Autor Tópico: Partição Windows Vista  (Lida 2312 vezes)

Offline Cassi13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Partição Windows Vista
« Online: 10 de Junho de 2008, 15:58 »
Caros, após alguns meses de adaptação e procura de aplicativos substitutos do Windows, creio que já é hora de obter mais espaço em disco eliminando o Windows (Vírus) Vista do meu laptop.

Como já tem bastante coisa instalada no meu Ubuntu 8.04, não queria formatar todo o sistema e reinstalar o Ubuntu de novo.

Alguém sabe como apagar a partição onde está instalado o Windows Vista, e incorporá-la no Sistema de Arquivos.

Abraços,

Cassiano

Offline Cassi13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Partição Windows Vista
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2008, 16:36 »
Repassando Resposta do Cristiano.
Vc tem toda razão, vou procurar publicizar todas minhas dúvidas.

Forte abraço,

Cassiano

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, quanto a você ter problema no linux que precise reinstalar para resolvê-lo, isso é um pensamento que vem do seu uso do windows, pois no linux normalmente os problemas são resolvidos sem a obrigação de se reinstalar todo o sistema.

Agora para retirar o windows vista basta realmente reformatar sua partição, editar o GRUB (retirando a entrada do windows), e logicamente dar uma nova função ao novo espaço.

Para dar nova função ao espaço eu particularmente recomendo separar a sua HOME da partição raiz, mas para tanto espero que você crie um tópico com a dúvida, assim todos poderão ser beneficiados.
« Última modificação: 10 de Junho de 2008, 16:38 por Cassi13 »

Offline Cassi13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Colocar /HOME na partição onde estava o Windows Vista
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2008, 16:42 »
Ok, Cristiano. Vou usar o GParted para deletar o Windows Vista.

Creio que após isso, formato para ext3, certo?

Pelo que eu entendi, passar a /HOME para a nova partição seria o mesmo que separar uma partição para programas e outra para dados no Windows, é isto?

Se for isso, por favor me confirmem como fazer.

[]'s

Cassiano

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Colocar /HOME na partição onde estava o Windows Vista
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2008, 16:56 »
Ok, Cristiano. Vou usar o GParted para deletar o Windows Vista.

Creio que após isso, formato para ext3, certo?

Exatamente, ext3 é um bom formato, acho ele seguro. Aqui uso o reiserfs para a raiz (/) e ext3 para minha HOME/.

Citar
Pelo que eu entendi, passar a /HOME para a nova partição seria o mesmo que separar uma partição para programas e outra para dados no Windows, é isto?

Exatamente. É bom deixar a HOME separada porque assim quando for atualizar a distro, ou instalar uma nova versão você não tem riscos (ou eles são infinitamente menores) de perder os seus dados).


Citar
Se for isso, por favor me confirmem como fazer.

[]'s

Cassiano

Já existem boas receitas de bolo de como fazer isso, uma das esta no tópico diretório /home/ em outra partição [resolvido].

Além do que existe um texto no wiki do Ubuntu sobre isso: Mover o /home para uma nova partição.

[]'s

Cristiano

obs.: Eu estou unindo este tópico seu com o outro criado sobre o mesmo tema.
« Última modificação: 10 de Junho de 2008, 17:00 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Cassi13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Colocar /HOME na partição onde estava o Windows Vista
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2008, 17:58 »

Cristiano, ao redimensionar as partições após eliminar o Windows Vista, cometi o erro de fechar o terminal enquanto o GParted estava redimensionando as partições, isso fez o GParted parar subitamente - fiquei surpreso, pois num caso como esse, acredito que o programa deveria impedir de ser fechado, já que está mexendo com alterações físicas do sistema.

O problema é que quando reiniciei o GParted, ele fica procurando os dispositivos e não acha nada, deixei ele procurando por vários minutos.

Devo desinstalar o GParted e instalar de novo.

Agora que tava dando tudo certo cometi esta gafe.

Alguém ajuda?

[]'s
Cassiano