Autor Tópico: Trabalhando c/ tabelas no Scribus  (Lida 5254 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Trabalhando c/ tabelas no Scribus
« Online: 04 de Agosto de 2008, 21:04 »
Scribus é o clone do software livre p/ os famosos e excelentes Adobe Pagemaker e Indesign.
Eu gosto dele, e até já deu p/ migrar umas publicações que faço.

A dica de hj é sobre como trabalhar de modo prático c/ Tabelas no Scribus, ñ vou abordar a questão de mala direta nesse tipo de software.

Infeliz/ o utilitário de tabela do Scribus é uma porcaria, se limite a fazer uma grade de células, p/ lá o usuário ficar adicionando caixas de textos.  >:(

Então qdo estou diagramando um documento no Scribus e preciso trabalhar c/ tabela, uso o Writer do OpenOffice, lá faço a tabela e exporto como .pdf (nem me preocupo em salvar, conforme for o caso)

Ai começa o pulo do gato  ;) , porque simples/ adicionar um arquivo .pdf desse tipo numa diagramação trás uma série de problemas.

Um programa é necessário. É o poderoso Imagemagick, que vai executar a tarefa.

Pelo Terminal/Consola
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install imagemagickOu pelo Synaptic

Outro programa útil, pelo menos no meu caso
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nautilus-open-terminalServe p/ abrir um Terminal numa pasta, depois de instalar esse programa, precisa reiniciar a interface gráfica CTRL+ALT+BACK SPACE

Muito bem, vá no diretório onde salvou o arquivo .pdf da tabela e abra o Terminal, e lá:
Código: [Selecionar]
convert arquivo.pdf arquivo.png
Depois é só transferir p/ sua publicação do Scribus.  :D

E p/ redimensionar a imagem gerada no arquivo .png sugiro o uso do GIMP, pois o ImageMagick aparente/ redimensiona somente p/ unidades: pixel.
O que numa publicação, as medidas mais usadas, são a cm, mm e/ou pontos.

OBS: O Scribus, tem várias inovações no mundo do desktop publishing, algo real/ de impressionar. Ele possibilita um trabalho tranquilo c/ figuras no formato .png mesmo em se tratando de arquivos .pdf a serem mandados p/ birôs gráficos.

Essa dica eu dedico ao amigo Alarcon, que me sugeriu contar uns segredos do Scribus na Magazine Ubuntu.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2008, 08:04 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469