários às centrais competentes sobre defeitos e coisa e tal. Mas também há um item importante nessa relação do sistema: os componentes usados para montar a máquina. Se dá problema no Windows, com certeza vai dar em qq outro sistema, a SiS e a PCChips foram (e acho que ainda são) sinônimo de 'máquina vagaba', eu não conheço um modelo de placa-mãe com chipset SiS da PCChips cujos capacitores de regulagem da fonte não estufassem, e olha que as placas mais famosas da PCChips eram as LM 598 e a LM 810, por serem muito mais baratas do que as concorrentes da época.
Mas continue com as suas experiências, realmente não é preciso uma super máquina para ouvir mp3 e vídeos e se vc está feliz com o rendimento da sua, quem sou eu pra recriminá-lo, seja este bom rendimento conseguido no Windows ou não. O que vale é isso, o usuário fazer os testes que achar necessário e optar pelo que mais lhe convier; eu também tenho Windows na minha máquina, mas só o uso (muito raramente) para jogos cabeludos e só. Eu uso a máquina para tudo, editar áudio e vídeo, ripar cd e dvd, fazer dvd a aprtir de arquivos avi, tradução de documentos, faço homepages usando o Kompozer (coisa que eu falava mal pra caramba no Linux que não tinha um editor à altura de um Front Page - olha o site, está meio no início mas vai indo:
http://sidserra.phpnet.us) e por aí vai. Qdo vc tiver uma grana aí sobrando, experimenta comprar uma Gigabyte GA-945GCM-2SC (100,00), um Celeron 420 (80,00), uma placa de vídeo PCI-E nVidia 7300GS (70,00) e dois pentes de memória (1GB cada a 35,00), monta em cima do Ubuntu 8.04 e me diga se não é o paraíso, hehehehe... No Windows também é, mas o tempo lá anda meio nublado...
Abraços.
Bom tento usar o linux desde o conectiva. Faço pouca coisa no computador mas o que eu faço, faço muito. Não acho que para navegar na internet, assistir uns videos divx e flv e ouvir mp3 necessite de um pc extremamente rápido, e faço isso bem no win, so... Desde 2001 venho usando o linux ( partimage ) instalar um modem é um procedimento sofrivel. Unico jeito que que consegui usar linux com internet foi ter dois, um pci 56k pro win e um isa 33.6 hardmodem que tava guardado, pro linux. Placa de video hora funcionava hora não tinha uma agp 64mb que pifou recentemente, mas não era reconhecida bem nas distro da epoca. O suporte e documentação é bem fraco e desperço. Os fóruns sao a melhor coisa pois tem muita gente disposta a ajudar, mas como eu, nem sempre com o conhecimento necessário. Realmente a falta de drivers é culpa dos fabricantes. também prefiro testar o linux nesse computador do que no mais novo. Para um iniciante é bem desmotivador. Bom, gostei do ubuntu mas não reconheceu a placa de video então vou partir pra outro em eterno teste...
Até mais...