Sou novo no linux, avisem se eu tiver feito algo de errado, a solução para minha placa de video intel 945 eiu achei no forum do ubuntu em inglês.
O link é:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=824921&highlight=intel+945&page=2No post #18 pelo usuário imon9.
Eu tive minha instalação da placa quase 100% resolvida:
(1) Desinstale o xserver-xgl (caso você tenha instalado) O comando acho que é sudo apt-get remove xserver-xgl
(2) use essa versão do compiz-check para chegar seu sistema
http://forlong.blogage.de/article/pages/Compiz-Check(3) instale o libgl1-mesa-dri (according to the bugzilla, hardy now depends on this to make compiz works)
Agora abra o terminal e edite o arquivo xorg.conf
sudo -s
gedit /etc/X11/xorg.conf
Apague tudo e cole esse:
Section "Device"
Identifier "Intel i810"
Driver "intel"
BusID "PCI:0:2:0"
Option "XAANoOffscreenPixmaps" "true"
Option "AllowGLXWithComposite" "true"
Option "AddARGBGLXVisuals" "true"
Option "DisableGLXRootClipping" "true"
Option "AIGLX" "On"
Option "DRI" "true"
EndSection
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection
Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
EndSection
Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
Screen "Default Screen"
InputDevice "Synaptics Touchpad"
Option "AIGLX" "On"
EndSection
Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable"
EndSection
Section "Module"
Load "glx"
Load "GLcore"
Load "dri"
Load "v4l"
EndSection
Reinicie, na hora de ligar vai aparecer uma mensagem dizendo que o seu vídeo está com FPS baixo, então você clica em configurar e seleciona o modelo de sua placa de vídeo tanto para vídeo como para Gráficos.
Eu realmente não sei se foi isso que resolveu, mas para o meu notebook deu certo e está rodando qualquer coisa relacionada a 3D, GLX etc....
Agora estou com 1 unico problema, meu FPS está normal porém quando eu abro um jogo qualquer como Tibia por exemplo roda a no máximo 10 FPS, alguem sabe alguma solução para aumentar?
Repito, sou totalmente iniciante e fui apenas batento-cabeça tentando achar alguma solução, pois tomei raiva do windows, porém POR ENQUANTO dependo dele para os jogos até conseguir instalar minha placa de videl Intel 945 100%.
Grato pela atenção e desculpem qualquer erro ou mer...besteira que eu tenha falado.
Aguardo a resposta sobre aumentar FPS.