Autor Tópico: [Dúvida] Virtualbox : acessando pasta compartilhada Linux a partir de um.. Linux  (Lida 38565 vezes)

Offline gks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil

Olá linuser104,

Fiz justamente o que vc falou mas fica dando a seguinte informação
"An error occurred while mounting /mnt/VBOX_Teste_em_Linux
Press S to skip mounting or M for manual recovery"

Detalhes da Imagem com o erro pode vista aqui:

http://img716.imageshack.us/i/capturadetelavt.png/


Deixe-me tentar explicar o que tou fazendo aqui ;) :

É assim: atualmente estou com o ubuntu 10.04 x86  Guest e tou tentando colocar como máquina virtual o mesmo ubuntu 10.04 x86 para fins de testes. Já consgui instalar o vbox addictions, porém não consegui colocar pastas particulares na entre a VM e o SO Guest.


Nome da pasta no Guest: Testes_em_Ubuntu

Nome da Pasta a ser Compartilhada no Ubuntu da VM: VBOX_Teste_em_Ubuntu


E aqui está o comando que coloquei para montar junto com o sistema no /etc/fstab:


#comando que coloquei para configurar as pastas compartilhadas no linux

VBOX_Teste_em_Linux /mnt/VBOX_Teste_em_Linux vboxsf rw,auto 0 0

#fim do comando que utilizei para o compartilhamento de arquivos


Eu desde já agradeço demais a qualquer que possa solucionar a minha dúvida.

Abraços.



A primeira coisa a se fazer no Ubuntu (caso seja ele o SO hospedeiro) é digitar no terminal o seguinte comando:

sudo adduser seu_usuário vboxusers

troque o que destaquei em vermelho pelo seu nome de usuário, aquele que você digita para entrar no Ubuntu. Esse comando irá acrescentar o seu usuário ao grupo do VB.

Depois disso e pelo SO virtualizado ative os adicionais para convidados... e reinicie o SO virtualizado, pois as alterações feitas pelos adicionais só terão efeito após reiniciar o SO virtualizado.

Depois na janela principal do VB selecione o SO que pretende abrir e com ele selecionado clique no botão Configurações e vá a Pastas Compartilhadas, por lá clique no ícone de uma pasta com um sinal de + daí você coloca o caminho da pasta do SO Hospedeiro (e não o virtualizado) que você quer compartilhar, por exemplo, se no Ubuntu instalado no HD você quer compartilhar a pasta VBOX_Teste_em_Ubuntu que fica na sua pasta de usuário na home seria assim: /home/seu_usuário/VBOX_Teste_em_Ubuntu o caminho, sendo que a palavra seu_usuário seria o nome que vc usa aí para entrar no sistema.

Com tudo isso feito, entre no SO virtualizado e edite como root o arquivo fstab colocando a seguinte linha:

VBOX_Teste_em_Linux /mnt/VBOX_Teste_em_Linux vboxsf rw,auto 0 0


salve e saia do arquivo. Ainda no terminal e antes de reiniciar o SO virtualizado para que as alterações tenham efeito digite o seguinte comando:

sudo mkdir /mnt/VBOX_Teste_em_Linux

este comando irá criar em /mnt a pasta VBOX_Teste_em_Linux e estou recomendando fazer isso porque talvez esse seja o seu erro, ou seja, está tentando montar a pasta VBOX_Teste_em_Linux em /mnt/VBOX_Teste_em_Linux mas de início em /mnt do SO virtualizado a referida pasta ainda não existia. Será que fui claro?

Olá linuser104

Obrigado pela resposta tão rápida da minha dúvida. Eu refiz todo o processo, inclusive mudando os nomes das pastas, colocando nomes mais simples e com underlines (_), mas n reinstalei o vbox addictions. Ao fazer isso o erro no inicio do boot da vm não apareceu mais, porém ainda não estou compartilhando arquivos entre o so real e o virtual.

Quando vou no terminal no host até a pasta que fiz para isso que está em /mnt ele mostra que não tem arquivo nenhum, mesmo tendo colocado algum arquivo na pasta do so real.

Existe alguma relação com permissão? ambas as pastas tem que estar em root ou isso não interfere em nada, podendo eu até colocar ambas as pastas para serem tanto escritas como lidas por meu usuário mesmo???



Desde já agradeço qualquer resposta


abraços.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Refiz aqui os procedimentos que já havia relatado para ver se tinha errado em alguma coisa, mas deu tudo certo, então vou descrever novamente os passos....

Tenho o Ubuntu 10.04 32bits e no VB o Ubuntu 11.04 32bits. Usei nos meus testes o Virtualbox de versão 4.0.4 da Oracle, não a versão OSE dos repositórios do Ubuntu, com os adicionais para convidados ativados também.

Antes de iniciar o SO virtualizado selecionei o mesmo na janela principal do VB e cliquei no botão Configurações e fui ao menu Pastas Compartilhadas e cliquei no ícone de pasta com um sinal de + para adicionar a pasta que queria compartilhar que no caso do meu exemplo seria a pasta Músicas presente na minha pasta de usuário dentro da pasta home, então o caminho ficaria assim: /home/linuser104/Músicas

Ao retornar para a janela tem duas opções a serem marcadas: Apenas para leitura e Montar Automaticamente

Costumo sempre deixar desmarcadas ambas as opções, mas vou descrever aqui a montagem automática e a manual que seria com a opção Montar Automaticamente marcada e desmarcada respectivamente. A opção Apenas leitura sempre deixei desmarcada.


