Autor Tópico: Gnome / KDE  (Lida 9728 vezes)

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Gnome / KDE
« Resposta #15 Online: 18 de Abril de 2008, 23:47 »
Oi!  :)

Já instalei o o 2.4, da maneira como me ensinaram aqui no fórum. Deu tudo certo, como na outra vez -- antes de o KDE tirar a versão e voltar para a 2.3.

Só que, na outra vez em que eu instalei a 2.4, depois eu fui ao diretório 'desktop-integration' e abri o arquivo lá dentro, 'openoffice.org-debian-menus...'. Isso jogou os atalhos para o meu menu OFFICE.

Desta vez, no entanto, apesar de eu fazer a mesma coisa e de não acusar erro, não aparece nada do OpenOffice no menu! Alguma dica? Ou será que aquilo só funciona para o menu do Gnome? Agora estou no KDE. Pior que fiz uma BUSCA aqui no HD e não achei onde está instalado o o! Algo que seria o Arquivos de Programas do Windows. Pelo menos de lá eu poderia executar o programa. Estou precisando trabalhar agora à noite e preciso do editor de textos...
  :-[

Obrigado!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Gnome / KDE
« Resposta #16 Online: 18 de Abril de 2008, 23:59 »
Tem um pacote do OpenOffice que tem "kde-integration", ou apenas "kde", no nome. Vc precisa instala-lo para criar as entradas de menu do KDE.

Para chamar o OpenOffice vc pode usar comandos em texto via "Alt + F2" no Gnome (tente no KDE, mas não me lembro se o atalho nele é este e, se não for, use o "executar" no menu ou mesmo o terminal). Não use as aspas.

- para o writer (textos): "ooffice -writer"

- para o calc (planilhas): "ooffice -calc"

- para o impress (apresentações): "ooffice -impress"
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Gnome / KDE
« Resposta #17 Online: 19 de Abril de 2008, 00:15 »
Nossa, você tem me ajudado MUITO! Obrigado!!!

Como eu não havia lido sua mensagem ainda, entrei pelo Gnome e executei aquele desktop-integration. Funcionou. Então voltei ao KDE e os itens estavam lá em OFFICE...

Agora vou ver essa sua outra dica.

Achei fantástico o KDE. Nota 10. Mas agora, usando mais, começo a concluir que é maior a chance de depois eu adotar mais o Gnome. Gosto da simplicidade dele. Simplicidade não significa, necessariamente, inferioridade. Por exemplo, acho o Gmail o melhor que existe para e-mail, e no entanto é o webmail mais simples, mais organizado.

Como eu instalei o o 2.4, o Gnome 'percebia' isso e não ficava me alertando sobre uma 'atualização' para a 2.3, padrão do sistema. Eu acessava a ferramenta de atualização e via os itens indisponíveis. Já o KDE não, toda vez que reinicio o computador ele fica me alertando sobre a 'atualização' do o e eu não posso mandá-lo ignorar!

pinduvoz, tenha um bom feriadão!
  :)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Gnome / KDE
« Resposta #18 Online: 19 de Abril de 2008, 00:21 »
pinduvoz, tenha um bom feriadão!  :)

Igualmente, amigo. E estamos aqui para apreender e devolver o que aprendemos ajudando os novatos.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Gnome / KDE
« Resposta #19 Online: 30 de Abril de 2008, 23:55 »
pinduvoz, você me ensinou a instalar o KDE aqui.

Há um comando para ATUALIZAR a minha versão, no mínimo para 3.5.9, talvez até para 4.x?

Ei, estou muito feliz com o EEE PC que você indicou!  :D

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Gnome / KDE
« Resposta #20 Online: 01 de Maio de 2008, 01:43 »
pinduvoz, você me ensinou a instalar o KDE aqui.

Há um comando para ATUALIZAR a minha versão, no mínimo para 3.5.9, talvez até para 4.x?

Ei, estou muito feliz com o EEE PC que você indicou!  :D


Legal que vc tenha gostado do EEEPC. Eu estava quase comprando um mas, como mobilidade extrema (tenho um note bem comum, um ACER TM 2434) não é algo absolutamente necessário para mim, acabei gastando o dinheiro em um novo desktop.

Agora, quanto ao KDE, se vc estivesse utilizando o Ubuntu 8.04 Hardy Heron, teria disponível a última versão da série 3 e até da 4 (não vale a pena usá-la, pois as notícias sobre o estágio atual de desenvolvimento são desanimadoras).

Pense em instalar o 8.04, ou atualizar seu 7.10 pelo Gerenciador de Atualizações (prefira a instalação, pois é menos problemática).

Até mais, amigo.
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 01:46 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Gnome / KDE
« Resposta #21 Online: 01 de Maio de 2008, 02:00 »
Oi!  :)

Aí e que está a questão. Não dá para atualizar? Só instalando a versão 8.04? Eu gostaria de atualizar, inclusive o Gnome, mas, pelo que tenho lido, estou assustado com a 8.04, o pessoal está falando de muitos problemas e eu temo me perder aqui, por ser iniciante. ou esperar ela ficar mais estável e tranqüila.

Nota 10 ao EEE PC!!!  :D Agora mesmo estou nele! Uso muito. O PDA eu já usava muito, todos os dias. Imagine este... Valeu MESMO pela sua dica! Agora considero a idéia de sair do easy mode e ir para o advanced (vou ver se posso voltar ao easy caso eu me arrependa). E talvez até instalar o Ubuntu, quem sabe até uma versão específica para ele, como há da Xandros. Ainda vou pesquisar essas coisas.

