Autor Tópico: Servidor enxuto webserver para iniciantes  (Lida 2002 vezes)

Offline sysgambler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Servidor enxuto webserver para iniciantes
« Online: 05 de Julho de 2008, 23:59 »
Estou tentando instalar um servidor Linux com Apache/Php. Tenho encontrado dificuldade, uma vez que a maioria das dicas são incompletas ou não levam em conta o aspecto da pouca familiaridade com o ambiente. Já pedi ajuda em muitos foruns de outras distros, nada até agora. Por essa razão, gostaria de convida-los a construir um tutorial passo-a-passo, que depois pudesse servir de referência para outros com a mesma dificuldade. É preciso assinalar que desejo uma instalação enxuta, inclusive sem a parte gráfica.

Então, esse tutorial começaria com algo como:

Introdução

Esse tutorial tem como objetivo prover as informações necessárias para instalação enxuta de um servidor Linux com Apache/Php. Isso quer dizer que só serão instalados os pacotes considerados minimos para o desempenho da função, não sendo instalados inclusive a parte gráfica.

Capítulo 1 - Escolhendo a distribuição

Capítulo 2 - Pacotes da instalação

Capítulo 3 - Baixando a distro

Etc...

Penso que esta comunidade poderia oferecer uma pessoa para ser uma espécie de moderador e manter e aceitar as contribuições para a confecção deste documento. Assim, todos poderiam contribuir, inclusive os iniciantes como eu, que sempre poderiam explicitar uma dúvida qualquer, e ela seria dirrimida e incluída no documento.

Isso sim, seria bom. Quando alguém desejasse instalar um servidor como esse, teria uma boa referência. Se sentisse alguma dificuldade, ela poderia ser relatada e talvez contribuir para a melhoria do tutorial. Um bom projeto.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Servidor enxuto webserver para iniciantes
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2008, 16:22 »
Como instalar lamp na internet não falta, mas vamos la, tu pode baixar o ubuntu server e durante a instalação escolher os pacotes ou então se ja tiver o ubuntu instalado em um terminal digite isso:

sudo apt-get install apache2 mysql-server php5 php5-mysql

para testar em seu /var/www crie o arquivo index.php com esse conteudo:

<?php

phpinfo();

?>
 se abrir a pagina de informações do php esta tudo certo.


"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline sysgambler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Servidor enxuto webserver para iniciantes
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2008, 23:38 »
Ah, beleza!

Obrigado.