Com montagem manual:

Com esta opção, ou seja, não marcando a opção Montar Automaticamente, você terá de editar o fstab que fica em /etc como root lá no SO virtualizado. Entrando no SO virtualizado e no terminal dele digite:

sudo gedit /etc/fstab

quando o arquivo abrir digite no final dele isso:

Música /media/Música vboxsf defaults 0 0

para seguir o meu exemplo, ou seja, compartilhar a pasta Música que fica na minha pasta de usuário na home como configurei antes nas configurações do VB para aquele SO virtualizado que havia selecionado.

Feito isso ele irá montar em /media/Música a pasta Música do SO hospedeiro (o real) com possibilidade de ver e copiar para o SO virtualizado como usuário comum. Somente eu posso enviar algo do SO virtualizado para esta pasta somente como root.


Com montagem Automática:


Com esta opção, ou seja, marcando a opção Montar Automaticamente, você não terá de editar o fstab e quando abrir o SO virtualizado ele montará na pasta /media com o prefixo sf_ seguido do nome da pasta que vc configurou para compartilhar. No caso do exemplo seria sf_Música que ficaria em /media, ou seja, assim /media/sf_Música

No SO virtualizado com montagem automática vc só tem acesso ao conteúdo da pasta como root, mas para alterar isso, basta ir em Sistema > Administração > Usuários e grupos e por á adicionar este seu usuário ao grupo vboxsf. No terminal do SO virtualizado seria digitando o comando:

sudo adduser seu_usuário vboxsf

troque o que destaquei em vermelho pelo seu nome de usuário, aquele que você digita para entrar no Ubuntu. No meu exemplo o comando seria assim: sudo adduser linuser104 vboxsf


A vantagem da montagem manual é que vc pode montar em qualquer lugar a pasta que pretende compartilhar e como desvantagem precisa saber editar o fstab. Já a montagem automática não necessita que vc edite o arquivo fstab, portanto essa é sua vantagem, mas como desvantagem, a princípio você fica preso a pasta /media como ponto de montagem. Digo a princípio porque me parece que é possível alterar isso.
« Última modificação: 14 de MAR?O de 2011, 14:30 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline gks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Refiz aqui os procedimentos que já havia relatado para ver se tinha errado em alguma coisa, mas deu tudo certo, então vou descrever novamente os passos....

Tenho o Ubuntu 10.04 32bits e no VB o Ubuntu 11.04 32bits. Usei nos meus testes o Virtualbox de versão 4.0.4 da Oracle, não a versão OSE dos repositórios do Ubuntu, com os adicionais para convidados ativados também.

Antes de iniciar o SO virtualizado selecionei o mesmo na janela principal do VB e cliquei no botão Configurações e fui ao menu Pastas Compartilhadas e cliquei no ícone de pasta com um sinal de + para adicionar a pasta que queria compartilhar que no caso do meu exemplo seria a pasta Músicas presente na minha pasta de usuário dentro da pasta home, então o caminho ficaria assim: /home/linuser104/Músicas

Ao retornar para a janela tem duas opções a serem marcadas: Apenas para leitura e Montar Automaticamente

Costumo sempre deixar desmarcadas ambas as opções, mas vou descrever aqui a montagem automática e a manual que seria com a opção Montar Automaticamente marcada e desmarcada respectivamente. A opção Apenas leitura sempre deixei desmarcada.


Com montagem manual:

Com esta opção, ou seja, não marcando a opção Montar Automaticamente, você terá de editar o fstab que fica em /etc como root lá no SO virtualizado. Entrando no SO virtualizado e no terminal dele digite:

sudo gedit /etc/fstab

quando o arquivo abrir digite no final dele isso:

Música /media/Música vboxsf defaults 0 0

para seguir o meu exemplo, ou seja, compartilhar a pasta Música que fica na minha pasta de usuário na home como configurei antes nas configurações do VB para aquele SO virtualizado que havia selecionado.

Feito isso ele irá montar em /media/Música a pasta Música do SO hospedeiro (o real) com possibilidade de ver e copiar para o SO virtualizado como usuário comum. Somente eu posso enviar algo do SO virtualizado para esta pasta somente como root.


Com montagem Automática:


Com esta opção, ou seja, marcando a opção Montar Automaticamente, você não terá de editar o fstab e quando abrir o SO virtualizado ele montará na pasta /media com o prefixo sf_ seguido do nome da pasta que vc configurou para compartilhar. No caso do exemplo seria sf_Música que ficaria em /media, ou seja, assim /media/sf_Música

No SO virtualizado com montagem automática vc só tem acesso ao conteúdo da pasta como root, mas para alterar isso, basta ir em Sistema > Administração > Usuários e grupos e por á adicionar este seu usuário ao grupo vboxsf. No terminal do SO virtualizado seria digitando o comando:

sudo adduser seu_usuário vboxsf

troque o que destaquei em vermelho pelo seu nome de usuário, aquele que você digita para entrar no Ubuntu. No meu exemplo o comando seria assim: sudo adduser linuser104 vboxsf


A vantagem da montagem manual é que vc pode montar em qualquer lugar a pasta que pretende compartilhar e como desvantagem precisa saber editar o fstab. Já a montagem automática não necessita que vc edite o arquivo fstab, portanto essa é sua vantagem, mas como desvantagem, a princípio você fica preso a pasta /media como ponto de montagem. Digo a princípio porque me parece que é possível alterar isso.


Poxa linuser104,

Consegui!!!!!!! \o/ . Eu estava realmente procurando saber como se faz isso há muito tempo viu, rsrsrr
Tentei com montagem automática (eu não sabia que existia esse método, pois na internet eu só encontrava o método manual) e fiz exatamente o que vc tinha postado no método automático e funcionou aqui.

Muito obrigado mesmo rpz.