Por que todos insistem que devemos formatar a cada atualização do Ubuntu?
Contrariamente ao que todos indicam, eu mantenho em minha máquina 2 partições com Ubuntu desde a versão 9.
A cada lançamento, ou seja em Outubro e Abril, eu atualizo, primeiro uma das versões, verifico se dá algum erro. Até agora nunca encontrei nenhum.
A partir de então, minha versão principal, de uso, passa ser a atualizada.
Quando anunciam a próxima alfa, eu pego a versão que estava congelada e começo a atualizar e a mantenho como versão de teste até o lançamento final, sempre por atualização, nunca formatando. Uma única vez, nem lembro quando, tive um probleminha mas que logo foi regularizado, por atualização de pacotes, diga-se, sem que eu necessitasse formatar a partição e instalar tudo do zero. Como ela era somente de teste, nada me aborreceu muito.
Somente agora, hoje, quando eu mantinha a versão 13.04 numa partição e estava usando a versão 13.10 como minha principal em outra partição, é que resolvi migrar para a versão 14.04. Estava recebendo notificação que não teria mais suporte. Pois bem, atualizei a mais antiga (13.04), conforme indicação do próprio sistema, primeiro para Ubuntu 13.10, e logo em seguida para Ubuntu 14.04. Está rodando normal, perfeito!!!
Por que esta insistência, quase unânime, de instalar Ubuntu do Zero, formatando?
Eu não faço atualização do SO Ubuntu a partir de formatações, sigo as instruções da Canonical, notificações do próprio sistema.
Não fiquem bravos por eu estar me manifestando e discordando da formatação da partição para instalar novas versões do Ubuntu
PS.: Meus arquivos de dados, tais como, músicas, vídeos, documentos, etc, guardo-os numa partição exclusivamente para isso.