Bom feriadão!  :)

Offline akaihen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 194
    • Ver perfil
    • Quase-Crônicas
Re: Gnome / KDE
« Resposta #22 Online: 04 de Agosto de 2008, 01:06 »
olá, tava querendo saber. tem como deixar limpo o gnome sem os programas do kde e vice-versa? eu queria deixar os dois "limpos". vo começar a testar o linuxmce e queria o kde "limpo", vide, apenas sem a mistura dos dois juntos!
Kubuntu 10.04
Athlon 64 XP2 2.6+ Geforce 9600 GT
150 gb MAxtor +40 gb samsung +2 gb ram

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Gnome / KDE
« Resposta #23 Online: 04 de Agosto de 2008, 01:12 »
olá, tava querendo saber. tem como deixar limpo o gnome sem os programas do kde e vice-versa? eu queria deixar os dois "limpos". vo começar a testar o linuxmce e queria o kde "limpo", vide, apenas sem a mistura dos dois juntos!

O tópico é para o 6.10 (versão antiga), mas talvez os pacotes ainda sejam os mesmos.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,22735.0.html

Boa sorte.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline akaihen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 194
    • Ver perfil
    • Quase-Crônicas
Re: Gnome / KDE
« Resposta #24 Online: 05 de Agosto de 2008, 15:40 »
valeu pindu mas na real o que eu quero saber e se e possivel ficar com o gnome e o kde juntos porem sem sujar a sessao um do outro. sem programas do kde no gnome e vice-e-versa por exemplo
« Última modificação: 05 de Agosto de 2008, 15:42 por akaihen »
Kubuntu 10.04
Athlon 64 XP2 2.6+ Geforce 9600 GT
150 gb MAxtor +40 gb samsung +2 gb ram

Offline fabioavila

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Gnome / KDE
« Resposta #25 Online: 05 de Agosto de 2008, 18:35 »
Opa gente.............

Então instalei o Ubuntu aki.................depois instalei o KDE.............ai eu posso escolher a sessão e talz..................

Mas o KDE esta usando como area de trabalho a pasta "Desktop" enquanto o Gnome usa a pasta "Area de Trabalho"....

Como eu faço pra mudar a pasta "Desktop" do KDE pra ser a mesma do Gnome???
]
agradeço desde já

abcś

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Gnome / KDE
« Resposta #26 Online: 05 de Agosto de 2008, 19:34 »
Usando o KDE:

1) mova todos os itens da pasta "Área de Trabalho" para a pasta "Desktop";

2) crie um link (botão direito do mouse sobre + opção criar link) para "Desktop" e o renomeie para "Área de Trabalho" (preste atenção às letras maiúsculas e aos acentos, pois precisa ter exatamente o mesmo nome da anterior), apagando antes aquela pasta vazia.

Isso resolve o problema, pois quando vc abrir o Gnome ele vai usar a pasta "Desktop" por conta do link criado.

Até.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline fabioavila

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Gnome / KDE
« Resposta #27 Online: 06 de Agosto de 2008, 10:07 »
Krak....sabe aquelas horas que vc fala: Como não pesei nisso.....rsrs

Bem interessante a idéia obrigado vou testar..

abcs

Offline Cassi13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Gnome / KDE
« Resposta #28 Online: 11 de Agosto de 2008, 09:00 »
Vc pode manter os dois instalados e logar num ou noutro pelo GDM.

No Ubuntu, o jeito mais fácil de instalar o KDE é instalar, com o aptitude, o pacote kubuntu-desktop.

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install kubuntu-desktop
Se vc não gostar do KDE, pode remove-lo com o comando

Código: [Selecionar]
sudo aptitude remove kubuntu-desktop
Note que para ter um KDE "puro" vc precisa instalar o Kubuntu "do zero" e abrir mão do Firefox e do Synaptic, dentre outros programas do Ubuntu (e do Gnome).

Eu, por exemplo, mesmo usando KDE (eu gosto dele), uso o Firefox e o Synaptic, o que faz com que bibliotecas do Gnome/GTK sejam utilizadas, deixando o sistema um pouco mais lento. Mas tal lentidão não é sentida (ou atrapalha) em uma máquina de 2 Ghz, com 1 GB de RAM ou mais (meu caso).

E, finalmente, para uma prévia do "visual" do Kubuntu, siga o link:

http://www.thecodingstudio.com/opensource/linux/screenshots/index.php?linux_distribution_sm=Kubuntu%207.10

Caros, acabei de instalar o KDE no Ubuntu 8.04. Tinha instalado antes e removido pois impliquei com a tela de abertura que fica como Kubuntu.
Bom isso é o de menos.
Agora instalei de novo e ia tentar trocar só a tela de abertura para voltar à tela originial do Gnome. Porém, não tinha percebido antes, aquele monte de aplicativos do KDE vão para os menus do Gnome, então decidi desinstalar de novo, mas agora não tô conseguindo.

Instalei pelo aptitude:

sudo aptitude install kubuntu-desktop.

e tentei remover com:

sudo aptitude remove kubuntu-desktop.

Resultando na seguinte saída:

Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo estado da informação... Pronto
Lendo informações estendidas de estado     
Inicializando estados de pacotes... Pronto
Construindo a base de dados... Pronto     
Nenhum pacote será instalado, atualizado ou removido.
0 pacotes atualizados, 0 novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso obter 0B de arquivos. Depois do desempacotamento, 0B serão usados.
Gravando informações estendidas de estado... Pronto
Lendo lista de pacotes... Pronto                     
Construindo árvore de dependências       
Lendo estado da informação... Pronto
Lendo informações estendidas de estado       
Inicializando estados de pacotes... Pronto
Construindo a base de dados... Pronto   

Fui até o synaptica e o kubuntu-desktop está marcado como não instalado.

O que fazer?

Abs!

Cassiano