Autor Tópico: Problemas na edição do resolv.conf.  (Lida 6965 vezes)

MrReeds

  • Visitante
Problemas na edição do resolv.conf.
« Online: 06 de Dezembro de 2005, 15:37 »
Boa tarde a todos na comunity.... :D
UBUNTU 5.04. :shock:
Estou tendo um problema na minha conexão ADSL. Aqui o provedor é a NETSITE e o serviço é o NETSUPER da CTBC (UBERLANDIA).
Apesar de configurar minha conexão na boa com o PPPOECONF , no momento que ele vai fazer a conexão, o arq. "resolv.conf" mostra o I.P do modem DSL. Já tentei alterar o arquivo com qq editor disponivel , ele altera e grava os novos IP´s, mas do nada  :? ele sobrescreve e volta a mostrar o IP original do modem, e + 1x fico sem me conectar. Não tenho problemas deste tipo com o KURUMIN, que por sinal utiliza um script bem parecido com o UBUNTU, e consegue editar o resolv.conf e manter os ip´s de DNS.
Fico no aguardo da colaboração de todos...um abraço. :(

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Problemas na edição do resolv.conf.
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2005, 23:49 »
Uma solução possível é depois que vc editar o resolv.conf, vc retirar a permissão de escrita no arquivo com o comando: sudo chmod -w resolv.conf

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

MrReeds

  • Visitante
Problemas na edição do resolv.conf.
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2005, 16:02 »
Obrigado pela resposta...Mas cara parece incrivel ! Não resolveu. O que acontece é o seguinte. No momento da ediçao ele escreve normal, qdo conecta ele sobrescreve o arquivo, voltando a mostrar o ip do modem ADSL 10.1.1.1
O interesssante é que uma copia do arquivo resolv.conf que fica em um sub-dir, nao é alterado.

Voce ja viu algo parecido ?

Abraços.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Problemas na edição do resolv.conf.
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2005, 17:43 »
Veja como está seu arquivo /etc/network/interfaces
Verifica as informações lá. Eu tive um problema parecido no SUSE.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Problemas na edição do resolv.conf.
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2005, 22:22 »
Citação de: "MrReeds"
Obrigado pela resposta...Mas cara parece incrivel ! Não resolveu. O que acontece é o seguinte. No momento da ediçao ele escreve normal, qdo conecta ele sobrescreve o arquivo, voltando a mostrar o ip do modem ADSL 10.1.1.1


Então, se vc retira a permissão de escrita no arquivo, como ele pode ser alterado ? Estranho isto, refaça o comando e veja depois se as permissões foram alterada corretamente, quando vc der o comando ls -ls resolv.conf, deve mostrar somente o "r" de leitura.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

MrReeds

  • Visitante
Obrigado a todos do Forum!!!
« Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2005, 20:42 »
Galera !!! :
Graças a DEUS funcionou, e atraves dele agora que estou agradecendo a todos...
O lance foi o seguinte :

Não adianta editar o arquivo resolv.conf, nem configurar o DNS de dentro das configurações de rede eth0. Só funcionou mesmo quando amarrei o I.P  da minha placa de rede , no mesmo range do meu modem ADSL... Só assim eu consegui navegar e resolver por DNS.

Obrigado a colaboração de todos, e espero , quem sabe um dia poder ajudar alguem também...Afinal este é o REAL sentido desta comunidade. Agora é arregaçar as mangas e partir pra testar todos os recursos do UBUNTU...

Valeu!!! :lol:

Offline mbrufatto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Problemas na edição do resolv.conf.
« Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 09:55 »
MrReeds.
   Estou enfrentando o mesmo problema dos DNS se perderem.Gostaria de saber se para resolver este problema vc colocou um ip fixo na pl de rede e ai funcionou?


Obrigado.

MrReeds

  • Visitante
Arquivo Resolv.conf
« Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 10:44 »
Caro Mbrufatto.

Bem vindo ao time !!!

Apesar de ter tentando tudo que este valoroso forum discursou a respeito, no meu caso, em que uso um ADSL da CTBC, com um modem D-LINK 500T, só funcionou mesmo qdo amarrei o I.P  da minha placa de rede ao mesmo range do modem.
Consegui navegar e nao perdi mais a configuraçao do DNS. Tente desta forma e desfrute cada vez do Linux. Ainda estou engatinhando, mas vou me dedicar mais.

Abraços e um bom dia.

Offline mbrufatto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Problemas na edição do resolv.conf.
« Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 13:32 »
Caro MrNeeds.O que signifiga o termo amarrar o ip em seu modem?

MrReeds

  • Visitante
Configuraçao do resolv.conf
« Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 14:35 »
Amigo, "amarrar o i.p", ou seja, configurar um I.P. pra sua placa de rede. Desta forma voce vai ter que ter uma faixa de i.p's na rede que TERÁ que SER OBRIGATORIAMENTE a mesma da interface de rede do SEU MODEM ADSL. Alguns modens veem de fábrica com a interface configurada para 10.1.1.1, desta forma configure 10.1.1.2 ou com final 3.
 
Favor verificar também a configuração da mascara de rede também.

Abs