Autor Tópico: Computador portátil para todos  (Lida 2476 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Computador portátil para todos
« Online: 09 de Julho de 2008, 19:36 »
http://www.meionorte.com/noticias,Lula-assina-decreto-do-Computador-Portatil-para-Professores,52075.html
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=6034
 
 O Governo (do Brasil) está lançando o programa "Computador Portátil Para Todos". Um assunto que (ainda) não cita diretamente Linux, mas já coloca como requisito software livre.
 
Configurações mínimas do laptop
Citar
Características - Microprocessador que opere em freqüência mínima de 1,4 Ghz - Memória principal de 512 Mb - Uma unidade de disco rígida interna com capacidade mínima de 40 Gb - Uma unidade interna ao gabinete de DVD-ROM/CD-ROM/CD-RW ou DVD-RW - Vídeo com tela plana com tamanho mínimo de TFT colorido (matriz ativa)

 Interfaces - Interface de som compatível com Sound Blaster PCI, 16 bits, Plug & Play, com alto-falantes estéreo embutidos ao equipamento - Três interfaces de comunicação padrão USB 2.0 - Interface de comunicação sem fio (wireless) - Adaptador AC de 100/200V automático - Peso máximo: 3Kg
fonte: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/economia/conteudo.phtml?id=661536 é antigo, mas não está muito diferente agora.

 Com uma configuração dessas, usar Vista seria um fracasso total. A Microsoft com certeza vai tentar vender licenças do XP como no programa similar do Governo Indiano, no qual oferece licenças básicas por 27USD, ou pacotes completos com MS Office por 54USD. Felizmente, o requisito do Software Livre citado impossibilita isso (em tese), mas eu pessoalmente duvido que Redmond não vai ao menos tentar...
 Agora eu pergunto: Porque não adotar uma distro Linux de qualidade comprovada, bastante usada, testada, etc. e tal? Nem precisa ser Ubuntu, as opções são muitas... Eu acho que isso viria a melhorar a imagem que o Usuário doméstico, principalmente o pouco estudado no ramo, tem do Linux. E ainda ajudaria a acabar com o fantasma do computador do governo que quando chega em casa o novo usuário já vai chamando o "técnico" para formatar e colocar um XP pró pirata.
 PS: juros entre 1,4% e 1,8%. Não acham um pouco alto?
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 19:40 por 0tacon »


Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Computador portátil para todos
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2008, 20:22 »
Parece o programa e-escola em portugal

www.eescola.net