putz... ficou grande... desculpem de antemão...
Gente eu vinha sem dar opinião, mas gostaria de escrever algumas palavras.
Sabe ser moderador (ou admin) do fórum não é fácil, temos que ficar mais tempo, ler todas as mensagens, recebemos um número assustador de MP's praticamente todos os dias, seja pedindo ajuda, seja exigindo ajuda (e olha que a maioria seria respondida apenas se pesquisando), ou outras coisas bem piores. Não são poucas as mensagens que passam por este fórum... tenho passado por outros, e não vi nos que passei tantas mensagens.
Como exemplo: Esta semana mesmo eu e o n3t0 passamos por uns dois dias até bem tarde, e o porque? Simplesmente alguem vinha se cadastrando no fórum e criando dezenas de mensagens de spam. Sei que nenhum usuário gostaria de ver isto aqui, e quando vê faz o que normalmente? Apenas clica no botão Denuncia ao Moderador (e acreditem que este link é mesmo bem usado), mas não recebemos nenhuma, e porque? Acredito que seja porque ficamos de prontidão após o primeiro dia, e quando começou a aparecer as mensagens enquanto eu as deletava, ele ia para bloquear o usuário recém criado, agindo assim o mais rápido possível.
As vezes trancamos um tópico duplicado (que é uma das coisas mais básicas nas regras) e são postadas barbaridades sobre a moderação, o que não ajuda. Outro exemplo, vejo sempre reclamação de que a pesquisa não funciona, mas também mandamos vários avisos de solicitação de mudança de títulos de tópicos, e não fazemos isso porque esta nas regras, mas porque poderia maximizar a pesquisa, ajudando a todos, inclusive nós mesmos.
Como já disseram estas regras estão no fórum desde que entrei, e acho que as pessoas não lêem ao entrar. Nunca li uma reclamação quanto a elas até que fossem colocadas em prática, e não é raro ver reclamações pesadas... sendo chamados de idiotas, de ditadores, para não dizer coisas piores... Sem contar as MP's sobre isto também que recebemos
Poderia citar partes de casos que vocês também citaram aqui, casos em que o usuário saiu e postou várias mensagens no fórum, mas que por MP fez mais coisas, algumas nem tão boazinhas quanto as abertas. Em nenhuma das vezes, ao menos comigo, foi revelada uma destas mensagens, ficando o usuário como o bonzinho, enquanto a moderação/administração ficou como vilão.
Vocês perguntaram sobre o que faz parte da administração aqui, em especial qual era o papel do n3t0... Poxa, até ser convidado a ser moderador eu não me importava com isto, e antes daqui nunca procurei fazer isto. Mas acreditem que eles tem trabalho, manter o fórum funcionando e com boa performace não é fácil, não é brincadeira, e as vezes após um dia cansativo de serviço, ou em um final de semana, eles se desdobram para adequar algo.
Ter problemas todos temos, errar todos erramos... Eu já fui chamado atenção aqui quanto ao meu avatar, e questionei do porque tinha que alterar, mas ao informarem (por descuido coloquei um maior) eu o alterei. Após virar moderador fui questionado quanto a minha assinatura, também a adaptei. Porque limitar os avatares, assinaturas e imagens? Porque temos usuários que usam discada ainda, temos que pensar em todos.
Podem reclamar de outras regras, talvez os mais novos não lembrem/não saibam mas já tiveram uma sessão bem light aqui, com assunto liberado, e até onde sei não rolou tudo na paz, tiveram brigas, existiram tópicos apenas para acusar outros usuários... Poxa, as regras nem sempre são legais, seja no fórum, na nossa casa, cidade, trabalho, e etc... mas só existem porque precisamos conviver em harmonia, e (ainda bem!) cada ser humano tem uma cabeça, uma idéia, e elas ajudam a nortear nossas liberdades, até onde podemos ir sem ferir o próximo.
Bem, nem sei o que o resto dos admins/moderadores vão achar disto, não conversei com ninguém antes de escrever, isto é minha opinião, é minha opinião hoje, e era antes de virar moderador.
Eu li as mensagens postadas nos dois tópicos criados pelo Piras (e lamento a saída dele), e só postei isto porque espero que sigamos em frente, existem vários usuários procurando ajuda, e venho procurando me concentrar em ajudar, assim como sempre fiz.
alarcon não deu, eu acabei postando algo... espero que todos me entendam.
[]'s aos companheiros de fórum!
Cristiano