Autor Tópico: problemas com permisões de arquivos  (Lida 3449 vezes)

Offline leandrodeveloper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
problemas com permisões de arquivos
« Online: 28 de Junho de 2008, 18:52 »
Beleza galera?

Instalei no mesmo pc 2 distros uma partição com fedora 9 e outra com o ubuntu 8.04.
Criei nas 2 distros um usuario com o mesmo nome, criei uma pasta no ubuntu e deixei esse usuario como dono, o problema é que no fedora, mesmo tendo o mesmo nome de usuario, este usuario não é o dono da pasta e tenho que dar o comendo chown pra trocar o usuario, e quanto entro no ubuntu o usuario nvamente não tem permisão na pasta e tenho que usar o chown também.
Se tenho o mesmo usuario nas 2 distros eu não deveria ter esse problema, certo?

Obrigado.

Offline eltonplima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: problemas com permisões de arquivos
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2008, 19:13 »
O problema é o seguinte:
Cada usuário possui um número único de identificação e o que deve estar acontecendo com você é que o Ubuntu criou ele com um número e o Fedora com outro, sendo assim o que você deve fazer é o seguinte:
  • Abra o arquivo /etc/passwd do Ubuntu e veja o número do seu usuário;
  • No Fedora abra um terminal e digite: usermod -u "número que o usuário possui no Ubuntu" "nome do usuário"

Faça isso que seu problema será resolvido - pelo menos teoricamente.

OBS: O comando usermod deve ser executado como root.

Faça e dê o retorno!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: problemas com permisões de arquivos
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2008, 01:48 »
Eu já iria sugerir que fosse feito o comando:

Código: [Selecionar]
chmod 0777 "nomedapasta" -R

Lembrando que se for feito no Ubuntu, deverá vir o sudo antes, já no Fedora é preciso estar logado como root. O comando acima alteraria somente as permissões da pasta e dos arquivos nela contidos, sem alterar nada a respeito dos usuários em qualquer uma das distribuições.

Offline eltonplima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: problemas com permisões de arquivos
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2008, 14:07 »
Esta com certeza é uma solução, porem a segurança do sistema será comprometida já que qualquer um terá acesso a seus arquivos, e isso não é nada interessante.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: problemas com permisões de arquivos
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2008, 18:17 »
Esta com certeza é uma solução, porem a segurança do sistema será comprometida já que qualquer um terá acesso a seus arquivos, e isso não é nada interessante.


Se é um pc doméstico onde somente ele tenha acesso não é tão inseguro assim, ou se for o caso basta alterar as permissões. Acho melhor do que alterar o /etc/passwd

Offline leandrodeveloper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: problemas com permisões de arquivos
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2008, 22:14 »
Eu já iria sugerir que fosse feito o comando:

Código: [Selecionar]
chmod 0777 "nomedapasta" -R

Lembrando que se for feito no Ubuntu, deverá vir o sudo antes, já no Fedora é preciso estar logado como root. O comando acima alteraria somente as permissões da pasta e dos arquivos nela contidos, sem alterar nada a respeito dos usuários em qualquer uma das distribuições.

Beleza Felix?

Realmente não me lembrava desse fato, troquei o uid e tudo se resolvel.
Obrigado pela força!

Offline eltonplima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: problemas com permisões de arquivos
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2008, 22:26 »
Se é um pc doméstico onde somente ele tenha acesso não é tão inseguro assim, ou se for o caso basta alterar as permissões. Acho melhor do que alterar o /etc/passwd

É doméstico, mas está na web, então haverá sim um risco. Imagine se alguém conseguir de alguma forma invadir a máquina...
Nem sempre o caminho mais fácil é o melhor caminho, e outra coisa o comando que eu mandei ele usar vai fazer toda a modificação de forma automática, inclusive reajustando o UID todos os arquivos que ele seja dono.

Acho que o problema é que eu não fui muito claro, vou exemplificar novamente:

De posse do código que seu usuário possui no Ubuntu, vá para o Fedora e digite:
usermod -u "número que o usuário possui no Ubuntu" "nome do usuário"

Ex: Meu nome de usuário no Ubuntu é Fulano e meu UID é 1000. De posse desta informação, vou para o Fedora e digito usermod -u 1000 Fulano

Acho que agora ficou mais claro.

Abraço!
« Última modificação: 02 de Julho de 2008, 22:31 por eltonplima »