Autor Tópico: Compartilhamento de arquivos entre Ubuntu e Win. XP  (Lida 7986 vezes)

Offline Vitor Jaú

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Compartilhamento de arquivos entre Ubuntu e Win. XP
« Online: 10 de Junho de 2008, 22:53 »
Boa noite!

Seguinte, tenho uma rede em casa entre meu PC (Ubuntu 8.04) e o PC de meu irmão (Windows XP Pro SP2).

Minha internet (Speedy 1.0) é configurada com Ip's fixos, funciona perfeitamente, até aí tudo bem.

O problema começa no compartilhamento de arquivos entre os dois sistemas, simplesmente meu PC não enxerga o PC dele, mesmo eu alterando o Grupo de Trabalho no arquivo do Samba para CASA, que é o que sempre foi usado aqui, eu estava com o Debian 4 Etch R3 e não havia esse problema, podia pegar os arquivos de lá à vontade e tem o detalhe que o Grupo de trabalho eu até consigo acessar.

Alguém poderia me dar uma luz? Pesquisei muito no Google e até mesmo aqui, porém não achei solução até agora.

Fico no aguardo de um retorno, obrigado.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de arquivos entre Ubuntu e Win. XP
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2008, 00:02 »
Como sua rede é estruturada? tem um router, um dos PCs roteia para o outro, como são os IPs das máquinas...? Sem ais dados é difícil dizer algo.

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Vitor Jaú

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de arquivos entre Ubuntu e Win. XP
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2008, 08:57 »
Como sua rede é estruturada? tem um router, um dos PCs roteia para o outro, como são os IPs das máquinas...? Sem ais dados é difícil dizer algo.

VB5



Aqui no meu PC fica o modem (DSLink 260E) e a Hub Switch (Encore ENH908 NWY) e os IP's são 192.168.1.3 (meu) e 192.168.1.4 (dele), a internet lá funciona independentemente do meu PC estar ligado ou não, só tenho esse problema no compartilhamento com o Ubuntu, já que no Debian funcionava numa boa.

Desculpe por omitir esses dados anteriormente.  ;D
« Última modificação: 11 de Junho de 2008, 09:03 por Vitor Jaú »

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de arquivos entre Ubuntu e Win. XP
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2008, 18:05 »
vc tem o smbclient instalado?
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Vitor Jaú

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de arquivos entre Ubuntu e Win. XP
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2008, 19:01 »
vc tem o smbclient instalado?
Está sim.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de arquivos entre Ubuntu e Win. XP
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2008, 20:05 »
Aqui no meu PC fica o modem (DSLink 260E) e a Hub Switch (Encore ENH908 NWY) e os IP's são 192.168.1.3 (meu) e 192.168.1.4 (dele), a internet lá funciona independentemente do meu PC estar ligado ou não, só tenho esse problema no compartilhamento com o Ubuntu, já que no Debian funcionava numa boa.

Desculpe por omitir esses dados anteriormente.  ;D

Sem problema...  ;D Não conheço esse modem, mas estou supondo que é um modem ADSL roteado com uma única saída UTP, de modo que o Switch é quem a distribui entre as duas máquinas. Os IPs estão  corretos e ambas estão no mesmo grupo, então devia funcionar. Desculpe perguntar algo tão simples, mas na outra máquina há alguma pasta compartilhada com direitos de leitura e escrita para todos? Há alguma firewall instalada em qualquer das máquinas?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Vitor Jaú

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de arquivos entre Ubuntu e Win. XP
« Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2008, 09:41 »
Aqui no meu PC fica o modem (DSLink 260E) e a Hub Switch (Encore ENH908 NWY) e os IP's são 192.168.1.3 (meu) e 192.168.1.4 (dele), a internet lá funciona independentemente do meu PC estar ligado ou não, só tenho esse problema no compartilhamento com o Ubuntu, já que no Debian funcionava numa boa.

Desculpe por omitir esses dados anteriormente.  ;D

Sem problema...  ;D Não conheço esse modem, mas estou supondo que é um modem ADSL roteado com uma única saída UTP, de modo que o Switch é quem a distribui entre as duas máquinas. Os IPs estão  corretos e ambas estão no mesmo grupo, então devia funcionar. Desculpe perguntar algo tão simples, mas na outra máquina há alguma pasta compartilhada com direitos de leitura e escrita para todos? Há alguma firewall instalada em qualquer das máquinas?

VB5

Sim, tem a minha pasta com meus arquivos que joguei lá para backup quando fui instalar o Ubuntu. E não, não tem nenhum firewall rodando, tenho quase certeza que é alguma configuração do Samba mesmo, já que no Debian só colocando o nome do Grupo de Trabalho na instalação do sistema, funcionava de boa.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de arquivos entre Ubuntu e Win. XP
« Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2008, 22:30 »
Só para tirar a dúvida, qual o IP do modem? É 192.168.1.1, ou 192.168.0.1 (o mais comum)?  Se é o segundo, então os micros estão em uma sub-rede diferente, e não terão acesso ao modem e à Internet. Se é o primeiro, se as máquinas estão no mesmo grupo e têm cada uma pelo menos uma pasta compartilhada, a rede interna deveria funcionar, no mínimo. O acesso à Internet dependerá então da corrreta configuração do gateway e dos servidores DNS.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Vitor Jaú

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de arquivos entre Ubuntu e Win. XP
« Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2008, 11:27 »
Só para tirar a dúvida, qual o IP do modem? É 192.168.1.1, ou 192.168.0.1 (o mais comum)?  Se é o segundo, então os micros estão em uma sub-rede diferente, e não terão acesso ao modem e à Internet. Se é o primeiro, se as máquinas estão no mesmo grupo e têm cada uma pelo menos uma pasta compartilhada, a rede interna deveria funcionar, no mínimo. O acesso à Internet dependerá então da corrreta configuração do gateway e dos servidores DNS.

VB5


O IP do modem é 192.168.1.1, a internet funciona perfeitamente, estão no mesmo grupo de trabalho também, tanto que o Ubuntu enxerga o grupo, só não enxerga o PC. Com certeza é problema de configuração do Samba, pq como já disse, no Debian não tinha esse problema.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de arquivos entre Ubuntu e Win. XP
« Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2008, 21:52 »
Acho que não... tanto em casa como no trabalho tenho redes mistas ( Ubuntu e W$), e todos os micros se conectam,  trocam arquivos e compartilham a impressora.  Em todo o caso, se quiser postar o seu /etc/samba/smb.conf, a gente pode dar uma olhada...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline tranquilow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de arquivos entre Ubuntu e Win. XP
« Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2008, 23:23 »
Olá à todos.. efetuei cadastro neste forum por estar tendo problema semelhante .. Servidor dhcp linux , mais 3 pcs sendo 1 windows , outro xubuntu , e o ultimo ubuntu 8. Samba, smbclient , tudo instalado. Porém o nautilus desde que atualizei meu ubuntu da versão 7 para 8 .. O nautilus não consegue visualizar os compartilhamentos de uma máquina windows. Já o a máquina windows consegue acessar todos os compartilhamentos da máquina ubuntu que criei no smb.conf ... Cito isso só pq esse problema só passou acontecer na versão 8. Com o detalhe...  (pensando que fosse algum problema causado por atualização formatei a máquina e instalei a versão 8 do zero) .. Apesar de ter configurado o mesmo workgroup nas confs de rede ... o problema está lá ...

Grato por uma ajuda dos usuários mais experientes ..