Autor Tópico: tirando Acentos em C  (Lida 3270 vezes)

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
tirando Acentos em C
« Online: 18 de Junho de 2008, 01:10 »
Gente, eu to precisando de uma rotina em linguagem C que tire os acentos,cedilhas,tils e afins de uma string.
Alguem pode me ajudar?
kcnp

Offline VincentRichardMagnus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: tirando Acentos em C
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2008, 02:52 »
Isso é meio complicado. Depende da codificação da string (UTF-8, UTF-16, ISO-8859-1, ...)
Exemplo: se o seu programa for compilado no UTF-8 e você usá-lo num sistema com ISO-8859-1, ele vai
interpretar os caracteres acentuados de maneira diferente -- e, consequentemente, não serão mais 'caracteres acentuados' para o seu programa (do ponto de vista de um programa em C, o 'caractere unicode' é, na verdade, uma string, pois é composta de dois caracteres [dois bytes]). Tentei fazer isso, mas não deu muito certo.

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: tirando Acentos em C
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2008, 13:39 »
Então, como faço pra controlar a codificação? Como compilar numa codificação especifica? Ate onde eu sei sistemas como o linux tem as diversas codificações a disposição. Quando você vai no gedit por exemplo você pode escolher qual usar.
kcnp

Offline VincentRichardMagnus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: tirando Acentos em C
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2008, 15:15 »
Talvez uma rotina para detectar a codificação, mas eu nunca fiz isso. Vou ver se arranjo um tempo para testar e aí te mando uma resposta.

Sabe o GTK-Gnutella? Ele faz algo parecido. Eu ia falar pra você dar uma olhada no código fonte, mas aqui tá difícil baixar...

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: tirando Acentos em C
« Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2008, 17:17 »
Então, eu so perguntei se tinha como fazer uma rotina pra fazer isso por que eu tava procurando no google e só achei rotinas em PHP. E eu tava precisando de uma rotina em C.
Mas valeu pela ajuda, e se achar uma solução, posta aqui.
Obrigado.
kcnp