Compartilhar só a internet com o vista.

Iniciado por cris.tom, 19 de Julho de 2008, 09:01

tópico anterior - próximo tópico

cris.tom

Olá pessoal, sou novo no universo linux e estou simplismente fascinado pela qualidade deste sistema operacional...mas estou tendo um problema...tenho um desktop que está com o ubuntu 8.04 conectado na internet através de linha discada (Modem LG NetoDragon 56k) e eu gostaria de compartilhar esta conexão com o meu notebook que tem o windows vista nele...tenho tentado de tudo...só quero compartilhar a net, nada mais...nem a rede eu quero...no desktop tem apenas uma placa de rede e no notebook também.

Eu queria realmente usar o ubuntu, mas acho que no momento vou ter que deixar um pouco de lado...

já tentei ir pelo iptables, etc, etc...e até agora nada!

Obrigado desde já pela ajuda.
Linux, uma questão de filosofia!

cris.tom

Com a ajuda de um amigo que é fera em Linux, eu consegui fazer funcionar a net no meu notebook...assim que me sobrar um tempinho irei fazer uma pequena explicação de como deu certo...agora é só tentar aprender mais sobre o assunto... ;)

VB5

Para compartilhar uma conexão, geralmente  você usa duas placas no micro que recebe a conexão ou usa um router... gostaria de saber como você fez.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

cris.tom

Olá,

tenho dois cpus...um é o servidor (ubuntu) que é o desktop, este tem uma placa de rede e o outro é o meu notebook (cliente) com o vista que também tem uma placa de rede...o que fiz foi o seguinte:

1) No Ubuntu, coloquei o IP: 192.168.0.1 e a Mask: 255.255.255.0...isso coloquei indo lá em Sistema/Administração/Rede...Desbloqueei e fui em Conexão por fios...em propriedades coloquei o IP (192.168.0.1) e a Máscara de sub-rede (255.255.255.0);

2) No Vista coloquei o IP: 192.168.0.2 a Mascara: 255.255.255.0 o Gateway: 192.168.0.1 e o DNS: 200.188.191.10.

Depois no Ubuntu fui em Terminal e fiz o seguinte:

sudo su
coloquei a senha

modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Pronto! A minha conexão foi estabelecida...

ainda necessito aprender como salvar o script acima para naum precisar ficar toda hora digitando ele, mas ainda naum consegui...

desculpe-me a pressa, mas realmente estou sem tempo de fazer uma coisa melhor...assim que eu tiver tempo irei melhorar isso, espero que tenha ajudado...

Ps.: Meu notebook naum tem rj11 por isso uso o meu desktop como servidor...caso contrário eu naum iria necessitar disto, mas pelo menos estou aprendo e isso é sempre bom.